Conheça o sistema de ensino em Portugal para estrangeiros

Postado em 1 de setembro de 2020 /

Especializada em internacionalização de empresas a partir de Portugal, a Atlantic Hub sabe a importância de contemplar toda a família nesse projeto de expansão. E é pensando na educação de seus filhos que apresentamos neste texto o sistema de ensino em Portugal.

Mudar de país gera um impacto gigantesco em toda a família – mas é um impacto positivo, nós temos certeza disso. E, não há dúvidas de que para este período de transição é importantíssimo pensar no bem-estar e na educação dos filhos.

Dentre as infinidades de benefícios que Portugal oferece, um sistema de ensino de qualidade e para todos os bolsos é um item a se levar em consideração.

Neste texto você confere o sistema de educação em Portugal. Além disso, conhecerá os benefícios de contar com a United Lisbon International School,, uma escola que entrega educação de qualidade aos estrangeiros – número que vem crescendo cada vez mais no país português.

 

 

Educação em Portugal

Se você ainda tem alguma dúvida a respeito da qualidade de vida e de ensino que Portugal oferece, saiba que a taxa de alfabetização é de – acredite – 95% da população. Número excelente, né? Com isso, sabemos que a educação por lá é realmente levada a sério.

E não contente, a educação em Portugal não é só destaque quando comparada com o Brasil. Uma pesquisa aponta que desde 2000 a educação portuguesa é única que recebe melhorias a cada ano.

Portugal oferece ensino de qualidade para todos os bolsos. Grande parte dos estudantes frequentam escolas públicas e, em alguns casos, há lista de espera para matrículas até.

No entanto, as escolas públicas não são livres de cobranças. Na verdade, para matricular um aluno é cobrado o valor da alimentação e dos materiais escolares. Esse valor pode variar de acordo com a renda de cada família.

 

Educação para estrangeiros em Portugal

E o ensino particular também é uma excelente opção de qualidade para a educação de seus filhos. Inclusive, há escolas pensando justamente nos estudos de estrangeiros, como a United Lisbon International School, que já conta com mais de 100 alunos de 20 nacionalidades diferentes.

Um ambiente com tanta diversidade com certeza tornará a transição mais confortável e aconchegante para um adolescente ou criança estrangeira, facilitando assim a integração.

E neste caso, a oportunidade é ótima para brasileiros. A instituição oferece opções de ensino do Jardim de Infância até o 12º ano de escolaridade, além do Bacharelado Internacional como opção nos últimos 2 anos de escola.

Talvez você esteja se perguntando o que isso quer dizer, mas abaixo explicamos um pouco melhor sobre o sistema de ensino em Portugal e como funcionam os anos escolares por lá.

E podemos dizer que o ensino ainda vai além… Moderna e inovadora, United Lisbon International School, oferece ensino em inglês desde o ensino primário (crianças a partir de 3 anos) até o último ano.

A instituição busca oferecer ao aluno a melhor qualidade de ensino possível, com atividades extracurriculares pertinentes ao momento que vivemos e já pensando nas etapas futuras (ou, como podemos dizer, na fase adulta).

Esportes, negócios e empreendedorismo, descobrindo o planeta, o poder das palavras, tecnologia, artes e performance e corpo, mente e alma, são alguns aprendizados extras que farão parte do currículo do seu filho.

 

 

Para combinar o âmbito de ensino com a moradia, temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto e com algumas dicas que possam ajudar. Para conferir, visite este conteúdo aqui, em que falamos um pouco sobre o mercado imobiliário português.

 

Entendendo o sistema de ensino em Portugal

Naturalmente, algumas coisas acabam sendo diferentes no país europeu. E abaixo, explicamos um pouco a funcionalidade disso na prática.

A fase escolar é dividida em três etapas: ensino básico, ensino secundário e ensino superior. E todos esses anos de estudos, no total, equivale a 12 anos de ensino.

• Ensino básico:

Esta etapa é obrigatória e deve ser iniciada aos 6 anos de idade. Neste caso os alunos cumprem o 1º ciclo, que para nós é o conhecido por 1º ao 4º ano. Nessa fase, a carga horária é de 25 horas por semana.

Já o 2º ciclo é composto pelo que conhecemos como 5º e 6º anos. Aqui, os alunos cumprem uma carga horário de 30 horas semanais.

E por fim, no ensino básico, o 3º ciclo, onde os adolescentes frequentam o que chamamos de 7º e 9º ano. Aqui, a carga horária necessária também é a de 30 horas semanais.

• Ensino secundário:

O que nós conhecemos por Ensino Médio, Portugal nomeio de ensino secundário, que compõe o 10º, 11º e 12º ano escolar. Vale dizer que até pela idade dos alunos, este período tem foco maior na fase adulta e as próximas etapas que possam surgir.

• Ensino superior:

Sem diferença no nome, o Ensino Superior consiste na faculdade que direciona o jovem na escolha da profissão que deseja seguir.

• Horário das aulas

O cronograma escolar acompanha as estações do ano lá em Portugal, sendo assim, o ano letivo é um pouco diferente do que estamos acostumados por aqui.

O semestre se inicia em setembro, período que acaba o verão. As aulas seguem até janeiro (com pausa rápida para o período de festas de fim de ano). Em fevereiro inicia-se o novo semestre, que vai até junho, onde as crianças/jovens entram de férias e encerram o ano escolar.

Mais um item interessante é sobre o período de aulas, pois, diferentemente do Brasil, a maioria das instituições oferecem aulas das 9h às 15h30, incluindo atividades extracurriculares;

 

 

Para conhecer melhor o United Lisbon International School, entender melhor sobre as formas de ensino e atividades extracurriculares, ou então, agendar uma visita, acesse: https://www.unitedlisbon.school/