O PORQUÊ DO “MARKET FIT”

Postado em 30 de outubro de 2019 / ,

Você já pensou em todas as vezes que desejou internacionalizar a sua empresa, e se isso era possível? Pensamentos sobre quem é a concorrência, que tipo de preços vigoram no mercado, se será fácil ou difícil, quem são as autoridades do assunto, os principais concorrentes… Infelizmente não é algo que se possa simplesmente ver através de alguns cliques na internet, pois implica em uma avaliação de diversos fatores que, interligados, precisam de presença e integração com o ecossistema local.

Uma boa análise de mercado não tem em consideração apenas os cenários atuais do mercado, mas também aquilo que está para vir – além do impacto que pode ter em seu negócio.

O Market Fit analisa o mercado e apresenta não só uma visão do presente, mas também do futuro. Hoje em dia, principalmente nos mercados europeus, as mudanças são uma constante. Muitas das análises realizadas pelos mercados sofreram alterações em curtos espaços de tempo. Daí a necessidade de saber não só como o mercado está, mas também a perspetiva de como estará no futuro. Entretanto, o Market Fit não é só isso: é uma visão, uma previsão. É um conjunto de informações de diversos pontos de vista.    

As boas decisões são sempre tomadas diante da informação mais atual e fidedigna que nos é apresentada acerca dos mercados. Com o Market Fit, essa informação é recolhida in loco por técnicos consultores que estão centrados no mercado português  que lidam diariamente com diferentes segmentos e modelos de negócio. Seus contatos permanentes com equipes brasileiras permitem ter ambas perspectivas em consideração na análise feita.

Os empresários devem estar cientes que para tomar decisões acertadas é essencial aumentar o conhecimento acerca das mesmas. Isso é válido tanto para as questões de menor importância, do dia-a-dia, como (principalmente) para as grandes decisões, como a realização de investimentos, entrada em novos mercados, oferta de produtos e serviços, entre outros. O Market Fit surge exatamente neste sentido, onde o principal objetivo é passar ao empresário a informação adequada acerca das condições de mercado. Esse esforço permite ter uma análise global do mercado e uma ideia do contexto da atividade. Além disso, nos garante uma análise (SWOT) dos principais concorrentes, do posicionamento competitivo e um score sobre a facilidade de introdução do seu negócio em Portugal, com a perspetiva de desenvolvimento da atividade para o restante da europa.

O Market Fit permite aos empresários perceber as intenções de internacionalização das empresas do mercado português, permitindo aos mesmos conhecerem, no global, quais são as empresas na vanguarda do setor em que pretendem atuar.

As últimas práticas implantadas por essas empresas, além de passar ao empresário dados e recomendações de como deverá ser feito o posicionamento, a presença da empresa e o modo de atuação da mesma no mercado português, conceito muitas vezes descrito como culturalização empresarial para um novo mercado.

Este relatório apresenta tendências e costumes do mercado português e europeu que sejam relevantes para a empresa, de modo a que a mesma possa passar pelo processo de internacionalização sem que seja apanhada de surpresa e nem ser vista como um outsider do mercado.  Um exemplo muito prático de atitudes que por vezes limitam uma tentativa de internacionalização é as empresas não adaptarem a sua imagem, conceitos e produtos aos países onde pretendem chegar. É de extrema importância compreender como o público-alvo percebe a solução que a empresa oferece, seja ela um produto ou um serviço. Em suma, é necessário ter em conta os fatores de culturalização empresarial referidos no ponto anterior. 

Dessa forma, será possível avaliar as oportunidades de negócio disponíveis no mercado, analisando a precificação, localização, ameaças da concorrência, entre outros fatores. O relatório pretende também dar networking às empresas, estrutura econômica do setor de atividade e estrutura pública de sistemas de incentivos.

A Atlantic Hub criou uma solução que resolve para você, empresário, grande parte dos problemas que se sentem no momento da tomada de decisão. O objetivo no desenvolvimento do produto foi produzir a baixo custo e de uma forma rápida a informação necessária e suficiente para a tomada de decisão de evoluir – ou não – para um maior aprofundamento da ideia da internacionalização.