Fuso horário de Portugal: não se atrase em reuniões!

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 4 de fevereiro de 2021 / ,
Compartilhe:

Aproveitando esse clima de Ano Novo, sabemos que com a virada do ano vem junto uma lista de resoluções a serem realizadas nos próximos meses, certo? Por aqui a lista já foi feita, rs. Mas, por um acaso, para 2021 você deseja ser uma pessoa que se atrasa menos em reuniões? Se a resposta é sim, esse conteúdo foi feito especialmente para você.

Mesmo com a nova rotina de trabalho sendo on-line por conta do modelo home office implementado na grande maioria das empresas por conta da pandemia do coronavírus, acredite, muita gente tem se atrasado para reuniões. Ou pior, até deixado de participar por ter esquecido delas.

Agora, imagina quando a reunião ainda envolve pessoas que estão em um fuso horário completamente diferente? Pois é, confira abaixo algumas dicas para não se atrasar mais em reuniões e terminar o ano dando um ‘check’ em uma das metas de 2021!

Fuso horário de Portugal

Com a expansão e internacionalização de empresas em Portugal, sabemos que essa ponte aérea existe e está presente em muitos negócios aqui no Brasil. Justamente por este motivo, a relação entre os dois países através de reuniões tem sido cada vez mais comum.

Mas como se adequar ao fuso horário de Portugal?

Como no Brasil existe mais de um fuso horário (Brasília, Fernando de Noronha, Amazonas e Acre), é importante atentar-se a isso. Abaixo, o fuso horário de acordo com cada variação.

Hora padrão de Brasília: UTC-3

Este código indica que esse fuso tem 3 horas a menos que o Meridiano de Greenwich, ou seja, 3h a menos que Portugal – já que o país acompanha o fuso do meridiano.

Hora padrão de Fernando de Noronha: UTC-2

Duas horas a menos que Portugal.

Hora padrão do Amazonas: UTC-4

Quatro horas a menos que Portugal.

Hora padrão do Acre: UTC-5

Cinco horas a menos que Portugal.

Apesar do Brasil não ter mais horário de verão, Portugal ainda mantém essa prática, que faz com que o fuso receba uma variação de 1 hora entre os meses de março a outubro. Se no período “normal” temos 3h a menos que Portugal – levando em consideração o horário de Brasília – no período de verão deles, temos 4h a menos.

 

 

Fama de atrasados

Você já deve ter ouvido falar que a fama dos brasileiros é de atrasados, né? Já é um costume natural esperar que o outro esteja alguns minutos atrasado. Em reuniões, principalmente as que são realizadas de forma on-line, sempre damos um tempinho para que todos possam entrar e participar. E por aí vai…

Um bom exemplo que serve como um ótimo comparativo com os países da Europa, por exemplo, são os horários de trens e linhas de ônibus. Diferentemente deles, as saídas por aqui nunca são pontuais. O horário que nos é passado por aqui é basicamente uma estimativa.

Se você já teve oportunidade de viajar pela Europa, sabe que em vários países, os horários são levados a sério. Se está marcado que o ônibus sai às 17h23, por exemplo, é exatamente neste horário que ele vai partir. Sem mais, nem menos.

Estar presente no horário combinado nada mais é do que respeitar o tempo do outro, que cumpriu com o agendado e honrou a agenda.

Por este motivo, sendo brasileiro, é uma razão ainda maior para cumprir os horários e estar presente no horário correto em todas as reuniões. Nada como superar as expectativas e causar uma boa impressão, certo?

 

 

Dicas para não se atrasar nas reuniões

Mas, tendo todas essas informações, como colocar em prática essa meta e estar sempre no horário das reuniões – e em todos os outros eventos da vida!

•  Planeje sua semana no domingo

Uma excelente dica de organização e que com certeza vai ajudar – e muito – na pontualidade e comprometimento com seus compromissos da semana, é aproveitar um período do domingo para organizar sua semana e sua agenda.

Use este momento para relembrar os compromissos marcados, horários, o que ficou pendente da semana anterior, e por aí vai. Aqui você já prevê as reuniões também, o que ajuda na próxima dica.

•  Use o poder das agendas virtuais a seu favor

Sabendo quais são os eventos da semana, aproveite para marcar tudo em alguma agenda virtual que você tenha acesso – o Google Agenda é uma ótima opção.

Provavelmente para as reuniões você já receberá um convite, mas enquanto tiver se organizando para a semana, certifique-se de que estão todos aceitos e, o mais importante, configure de forma que você receba alguma notificação alguns minutos antes, assim já dá tempo de se organizar, pegar uma água ou ir ao banheiro, se for necessário.

O recomendado é que a notificação seja feita 10 minutos antes.

E já que falamos do fuso horário de Portugal, é importante também verificar o horário correto da reunião conforme o fuso horário que você se encontra. Essa observação é primordial!

•  Abra o link da reunião assim que for notificado

Essa é uma dica boba, mas que pode ajudar você a não perder mais as reuniões. Muitas vezes temos ciência do encontro on-line, mas minutos antes surge alguma distração ou mesmo o foco em determinada demanda acaba se intensificando.

Para evitar isso, a dica é abrir o link da sala de reunião na mesma hora que você for notificado dela. Você pode entrar na sala, deixando o microfone mudo e a câmera fechada, enquanto continua trabalhando e aguarda os demais participantes.

 

Quer levar sua empresa para Portugal

 

Colocando essas dicas em prática, tenho certeza que as reuniões não serão mais perdidas e a fama de atrasado com certeza ficará lá em 2020.

Se você costuma fazer mais alguma coisa que te ajuda a não se atrasar, compartilhe aqui com a gente. Vamos adorar saber!

Compartilhe:

Posts Relacionados


Carreira de TI em Portugal: Visto, empreender e muito mais

A realidade que vivemos hoje no universo da tecnologia é que faltam profissionais em todos os cantos do planeta. No Read more

Conhecer bem o mercado é essencial para sobreviver em Portugal

Caminhando dias destes pelas ruas de Lisboa, entrei numa situação interessante, mas com um bom toque de pavor. Eu já Read more

Franquias rentáveis em Portugal, saiba quais são

Franquia rentável é aquela que atende às necessidades e expectativas dos franqueadores, franqueados, consumidores, fornecedores, sócios, investidores, clientes e parceiros. Read more

Investir em Portugal dá direito a visto de residência?

Uma pergunta bastante recorrente para quem está em busca de morar fora do Brasil é se investir em Portugal dá Read more