Empreender em Portugal: saiba quais são os melhores segmentos

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 23 de setembro de 2020 / , ,
Compartilhe:

Empreender em Portugal se transformou no sonho de muitas pessoas, desde que o país europeu tem ganhado força e oferecido cada vez mais oportunidade para estrangeiros.

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter se tornado expert no país e na grande quantidade de benefícios que ele oferece. Mas se você chegou por aqui recentemente, resumo esse movimento em uma frase: Portugal é uma excelente porta de entrada para negócios na Europa.

Seja internacionalizando sua empresa brasileira ou começando do zero na Europa, é importante entender o cenário que o país oferece e as oportunidades de negócios, certo?

Sugiro a leitura de: Os sete pilares de sucesso para abrir seu negócio em Portugal, como complemento. Tenho certeza que o material servirá de guia e ajudará no seu planejamento empreendedor.

E para quem almeja abrir sua própria empresa, eu te faço a seguinte pergunta: você sabe quais são os melhores segmentos para empreender em Portugal?

 

 

É preciso entender o cenário

O que funciona no Brasil não é necessariamente o que funcionará em Portugal e vice-versa, afinal, de um país para o outro muda-se o clima, economia, moeda, política, sistemas públicos, entre tantos outros fatores.

É preciso muita pesquisa, claro, para entender as necessidades das pessoas e o tipo de negócio que faz falta entre os moradores. Mas, antes de já preparar suas malas e ir em busca dessas respostas em Portugal, separamos alguns segmentos que pode te direcionar nesse planejamento.

  • Tecnologia

Esta é uma área que oferece oportunidades cada vez mais, basta pensar que atualmente precisamos de tecnologia para praticamente tudo.

TI

Já falamos sobre o mercado de TI em Portugal, mas reforço aqui sobre esse segmento para quem busca empreender em Portugal. Empresas que estão buscando atualizações, novos sistemas, enfim, uma infinidade de oportunidades.

Desenvolvimentos e criações para a área de educação e games também pode ser inserido na lista. O mercado é promissor e uma ótima ideia pode trazer soluções para diversas áreas.

Se tem interesse por esta área e quer entender ainda mais sobre o mercado em Portugal, sugiro a leitura do conteúdo Expandindo sua empresa de tecnologia para Portugal.

 

 

E-commerce

O e-commerce é outro formato que tem crescido bastante em Portugal – e com a pandemia, podemos dizer que no mundo, né?

Pensando que essa tem sido uma nova necessidade das pessoas, virando também um comportamento do consumidor, vale apostar empreender através de lojas online. Claro, depois deste segmento definido, vem a fase de pesquisas para entender o que o consumidor precisa ou tem buscado.

  • Prestação de Serviços

Trabalhar como autônomo também é empreender. Já se perguntou se o que você faz hoje, é possível produzir/oferecer de forma autônoma?

Social Media e Marketing Digital

Ainda pensando em tecnologia e em demandas vindas de empresas, a área de Social Media e Marketing Digital é algo que veio para ficar. Oportunidades em empresas ou como trabalho remoto seguem sendo opções para os profissionais da área.

Há muito trabalho além de produzir um conteúdo para rede social, tendo por trás disso toda a estratégia e alguns outros mecanismos necessários. Mas, não é justamente isso que as empresas precisam para divulgar seus produtos e serviços?

Designer ou Web Designer

Seguindo a mesma lógica que tivemos na área de tecnologia, aqui é possível oferecer soluções para determinados clientes. Muito alinhado com a área de Social Media, designers e web designers podem buscar o empreendimento através do trabalho autônomo.

Contador, Consultor, entre outros

Para quem trabalha com contabilidade, consultoria ou demais áreas de prestação de serviço, saiba que esse segmento também é bastante promissor em Portugal.

  • Comércio Local

Já pensou em abrir um restaurante, uma loja de determinados produtos ou alguma outra ideia de vendas? Há sempre espaço e clientela para isso.

Aos brasileiros, que tal um restaurante com comida brasileira? Ou algum outro alimento da qual você tenha habilidade o suficiente de produzir.

Sabemos que o segmento de consumo sempre trará grandes oportunidades, é só uma questão de entender o que as pessoas buscam e gostam.

  

 

  • Turismo

Mesmo com a pandemia, Portugal soube lidar muito bem com a situação e já reabriu o comércio por lá. Só nesse ponto, já temos boas expectativas para o país e o ecossistema econômico local.

Portugal é um país turístico, bastante cobiçado e que oferece paisagens lindíssimas e uma excelente oportunidade para esta área. Então, aqui vão algumas dicas:

Hospedagem

Por que não conciliar uma vida empreendedora do sonho de morar na praia ou no campo?

Com um projeto bem produzido, a construção de um hotel de luxo ou de hospedagens mais baratas tem grandes chances de dar certo – e temos visto Portugal cada vez mais como busca para período de férias de estrangeiros de toda parte do mundo.

Agência de viagens, restaurantes ou outros serviços

O turismo é um segmento que abre muitas portas, podendo ser relacionado a uma agência de viagens, programação de passeios, entre outros. Não faltam espaços, áreas de atuação e nem ideias para criar e inovar nesse ramo.

Levar sua emrpesa para Portugal

Empreender em Portugal: hora de se planejar!

Agora que listamos alguns dos segmentos promissores para empreender em Portugal, que tal pesquisar o perfil dos consumidores, áreas de atuação e associar com suas habilidades e sonhos?

Vale dizer que nas opções listadas, há áreas em que é possível trabalhar de forma remota, o que ajuda até na contenção de gastos ou na forma de se relacionar com clientes – expandindo ainda mais as oportunidades.

Para entender um pouco mais sobre como empreender em Portugal, com informações complementares, como documentação e processos de visto, sugiro a leitura do conteúdo Como abrir empresa em Portugal

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Por que Resolvi Empreender em Portugal

Lembro como se fosse hoje quando, aos 17 anos, disse ao meu pai que iria empreender. Ele saltou do sofá Read more

Empreender em Portugal não basta ter produto ou serviço

Pesquisando rapidamente no Google, descobrimos que a sentença ‘empreender em Portugal’ tem sido uma das mais pesquisadas pelos brasileiros nos Read more

Tudo o que você precisa saber para empreender em Portugal sendo brasileiro

Sou brasileiro e como quase todos por aqui, com descendência europeia. Nasci no Rio de Janeiro e cheguei a São Read more

Os sete pilares de sucesso para abrir seu negócio em Portugal

Caminhar por Lisboa, Cascais, Porto e Coimbra é realmente uma experiência incrível. Nos últimos cinco anos, nós dá Atlantic Hub, Read more