Portugal para Empresas Brasileiras: Oportunidades além de Porto e Lisboa

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 23 de novembro de 2020 / , ,
Compartilhe:

Quando pensamos em Portugal, já logo pensamos em Lisboa, certo? E imagino que para quem planeja internacionalizar uma empresa ou abrir um novo negócio no país europeu, já faz um planejamento pensando na capital.

Acontece que Portugal traz grandes outras possibilidades para empreendedores, até mesmo quando pensamos em segmentos que oferecem oportunidades aos estrangeiros.

A verdade é que abrir uma empresa exige bastante planejamento, disso não há dúvida. E se o projeto visa abrir uma empresa em outro país, é preciso ter o dobro de atenção e cuidado, além de claro, entender muito bem o país para não deixar passar boas possibilidades.

Lisboa tem atraído muitos investidores, abriga um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e tornou-se um hub de startups ao longo dos anos. Inevitavelmente, a cidade por si só deixa qualquer empreendedor com os olhos brilhando.

Mas que tal irmos além de Lisboa e Porto, as cidades mais conhecidas e visitadas em Portugal?

 

 

Conhecendo as cidades portuguesas

Acredite: há vida – e negócios – nas demais cidades de Portugal que podem te surpreender. A começar por Braga, terceira maior cidade do país e também considerada uma das melhores cidades portuguesas para investir, segundo pesquisa da Bloom Consulting.

Localizada ao norte do país, a cidade é considerada bastante jovem e tradicional, com possibilidades para empreender.

Coimbra também entra para essa lista. Apesar de ser considerada uma cidade universitária por conta da Universidade de Coimbra, sempre há espaço para novos empreendimentos – ainda mais quando você analisa o local e o nicho que ele oferece.

Inclusive, fica aqui como reflexão! Cada cidade apresenta um público e estilos de vida diferentes e esses fatores precisam ser analisados durante um planejamento e estudo para abertura de um novo negócio.

Uma cidade com bastante estudantes, por exemplo, naturalmente faz um filtro no tipo de negócio que pode trazer grandes resultados.

Seguindo a listinha de lugares além de Lisboa e Porto para conhecer e empreender em Portugal, vale lembrar que um segmento que sempre tem boas oportunidades é o ramo turístico.

Nesse conteúdo aqui falamos um pouco sobre esses segmentos em crescimento, vale a leitura para quem deseja empreender.

 

 

Abrir empresa em Portugal: Turismo como segmento para o seu negócio

Para quem sempre sonhou em morar na praia, empreender em Cascais ou Algarve pode ser uma excelente opção através do turismo.

Apesar destas serem regiões diferentes e distantes, são lugares que chamam bastante a atenção de estrangeiros e estão entre os locais mais visitados também.

Cascais fica mais próximo da cidade de Lisboa e o custo de vida não é tão baixo assim, mas isso está relacionado justamente por ser uma cidade bastante turística, que naturalmente tende a ser mais cara.

Algarve, por sua vez, fica localizada ao Sul do país, a algumas horas de distância, mas também é localizada na beira do mar e oferece paisagens incríveis, com muita força ao mercado turístico.

Restaurantes, agências de viagens, estabelecimento de aluguel de carro e hospedagens são opções de negócios nessas cidades. Mas vale lembrar que Portugal, diferente do Brasil, enfrenta períodos de inverno mais rigorosos, o que diminui o número de visitantes e movimentação na cidade – e consequentemente nos estabelecimentos.

Fatores como alto custo de vida na cidade ou o fato de serem cidades sazonais precisam ser levadas em consideração durante o planejamento. Eventualmente, os estabelecimentos fecham por determinado período, o que pode causar prejuízo a longo prazo.

Outras opções para empreender Sintra, Oeiras, Setúbal e Faro também são cidades que encantam qualquer pessoa – afinal, qual cidade portuguesa não encanta – e também fazem parte da lista de 10 melhores lugares para investir em Portugal.

Ou seja, com esse ranking apresentado aqui percebemos que Portugal é imenso em possibilidades, oferecendo bastante tranquilidade para quem busca fugir das grandes cidades como Lisboa.

Lembrando que segurança, qualidade de vida, educação de primeira qualidade e cuidado com a saúde da população são apenas alguns dos fatores que ganham nossa atenção quando pensamos no país lusitano.

Ficou interessado em conhecer mais sobre Portugal e o mercado empreender? Acesse e entre em contato conosco: https://materiais.atlantichub.com/quer-levar-sua-empresa-para-portugal

 

Quer levar sua empresa para Portugal?

Quer levar sua empresa para Portugal?

Compartilhe:

Posts Relacionados


Como abrir uma empresa em Portugal?
Abrir empresa em Portugal

Um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas, sem dúvidas, é o empreendedorismo. Isso porque, cada Read more

Restauração em Portugal – Você sabe como é o setor de restaurantes em Portugal?

Gostaria de convidá-los ao longo deste artigo a uma reflexão sobre este segmento que representa uma excelente oportunidade de mudança Read more

Saúde e Telemedicina em Portugal

Pensar em qualidade de vida nos remete quase sempre a segurança, sistema de saúde com bom acesso e qualidade e, Read more

Abrir empresa em Portugal mesmo com as fronteiras fechadas

Nessa altura do campeonato, já entendemos e estamos cansados de falar sobre como a pandemia do coronavírus mexeu com os Read more