O que exportar para Portugal?

Tempo estimado de Leitura: 8min

Postado em 15 de dezembro de 2020 / ,
Compartilhe:

Portugal é um grande parceiro comercial do Brasil, ocupando atualmente a 38º posição nas exportações brasileiras. Temos uma relação muito próxima com este país, que se estabeleceu há mais de 400 anos desde a época da colonização e que perdura até os dias de hoje, muito presente em alguns costumes do nosso país.

Em termos económicos, Portugal vem mostrando um crescimento constante no PIB ao longo dos últimos 2 anos (2019 e 2018), de 2,2% e 2,6% respectivamente.

De 2015 a 2019, o PIB português apresentou o terceiro maior crescimento da área da União Europeia. Nestes quatro anos, o país cresceu 10,7% em termos reais e 18,1% em termos nominais. 

Este crescimento reflete-se diretamente nas importações do país, que cresceram 8,3% e 5,9% respectivamente nestes anos. 

Neste artigo vamos explorar quais são os principais produtos exportados pelo Brasil para Portugal e quais as oportunidades de produtos a serem exploradas pelos empresários brasileiros.

 

 

Índice

• Visão geral das exportações brasileiras para Portugal;
• Onde estão as oportunidades?
• Quem pode me ajudar nesta jornada?

 

 

Visão geral das exportações brasileiras para Portugal

Quando olhamos os produtos por fator agregado, a grande maioria dos produtos exportados para Portugal são básicos, cerca de 65% do total. Produtos como óleo, soja, milho e café na forma bruta e não processados compõem este grupo. Já os semifaturados são cerca de 5% e os manufaturados, aproximadamente 30% do total de produtos. 

Na pauta de importadora, esta equação quase que se inverte, com 16%, 15% e 69% respectivamente dos volumes adquiridos pelo Brasil deste país. 

Notadamente e seguindo tendência de exportações e importações para outros países desenvolvidos, o Brasil exporta em sua grande maioria matéria prima e produto com baixo valor agregado, e importa a grande maioria de produtos manufaturados.

Mas se olharmos a variedade de produtos exportados ao longo dos últimos 5 anos, esta lista chega a aproximadamente 2.500 itens,  entre eles artigos para casa, equipamentos industriais, verniz e resinas, e pedras e granitos.

Portanto, deve-se estar atento às oportunidades e canais de entrada do mercado português, de forma a expandir o seu negócio e iniciar a atividade exportadora para este país.

 

 

Onde estão as oportunidades para exportar para Portugal?

Em complemento aos principais produtos exportados para Portugal, em sua maioria formados por commodities minerais ou agrícolas, existem uma série de produtos que podem ser explorados neste mercado e na Europa como um todo.

Dentro da linha de vestuários e calçados, nossos produtos se diferenciam pelas cores, estampas diferenciadas e qualidade das peças. Dentro dos calçados, nossos chinelos e sandálias femininas, que conquistaram o mundo com marcas famosas brasileiras, são produtos procurados já com certa reputação no país. 

Ainda nesta classe de produtos, os biquínis são muito valorizados, pois somos formadores de tendências pela influência de nossa extensa costa litorânea e marcas que já invadiram a Europa.

Já dentro de produtos alimentícios e bebidas, podemos destacar algumas frutas únicas e que no Brasil oferecem boa qualidade, como o açaí, água de coco, guaraná e a tapioca.

Dentro desta categoria destacam-se também os produtos naturais e orgânicos, mercado este que cresce ano após ano no continente europeu, tanto por regras impostas pelos governos como pela consciência da população que busca uma alimentação saudável.

Por fim, podemos destacar cosméticos e produtos de beleza , que em decorrência de empresas multinacionais brasileiras conhecidas no mercado europeu, com lojas espalhadas por todo o continente, geram a reputação e abrem espaço para que outros produtos possam ser oferecidos nesta região.

 

 

Quem pode me ajudar nesta jornada?

Dentro do processo de internacionalização aparecem uma série de dúvidas, principalmente das empresas que ainda operam somente no mercado local.

A prospecção de mercados e clientes no exterior requer planejamento para conhecer onde estão as oportunidades e avaliar o que precisa ser ajustado nos seus produtos para atrair a atenção dos consumidores no exterior.

Este planejamento inclui uma série de etapas, tais como: pesquisa de mercado, conhecimento dos consumidores, adaptações e certificações necessárias nos seus produtos, logística adequada, canais de vendas no país destino, entre outros vários fatores.

Mas você não está sozinho nesta jornada. Governo e empresas especializadas podem apoiá-lo desde o início. 

No governo, podemos citar o Programa de Qualificação do Exportador da APEX (PEIEX) e o programa de internacionalização do Sebrae, Sebrae Trade, que apoia as Micro e Pequenas Empresas nos primeiros passos para o comércio exterior. 

Dentre as empresas especializadas, a Atlantic Hub, com a tradição e conhecimento profundo do mercado português, oferece às empresas e aos exportadores brasileiros o Market Fit Export, serviço de consultoria para análise de entrada neste mercado, oferecendo uma visão 360 graus das oportunidades e desafios que seu produto encontrará ao entrar neste mercado.

Com um time com vasta experiência em consultoria e análise de mercados, entregamos para os nossos clientes uma visão abrangente de aderência e viabilidade do produto a ser exportado para o mercado português, apresentando as características dos consumidores portugueses, legislações e certificações, grau de concorrência, incentivos fiscais, taxas aduaneiras, e os demais componentes para a tomada de decisão de venda e exportação do produto neste país.

Caso queira levar a sua empresa para esta nova fronteira de forma segura e planejada, conte com o apoio do nosso time.

Entre em contato com a Atlantic Hub  e receba todas as informações!

 

 

Autor:

Fabio Accunzo atua há 25 anos nas áreas de tecnologia e mercado financeiro. Mentor e investidor-anjo de algumas startups, atualmente atua como responsável pelos programas de Exportação na Atlantic Hub e é fundador e CEO da Ocean360 – Plataforma de Trade Finance, apaixonado por esportes e praticante de esgrima desde sempre. 

 

Fontes de dados:

Crescimento económico foi 2,2% em 2019 – XXII Governo – República Portuguesa (portugal.gov.pt)

https://investexportbrasil.dpr.gov.br/arquivos/IndicadoresEconomicos/web/pdf/INDPortugal.pdf

https://investexportbrasil.dpr.gov.br/arquivos/Publicacoes/ComoExportar/CEXPortugal_2017.pdf

https://www.pordata.pt/Portugal

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Como Exportar para Portugal?

O comércio exterior é uma oportunidade das empresas aumentarem as suas fontes de receitas, melhorarem a qualidade dos seus produtos Read more

Atlantic Hub, o que podemos esperar de 2021
Atlantic Hub em 2021

Gostaria de começar este artigo refletindo com você sobre nossos aprendizados em 2020. Sim, é inegável que foi um ano Read more

Portugal para Empresas Brasileiras: Oportunidades além de Porto e Lisboa

Quando pensamos em Portugal, já logo pensamos em Lisboa, certo? E imagino que para quem planeja internacionalizar uma empresa ou Read more

Empresas Brasileiras em Portugal: Um movimento que explodiu

Empresas Brasileiras em Portugal: Um movimento que explodiu Não sei se você já reparou, mas não é de hoje que Read more