Tudo o que você precisa saber para empreender em Portugal sendo brasileiro

Tempo estimado de Leitura: 9min

Postado em 14 de agosto de 2020 / ,
Compartilhe:

Sou brasileiro e como quase todos por aqui, com descendência europeia. Nasci no Rio de Janeiro e cheguei a São Paulo há muitos anos. Logo na juventude iniciei minha jornada empreendedora quase matando meus pais do coração. 

Como assim empreender??? Esta era a questão! Filho de pai militar que trabalhou durante quase toda a vida em serviço público, ficaria bem complicado para mim alterar a rota natural das coisas. Mas foi o que fiz. 

Empreender não é algo simples. Mas já no começo entendi que seria mais fácil tendo sócios. Inteligências complementares, divisão de responsabilidades, são muitas as vantagens de ter mais pessoas que acreditam em seu projeto. 

Uma empresa de tecnologia, depois mais uma agência e adentrando pelo mundo nascia, com meus outros três sócios, a Atlantic Hub. 

A Atlantic Hub nasce da nossa jornada pessoal de empreender em Portugal

Vejo o tempo todo pessoas teorizando sobre empreender sem nunca terem aberto um CNPJ. É interessante perceber que criou-se recentemente uma aura sobre empreender. 

A questão central é sucesso e um empreendimento exige ação, foco, disciplina e muita coragem. Quando falamos, então, em outro país, tudo isso se potencializa. 

Portugal havia feito um brilhante trabalho de organização da economia e empreender no país europeu começava a ser interessante a todos os cidadãos do mundo. 

Conectado por uma pessoa em comum e procurando um novo desafio empreendedor, conheci nosso sócio Eduardo Migliorelli que há pouco tempo havia se instalado com sua família e iniciava sua jornada de empreender em Portugal.

Foi muito interessante nosso encontro pois logo percebemos que havia uma grande oportunidade dado o interesse de brasileiros em Portugal e, por outro lado, o tamanho da inocência destes mesmos brasileiros em relação aos desafios inerentes a esta épica missão. 

Nascia assim a Atlantic Hub. Uma empresa portuguesa com pés nos dois países que facilitaria o processo de levar empresas brasileiras para Portugal, abrir bases por lá ou ainda construir do zero uma nova empresa ou franquia com um método fincado em inovação. 

Artigo para conferir neste ponto como aprofundamento: https://www.atlantichub.com/2020/07/08/os-sete-pilares-de-sucesso-para-abrir-seu-negocio-em-portugal/

Quando ouvimos que é uma oportunidade empreender em Portugal, o que será que não contam a você… 

Empreender em Portugal cria uma certa ilusão em nós, brasileiros, principalmente por falarmos o mesmo idioma. Embora nosso português seja em sua grande maioria diferente do português falado em Portugal, é bastante provável que você consiga se comunicar sem muita dificuldade por lá. 

Mas o que ninguém conta é que dificilmente você, uma vez instalado com sua empresa em Portugal, conseguirá efetivamente conquistar clientes falando nosso português em terras lusitanas. 

Primeiro porque existe um componente cultural muito forte nos países europeus e negociar com eles sendo um brasileiro torna tudo mais complicado. 

Ter um bom inglês e colaboradores ou gerentes locais fazendo esta articulação faz toda a diferença. Além do idioma, questões comportamentais também podem ser definitivas entre o sucesso ou o fracasso nas interações com clientes. 

Diferenças em relação a forma contábil de compreender o lucro e os impostos, valorização da marca, controle de números e busca por linhas de financiamento. 

Todos estes pontos são para nós, brasileiros, ou incompreensíveis por aqui dado a loucuras que temos de burocracia ou ainda impossíveis de conquistas como linhas de financiamento. 

Empreender em Portugal exige que façamos um mergulho no ecossistema local. Sem essa busca por conhecimento, as chances de sucesso são muito pequenas. 

 

Empreender em Portugal deve ser encarado como um projeto de vida

Dentre tantas lições que aprendemos ao longo dos últimos anos, provavelmente a que mais marcou nossa experiência foi a certeza que ao empreender em Portugal, você precisa combinar isso com sua família, sócios e com você mesmo. 

Empreender em Portugal exige que você encare este projeto como um projeto de vida. Mudar para Portugal efetivamente levando sua família e construindo uma nova jornada por lá. 

Somos questionados todos os dias ou quase o tempo todo se é possível empreender em Portugal tendo lá um gerente, colaborador ou ainda um desconhecido como sócio.

Somos muito diretos ao afirmar que empreender em Portugal apenas pode dar certo se você mesmo, sócio da sua empresa, for o principal responsável por esta missão que é morar lá.

Não que sejamos pessimistas com outros modelos, porém nossa experiência nos comprova que apenas sendo verdadeiramente encarado como um projeto de vida as chances de sucesso são realmente grandes. 

Mas nunca esqueça: Muito antes de iniciar este projeto, saiba se seu produto ou serviço tem aderência ao mercado português. 

Artigo para conferir neste ponto como aprofundamento: https://www.atlantichub.com/2020/07/13/o-seu-produto-tem-fit-com-o-mercado-portugues/

 

Quer levar sua empresa para Portugal?

Conte com um Hub de conexões para empreender em Portugal

Ao longo destes últimos anos nós, da Atlantic Hub, percebemos que poderíamos aumentar substancialmente as chances de sucesso dos empreendedores brasileiros criando um hub de conexões com empresas que pudessem facilitar o acesso a recursos, serviços ou mesmo a concretização deste empreendimento. 

Desta maneira, nascia nosso hub que completa nosso nome em Portugal. Empreender em Portugal exige que tenhamos conhecimento prático de como superar os desafios desta jornada. 

Contabilidade, advocacia, escritório de inteligência, espaço de conexão com investidores, possibilidades de empreender com franquias, linhas de investimentos em imóveis e startups, estudos de aderência ao mercado bem como softlanding de empresas em solos portugueses.

Veja, não podemos afirmar que somos a única opção para que seu sonho de empreender em Portugal se torne realidade. Eu e meus sócios, porém, podemos afirmar que seremos com certeza a empresa que estará com você do início ao fim deste processo juntos. 

Se for necessário, carregamos você no colo e daremos suporte nos momentos mais difíceis, rs. E tenha certeza de uma coisa, contamos com seu sucesso e trabalharemos com força para isso afinal, você será parte integrante do nosso hub. 

 

Seja bem-vindo a Atlantic Hub. 

Sobre o autor,

Benício Filho

Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Co-Fundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Os sete pilares de sucesso para abrir seu negócio em Portugal

Caminhar por Lisboa, Cascais, Porto e Coimbra é realmente uma experiência incrível. Nos últimos cinco anos, nós dá Atlantic Hub, Read more

Empreender em Portugal não basta ter produto ou serviço

Pesquisando rapidamente no Google, descobrimos que a sentença ‘empreender em Portugal’ tem sido uma das mais pesquisadas pelos brasileiros nos Read more

Seu produto ou serviço tem mercado em Portugal?

Cada vez que percorremos um novo relatório do Atlantic MarketFit, repousa sobre nós da Atlantic Hub uma agradável sensação de Read more

Por que empreender em Portugal?

Portugal apresenta diversos fatores favoráveis à atividade empreendedora. O Global Entrepreneurship Monitor (GEM), um estudo que pretende avaliar a atividade Read more