Significado forte, experiência garantida

Postado em 30 de julho de 2020 / , ,

Vivemos a era do significado. Nossa geração já compreendeu que precisamos consumir aquilo que realmente precisamos. Acumular por acumular não faz mais sentido enquanto seres humanos e menos ainda para o planeta. A escassez de recursos expõe justamente a fragilidade que nosso sistema de consumo levou ao mundo. Derivamos de uma geração onde consumir era a ordem do crescimento econômico, porém agora vivemos em uma época em que a sustentabilidade está muito além de produtos retornáveis, materiais biodegradáveis ou ainda o descarte correto. Caso a cadeia de produção de determinado produto ou serviço não seja sustável gerando sua produção por exemplo de CO2, temos diante de nós um grande problema com o consumidor, porém uma enorme oportunidade em relação a ganhos de eficiência, melhorias em processos com aplicação de novas abordagens ou ainda a total reengenharia desta cadeia. 

 

Em um recente artigo que escrevi em nosso blog um artigo: Inovando para internacionalizar, comentei que em um processo de inovação, consolidamos o valor de um produto ou serviço ao mercado a partir da sua aderência a necessidade real das pessoas. Quero dizer que em uma economia madura como a Europeia, precisamos ter claro em nossas empresas qual proposta de valor estamos realmente apresentando a nossos consumidores. Significado forte nasce justamente da certeza que temos enquanto empresas que nascem com propósito claro dos valores que carregamos. Apenas dando um exemplo do que quero dizer, recentemente no mercado brasileiro, uma famosa empresa de sucos, entoava nos mercados cantos sobre sua essência pura e seus valores imutáveis enquanto a alimentação saudável desde a origem que dizia oferecer aos consumidores. Pouco tempos depois, acabou sendo vendida a uma gigante do setor que outrora era demonizada pela empresa de sucos surgindo assim uma forte nuvem de incerteza sobre o real significado das mensagens de pureza.

Leia também:  Como um Processo de Inovação pode Elevar as Chances da sua Empresa na Europa

Quando enfim sendo questionados os fundadores da empresa em questão que fora vendida na ocasião para este gigante do setor de alimentos sobre o porque eles aceitaram serem vendidos justamente por que demonizam a resposta deles parecia pronta. “Bem, em prol de sermos gigantes também e fazermos muito mais bem ao planeta aceitamos a oferta de compra”. Entenda caro leitor que não adere mais ao consumidor este posicionamento. Digo não adere pois o valor de mercado e as vendas da empresa de sucos vendida nunca mais foi o mesmo. Eles tiveram uma redução enorme de participação e acabaram virando um logo em um momento de marcas os produtos da gigante. A escolha de posicionamento é sempre do empreendedor, mas em mercados maduros como o Europeu os consumidores estão muito atentos as demonstrações claras de mudança no significado proposto. Precisamos ter muito claro que significados acreditamos que temos e qual experiência proporcionamos a nossos clientes através dos produtos e serviços que oferecemos. 

Gosto muito deste tema e temos construído dentro dos nossos processos de inovação oferecidos as empresas que participam do programa Ignition (Leia artigo que citei acima para compreender a jornada de inovação para internacionalização do programa Ignition), uma análise consistente das propostas de valor por elas ofertadas. Quando temos diante de nós consumidores maduros que compreendem a cadeia de produtos ou a sistemática dos serviços oferecidos. Que sabem dar valor ao que ganham pois já atingiram um alto grau de desenvolvimento educacional e social. Que compreendem a sustentabilidade como essencial para a continuidade do modo de vida que atingiram, não é possível oferecer algo sem levar em consideração toda esta reflexão. 

 

Ofertar algo a consumidores sejam eles pessoas físicas ou empresas deve levar em conta a reputação que estamos colocando em jogo. Veja sobre reputação quero escrever um novo artigo em breve, porém entenda reputação como tudo que você construiu e gerou de valor ao mundo. Mesmo sendo desafiador conquistar clientes pois afinal eles não querem saber muito o que você já fez mais sim o que pode fazer por eles hoje, ter reputação e mostrar quanta gente ou quantas empresas você já auxílio com seus produtos e serviços se torna fundamental em um mundo aonde autoridade é quase tudo. Por um lado é super interessante esta questão pois apesar dos meios digitais darem a falsa impressão de que apenas um bom orador e lindas imagens vendem credibilidade o que vemos no mundo real é que se precisa bem mais do que isso para realmente construir um negócio que gere valor para um cadeia. 

Meu produto ou serviço tem Fit com a Europa? 

Quando o significado é forte a experiência é garantida. Viver a experiência de algo que estamos nos relacionando seja através de um serviço ou um produto que compramos gera uma enorme relação de compreensão do significado. Quem já esteve em um lugar que o marcou sua vida ou um restaurante que jamais esquece o sabor do prato ou ainda para ser bem realista com tantas empresas que ajudamos a internacionalizar. Sabe aquele prestador de serviço por exemplo uma empresa de tecnologia que entregou o projeto no prazo, cumpriu os cronogramas, enviou reports em toda a jornada do trabalho, não inventou nada e não criou nenhuma desculpa. No final, fez avaliação e apresentou a documentação. Caro amigo e amiga, esta é uma experiência que em todos os sentidos está cheia de significado. 

Vivemos o mundo da experiência. Mas experiência sem significado é frustração certa. Em um continente maduro como o Europeu ter claro o que queremos e o que somos é fundamental. Caso queira mergulhar mais no significado da sua empresa e transformá-lo em experiência, fale conosco! Forte abraço e até o próximo artigo.

 

Sobre o autor,

Benício Filho.

Country Manager Brasil da Atlantic Hub.

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmologia na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.