Portugal de braços abertos para todos os empreendedores do mundo

Postado em 23 de julho de 2020 / ,

Conheça Chitra Stern e sua carreira empreendedora

Chitra Stern é uma mulher determinada e carrega uma história bastante inspiradora no mundo do empreendedorismo. Singapura é o seu país de origem, onde nasceu e viveu até os 19 anos, quando se mudou para a Inglaterra para estudar Engenharia.

Pouco tempo depois, estudando e se aprofundando em finanças, ainda na terra da rainha, conheceu o suíço Roman, com quem se casou e construiu sua família e sua carreira empreendedora.

Foi com Roman, seu marido e também sócio, que fundou o Martinhal, uma rede de hotéis e resorts de luxo para famílias em Portugal.

Como tudo começou?

A oportunidade de empreender bateu na porta do casal lá em 2001, durante uma visita a Portugal, viagem esta que mudou tudo. Encantados com a beleza do país, a infraestrutura, o povo português, o clima e tantas outras coisas, entenderam que aquele era o cenário perfeito para morar e empreender.

A viagem começou em Algarve, onde um ano depois, tiveram o primeiro filho. Eu diria que foi amor à primeira vista por Portugal. E de acordo com Chitra, o país havia passado por um grande desenvolvimento e tinha tudo o que o casal procurava.

Mas essa paixão por Portugal não é segredo para ninguém, inclusive, já foi tema de um Ted Talks que você pode visualizar aqui [https://www.youtube.com/watch?v=wHgcaVDeDGo]. No vídeo chamado “Why Portugal is Trending”, é possível entender as grandes oportunidades de mercado por lá e o que motivou o casal a permanecer no país.

Chitra Stern e a vida empreendedora

Com certeza essa paixão pelo país europeu também é resultado da belíssima recepção que eles sempre tiveram por lá. Apesar de serem estrangeiros, felizmente nunca enfrentaram qualquer tipo de preconceito ou situação desagradável por conta disso.

“Os portugueses estão de braços abertos para outras raças, para estrangeiros em geral. Gostei imensamente dessa experiência”, diz Chitra.

Ela ainda relata que há 20 anos as coisas eram diferentes, mas que nada aconteceu do dia para a noite. Na verdade, tudo o que foi construído é resultado de muito planejamento, investimento e parcerias.

A princípio, Chitra e Roman tinham um prazo de cinco anos para o projeto. Sem saber o resultado que obteriam, o plano B seria voltar para Londres ou, então, irem para a Suíça.

No entanto, tudo foi criado e pensado de forma estratégica para a região de Algarve, desde a geração de novos empregos, a experiência dos clientes, o clima local, enfim, cada detalhe. Para ela, estar em Portugal é estar no centro do mundo. De certa forma, estão próximos das Américas, da África e dos demais países da Europa – e ainda, com temperaturas atrativas, entre outros benefícios.

Mesmo com o planejamento, o desafio foi imenso. Na época, ao mesmo tempo que construíam os negócios, também construíam a família. Por anos viveram uma jornada dupla, dando início ao projeto Martinhal e cuidando dos filhos pequenos.

Chitra define sua carreira empreendedora em duas palavras: resiliência e coragem. Afinal, como ela mesma diz, o caminho nunca é direto e em vários momentos será necessário readaptar – seja no planejamento, no financeiro ou no próprio produto.

E hoje, quase 20 anos depois, o Martinhal já conta com 4 unidades espalhadas por Portugal, além de outros projetos como a área residencial de luxo e investimentos em novos segmentos, como o da educação.

Para empreender é preciso construir uma solução!

As ideias surgiram de situações pessoais. Com crianças, sentiam a necessidade de hospedagens que agregassem valor tanto para eles quanto para as crianças. Da mesma forma que o projeto educacional também surgiu depois de sentirem falta de determinado produto no mercado.

Mas além de uma ideia brilhante, os próximos passos precisam estar acompanhados de ações estratégicas como o financiamento, a estratégia e marketing, a construção de equipes e líderes e receber feedbacks são tão importantes quanto.

E para além da estratégia, uma empresa é feita por pessoas e inteligência emocional pode ser chave para bons resultados. Transparência, otimismo e determinação são qualidades que a Chitra tem de sobra.

Desistir não é uma opção

Não há dúvidas de que empresas que prosperam são resultados de um bom planejamento. É importante pensar na estratégia e analisar o cenário ao redor. Mas vale dizer que dificuldades também fazem parte do processo.

Uma crise econômica entre 2008 e 2014 trouxe alguns desafios para a empresa, que felizmente deu a volta por cima e se recuperou. E, anos depois, enfrentam mais uma situação difícil, que é a pandemia do novo coronavírus que estamos vivenciando em 2020.

E a situação atual pode ser considerada a pior de todos pelo impacto gerado. “Acho que o mais difícil foi reagir com a mudança da situação. O mês de março, especialmente, as coisas mudaram muito rápido. Em abril, depois de duas semanas de lockdown, fechamos todos os hotéis”, compartilha Chitra.

Sabemos que o Turismo foi um dos negócios mais atingidos. “Olhamos para frente com esperança. Este ano vai ser muito difícil, mas temos um planejamento para três anos de crise”, explica. E com isso, entendemos que cada passo dado é resultado de um ótimo planejamento e de muita transparência – com a empresa, com os colaboradores e com os clientes.

E como mencionado neste texto aqui Coronavírus: Novo normal e um rearranjo econômico global, a economia mundial foi atingida e uma saída necessária foi a adequação de alguns negócios. E, dessa forma, o Martinhal – que também sofreu esse impacto – se preocupou e fez as adequações necessárias desde o início.

Como podemos superar tudo isso?

Essa é a pergunta que ela faz em meio ao caos, de forma que possa contribuir com a solução. Auxiliar pessoas, fazer a diferença de forma positiva. Apesar das dificuldades, Chitra segue direcionando os negócios da melhor forma possível.

Para ela, é importante agir. Pensar nas diferenças e nos impactos positivos que pode gerar na vida das pessoas é o que a move.

E o aprendizado da sua carreira empreendedora que carrega consigo é que a vida está aí nos dando oportunidade de aprender e de criar.

Conheça mais sobre Martinhal, a rede de hotéis e resorts de luxo:

https://www.martinhal.com/pt/