O que esperar da economia portuguesa em 2021

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 20 de janeiro de 2021 / ,
Compartilhe:

Depois de um ano como 2020, uma das maiores preocupações é em relação a economia portuguesa em 2021, principalmente para aqueles que estão em processo de internacionalização da empresa ou em busca de empreender no país europeu.

E não é por menos, afinal, o Coronavírus suspendeu alguns planos, prejudicou comércios e fez o mundo inteiro viver uma situação inesperada e atípica.

Mas, para começar a planejar o novo ano, é preciso entender as previsões econômicas e o que apresentam os números e pesquisas.

E esse é justamente o tema de hoje: o que esperar da economia portuguesa em 2021, de forma que possamos nos preparar um pouco mais para o que está por vir.

Um pouco do que aconteceu em 2020

Antes de falarmos de 2021, é importante entender o que aconteceu em 2020, até porque o cenário é o principal guia para os próximos meses.

Assim como em vários outros países do mundo, em 2020 muitas pessoas perderam seus empregos e/ou tiveram que fechar suas empresas por conta da pandemia.

Inclusive, escrevemos um artigo que retrata bastante Portugal e como o país estava lidando com o Coronavírus, que serviu de exemplo para países como Itália e Espanha, por exemplo.

Você pode ler o material aqui: Coronavírus: Novo normal e um rearranjo econômico global

E toda essa situação gerou impacto econômico, claro, mas com alguns avanços do vírus e do combate necessário ao longo dos meses, hoje podemos analisar melhor os dados e o que foi gerado no país.

Quando pensamos na taxa de desemprego, Portugal vivia um período de queda desde 2013, com um cenário bastante otimista desde então. Em 2019, o país chegou a 6,5% e em 2020, previa-se que Portugal chegaria a 11% ou, numa situação um pouco mais grave, 13% de desempregados.

As expectativas para a economia portuguesa em 2021

EuroA expectativa de melhora na economia afetada pela pandemia está prevista somente para 2022, visto que diversos comércios foram atingidos. Um outro fator que agravou muito a situação foi a chamada segunda onda, que diversos países enfrentaram na Europa recentemente.

No entanto, há esperanças! Com os avanços das vacinas e o início da aplicação em diversos lugares do mundo, a expectativa melhora e o mercado projeta um retorno gradativo ao longo dos meses, impactando assim na economia e sua movimentação.

A começar pelo Produto Interno Bruto (PIB), os dados apontam que ele deverá expandir cerca de 5,4% em 2021. Isso significa uma recuperação econômica, mas que não supera o de 2020, que atingiu 8,5%, recorrente as medidas preventivas tomadas por conta da pandemia.

De acordo com dados publicados pela revista Forbes, a notícia é boa: Portugal cresce em 2021, com uma previsão de 5% e 6% ao ano na economia.

E lembra aquela taxa de desemprego que falamos há pouco? De acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), a recuperação nos próximos meses fará com que esse número sofra uma queda, chegando a 9% e 8%.

Quer levar sua empresa para PortugalPortugal x Europa

Com as análises do ano, algumas previsões foram realizadas e divulgadas ainda em outubro de 2020.

Quando comparada com a Europa, podemos ver um certo avanço no país português, tornando-o ainda mais seguro e com as melhores previsões para os próximos anos.

*dados retirados da revista Forbes

Europa 2020 2021
Taxa de Desemprego 8,3% 9,4%
Inflação 0,3% 1,1%

 

Portugal 2020 2021
Taxa de Desemprego 8,1% 7,7%
Inflação 0,0% 1,1%

 

Mudança para Portugal

Para quem está nesse processo de migrar, abrir ou internacionalizar uma empresa em Portugal, agora sabemos que as expectativas são boas. Claro, leva um tempo para o país retomar ao patamar que estava antes da pandemia, mas todas as projeções são positivas.

E mesmo com a situação atual, há pessoas trabalhando e oferecendo serviços que possam te ajudar nessa jornada. A Atlantic Hub, como vocês bem sabem, continua auxiliando empresários e empresas a conquistarem seu espaço em Portugal, e consequentemente, no mundo.

Nada melhor do que contar com a ajuda de quem tem expertise no assunto, ainda mais com o cenário atual.

Ainda para auxiliar famílias e empresários que estão com tudo pronto para seguir seu projeto de vida em Portugal, há pouco tempo fizemos um conteúdo que pode ajudar tanto no que diz respeito à moradia, quanto à educação das crianças.

Você pode conferir aqui:Viver e Amar Portugal: o conforto ideal para quem está de mudança para o país

Com essas boas projeções sendo traçadas em Portugal, a esperança de que logo tudo estará melhor conforta todos os projetos de vida, não é mesmo? Dando motivos, principalmente, para continuar organizando e se preparando para o grande momento.

Por aqui, estamos positivos de que 2021 será um ano bom e melhor. E você, animado para os próximos meses também?

Se você quer saber mais sobre como levar sua empresa para Portugal, não deixe de entrar em contato com a gente:

Quer levar sua empresa para Portugal?

Compartilhe:
Tags:

Posts Relacionados


Afinal, o que é o Franchising?

Afinal, o que é o Franchising? Aqui vai uma breve história Se você é brasileiro, muito provavelmente, pela influência americana, Read more

Setor de saúde para negócios em Portugal

Muitos setores têm ganhado destaque nos últimos anos em Portugal e a saúde é um deles. Confira nosso conteúdo para Read more

Como franquear a minha marca em Portugal?

Sempre que falamos em internacionalização de uma marca ou de uma empresa, não podemos deixar de falar na própria marca Read more

Atlantic Hub, o que podemos esperar de 2021
Atlantic Hub em 2021

Gostaria de começar este artigo refletindo com você sobre nossos aprendizados em 2020. Sim, é inegável que foi um ano Read more