UM BREVE SOPRO DA HISTÓRIA – WEB SUMMIT 2019

Postado em 18 de novembro de 2019 / ,

Imagine poder participar de um momento em que mais de 70 mil pessoas oriundas de quase todas as nacionalidades interagem entre si? Saiba que este momento existe e acontece durante o Web Summit!
Encerramos no dia 09/11 nossa quarta missão de brasileiros neste, que é o maior evento do mundo quando falamos em inovação e cultura de Startup. Junto com a Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, No Gap Venture e Atlantic Hub, empreendemos o que, por mais um ano, continua sendo a maior missão individual organizada de um país a este evento. Estivemos entre os 10% de todos os brasileiros que estiveram neste incrível momento.

Mas jamais se esqueça: nossa missão vai além do Web Summit. Com uma agenda iniciada em 09/11, começamos nossas atividades conhecendo a incrível Universidade Nova. Sua filosofia, missão e construção de valor impressionam a todos. Também conhecemos um grupo econômico de Portugal, experiência essa que ocorreu muitas vezes durante esta missão.

No dia seguinte, nossa abertura oficial foi na EDP, momento incrível onde o peso da missão fez barulho em todos os cantos de Portugal. Com a embaixada brasileira presente, foi possível entender nosso principal objetivo: “Trazer os brasileiros a solo lusitano para mostrar em loco a oportunidade que é para nós descobrir, empreender e investir em Portugal”. Economia, turismo, ecossistema de negócios, jornada para construir sua empresa por aqui, enfim, nossa missão é sem dúvida um MBA intensivo em Portugal.

Sempre promovemos um mergulho no empreendedorismo de Portugal para poder mostrar que ter como matriz de desenvolvimento o empreendedorismo faz toda a diferença. E Portugal enxergou como nação os empreendedores como os novos descobridores do enriquecimento e da construção de negócios para o mundo. Seguindo este pensamento, no terceiro dia fomos a hubs de inovação e visitamos algumas empresas.

Com esses dias de Web Summit, compreendemos a razão de chamarem o evento de ‘a nova ONU’. Nestes dias, temos um encontro de quase todas as nações do mundo para trocar experiências, viver a transformação e compartilhar conhecimento. No Web Summit, já vivemos o modelo global, onde todos estão por um único motivo: sermos um só povo.

Esta missão foi especial! Um dos momentos mais incríveis foi o discurso do presidente Marcelo Rebelo, em uma audiência exclusiva. Em sua fala, dizia que um bom brasileiro é aquele que não esquece sua raiz em Portugal, compreende que somos irmãos e que, juntos, Brasil e Portugal podem transformar o mundo. Marcelo, além de ter uma sabedoria única, descreve um ponto o que para nós organizadores da missão é o essencial: está na hora do Brasil descobrir Portugal!

Após o término do Web Summit, retomamos nossa agenda da missão visitando alguns locais incríveis em Portugal e seus arredores, mostrando à nossa comitiva ambientes de inovação, empreendedorismo e possibilidades. Fundações, empresas e complexos foram nosso destino, encantando os participantes e apresentando a todos a incrível infraestrutura que temos hoje neste país. No sábado, dia do encerramento, ainda foi possível conhecer outro incrível local nos arredores de Portugal e ainda visitar a vinícola que teve como criador o próprio Marques de Pombal.

Nesta jornada que é nossa missão, ano a ano descobrimos o papel evangelizador que temos no Brasil. Somos ponte entre estes dois países e queremos continuar desbravando, assim como fizeram os bandeirantes no Brasil. Porém, desta vez, Portugal. Somos as novas caravelas e nosso principal combustível é a conexão. Na missão, muitos dos participantes voltam para casa cheios de novos negócios, oportunidades, mas, acima de tudo, networking com pessoas com os mesmos objetivos e valores. Promovemos dezenas de momentos de relacionamento. Do ônibus aos descontraídos Happy Hours.

Se está na hora de descobrirmos Portugal, é importante que fique claro que não faremos isso sozinhos, mas sim como uma nação, devolvendo ao Brasil nosso poder de transformação renovado pelo ar deste pequeno país que tanto nos ensina. Vir à missão é uma oportunidade de transformação da sua vida.

Gratidão a todos que participaram, que nos ensinaram e que, gentilmente, estiveram conosco partilhando suas vidas.

Que venha a missão 2020!