O seu produto tem fit com o mercado português?

Postado em 13 de julho de 2020 / ,

Se você já navegou pelo nosso site antes, você com certeza já deve ter visto que Portugal tem oferecido grandes oportunidades no mundo empresarial, chamando atenção de muitas empresas que buscam ampliar seus negócios.

Portugal tem recebido bastante incentivo por parte do governo e isso tem se tornado cada vez mais comum. Pare para pensar: quantos brasileiros ao seu redor se mudaram para o país europeu nos últimos anos?

Portugal entrou na lista de países queridinhos para morar e empreender há algum tempo. Qualidade de vida, novas oportunidades, economia decolando, incentivo do governo para brasileiros…

E se formos além, o país ainda serve de exemplo no combate ao novo coronavírus. Inclusive, enquanto ainda estamos com números de casos e mortes – infelizmente – desenfreado aqui no Brasil, eles já estão na terceira fase de reabertura do comércio [link para o texto sobre a reabertura de Portugal].

Um passo de cada vez

Antes de mais nada, qualquer ação que você queira tomar, é preciso planejamento. Isso serve para a abertura de uma empresa, para mantê-la e, não seria diferente, para internacionaliza-la também.

Se você é empresário, tem seu negócio já consolidado aqui no Brasil, talvez chegou o momento de pensar nessa expansão e nas oportunidades que Portugal pode trazer. Por que não?

Mas.. você sabe como dar o primeiro passo?

Market Fit: entenda se o seu negócio tem aderência com o mercado internacional

Respondendo a pergunta anterior, o primeiro passo é entender o seu negócio e as oportunidades que a sua empresa conseguem alcançar no mercado internacional, ou então, em Portugal.

Neste caminho, é importante passar pela jornada de pesquisas, de melhor compreensão do mundo econômico e empresarial de Portugal e, então, dar sequência na realização desse projeto.

E é pensando nisso que a Atlantic Hub desenvolveu o MarketFit [https://www.atlantichub.com/marketfit/], um relatório de aderência completo que investiga e analisa o seu modelo de negócio e o cenário de Portugal.

Realizado por um instituto de inteligência, essa análise é feita com cautela e com base nos dados fornecidos por cada empresa. O documento final apresenta a conclusão dos itens abaixo, direcionando e facilitando o caminho da internacionalização da sua empresa.

>  Avaliação do ecossistema: O que poderia barrar a sua empresa fora do país? Qual o nível de agressividade da concorrência? Quão competitivo é o mercado lá fora?

>  Análise da concorrência: É importante analisar de forma completa quem são os concorrentes, o que eles oferecem, qual preço eles cobram, onde estão localizados, entre vários outros fatores;

>  Avaliação do mercado: Aqui, o foco vai para o cliente. Entender melhor sobre a necessidades deles (pensando que agora falamos de um país estrangeiro), segmentar esse público, tendências de consumo, etc.;

>  Análise do setor: Tão importante quanto os itens citados acima, aqui a pesquisa foca em avaliar e comparar outras empresas do mesmo setor;

>  Análise SWOT: Você já deve ter ouvido falar em análise SWOT e, enfim, chegou a hora de analisar os pontos fortes e fracos, traçar os fatores internos e externos do seu negócio – mas agora, fora do Brasil;

>  Linhas de Financiamento: Aqui, há uma avaliação que pode facilitar ainda todo esse projeto, que é a possibilidade de acesso a linhas de financiamento de Portugal.

 

Case de Sucesso

É glorioso ver Portugal abrindo portas para novos negócios. Mas, mais do que isso, é gratificante contribuir com empresas e transformar sonhos em realidade. E a Atlantic Hub tem sido o grande elo de diversas empresas há tempos.

A Escola Sentido [https://escolasentido.com.br/] é um grande case de sucesso para nós: uma escola como foco no desenvolvimento humano e em soft skills, que consequentemente gera grandes resultados para os negócios.

Para eles, a Escola Sentido trabalhava na solução para o Brasil, mas perceberam que essa solução também poderia ser oferecida para o resto do mundo! E, acredite, esse cenário representa diversas empresas nacionais.

A empresa queria conhecer expandir, começando pelo mercado português e usando o país europeu como porta de entrada para o mundo. E o MarketFit trouxe a certeza de que esse negócio daria certo lá fora e foi um marco essencial para que os fundadores realizassem esse grande sonho.

Atlantic Hub: construindo pontes entre empresas brasileiras para o mundo!

Se você deseja levar sua empresa para Portugal e se interessou pelo MarketFit, acesse o link abaixo e preencha o cadastro: