Cluster em Portugal – Qual a melhor região para o seu segmento de empresa em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 11min

Postado em 9 de março de 2021 / ,
Compartilhe:

Quando falamos de Cluster, o que vem a sua mente? Bem, caso você seja de tecnologia, irá logo imaginar a solução criada pela IBM há décadas para otimizar a utilização de grandes servidores alocando eles em espaços comuns, certo?

Desta organização, era possível conseguir bons resultados de economia de recursos, energia, ar condicionado e, ainda, alocação de profissionais para a manutenção dos hardwares. Destes primeiros movimentos começamos a ver por todo o mundo grandes estruturas dos chamados Data Centers. 

A indústria, no entanto, trouxe para nós em décadas recentes um novo modelo de organização das companhias, que logo teve desdobramentos nos mais diversos setores. Um cluster, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local.

Elas colaboram entre si e, assim, tornam-se mais eficientes. Este conceito foi popularizado pelo economista Michael E. Porter, em 1990, em seu livro Competitive Advantages of Nations, em português, As vantagens competitivas das nações.

A cooperação entre empresas tem aumentado exponencialmente e proliferado por inúmeras áreas de negócios. Para a formação de um cluster em determinada região, sempre deve ser levado em consideração a facilidade logística para os produtos ou serviços ali produzidos.

Abundância de ativos logísticos e de recursos naturais. Veja, por exemplo, que um cluster de fábricas de alimentos precisa que o local onde será instalado tenha boas fontes de água. Caso contrário, não faria sentido a instalação. 

Este fenômeno tem tido uma maior evolução nas pequenas e médias empresas com limitada disponibilidade de recursos, sejam eles financeiros, tecnológicos ou ainda ligados à cadeia de produção e mão de obra humana. 

Portugal, por sua vez, adotou como modelo de desenvolvimento econômico a organização em clusters. Desta maneira, qual seria a melhor região para seu segmento de empresa em Portugal? Bem, ao longo deste artigo, quero falar sobre diversos clusters existentes em Portugal e aprofundar nos mais importantes para ajudá-lo em sua decisão. 

Recentemente, escrevemos um artigo para também auxiliá-lo em relação à aderência ou não do seu negócio em Portugal. Segue link para sua leitura.

https://www.atlantichub.com/2020/04/28/seu-produto-ou-servico-tem-mercado-em-portugal/

 

 

QUAIS SÃO OS CLUSTERS EXISTENTES EM PORTUGAL?

Portugal tem duas dezenas de clusters ao longo do país. Cinco deles, porém , merecem destaque especial. Mas vou comentar rapidamente os demais para que esteja em seu radar outras possibilidades que existem também.

Cluster automobilístico: Focado em empregos do segmento, oferece boas oportunidades e está em expansão nos últimos anos;

Cluster de calçados e moda: Importante segmento que tem se aproveitado da indústria 4.0 para se destacar;

Cluster da indústria Petroquímica: Grandes companhias fazem parte deste cluster gerando uma cadeia importante de indústrias e prestadores de serviços;

Cluster de agrofood: Destaca-se a região do Fundão com seu potencial para o agribusiness neste segmento;

Cluster health: Grandes centros de tratamento e pesquisa aliados a uma rede de universidades garantem para Portugal inovação e tecnologias neste setor;

Cluster vinha e do vinho: Importante pilar da economia portuguesa tem merecida organização e destaque. 

Existem outros clusters em Portugal, tais como Recursos Minerais, Smart Cities, Habitat Sustentável, Plataforma Ferroviária e ainda Produtech, compreendem os setores que têm sua organização norteadas pela metodologia dos clusters. 

Outros cinco clusters merecem mais informações e destaques para as regiões que os compreendem por serem os segmentos mais procurados por brasileiros em Portugal. 

QUAL A MELHOR REGIÃO PARA SEU SEGMENTO EM PORTUGAL?

Você conheceu os principais clusters existentes hoje em Portugal e sua distribuição. Destaco o trabalho do importante órgão IAPMEI na promoção e desenvolvimento das regiões.

Gostaria de destacar os cinco clusters mais procurados por brasileiros. Quando digo que são os mais procurados, destacam-se por serem áreas onde cada ano percebemos o aumento de brasileiros interessados em empreender. 

Um artigo recente nosso também auxilia sua busca e aprofundamento em relação às melhores regiões para empreender em Portugal. Segue para sua leitura:

https://www.atlantichub.com/2020/11/23/portugal-para-empresas-brasileiras-oportunidades-alem-de-porto-e-lisboa/

Cluster TICE – Região Lisboa: 

Este tem sido, para nós da Atlantic Hub, o principal cluster de interesse de empresas brasileiras. Desde negócios ligados ao desenvolvimento de sistemas, tecnologia da informação ou ainda, hunting de profissionais, temos percebido um crescimento importante no número de empresas brasileiras em Portugal.

Lisboa com sua grande concentração de espaços para empresas de tecnologia e ainda com grande quantidade de mão de obra, atraem estrangeiros e brasileiros para morar e trabalhar na cidade. As universidades, por sua vez, fazem parte da estrutura oferecendo formação.

Programas de incentivos e o Web Summit despontam como grandes atrativos e transformam cada dia mais Lisboa como um enorme hub de inovação. 

Sobre tecnologia, escrevemos recentemente um material para ajudá-lo a aprofundar o tema, 

https://www.atlantichub.com/2020/09/23/mercado-de-ti-em-portugal-tendencias-e-oportunidades/

Cluster Engineering & Tooling – Região Porto:

O setor metal mecânico, bem conhecido por nós brasileiros, tem forte presença na região de Porto. Importantes indústrias e empresas de serviços têm acesso a recursos para suas operações e expansões. 

Setor tradicional também na geração de emprego conta nesta importante região de Portugal com bom acesso e condições de atuação. 

Cluster AED – Região Évora:

Mais de 400 milhões de euros em exportação apenas no último ano destaca este segmento como um importante ativo da economia portuguesa. Com empresas importantes no mundo como a Embraer do Brasil, Portugal atrai ano após ano mais empresas para seu cluster.

Grandes oportunidades na prestação de serviços geram possibilidades para novas empresas e novos players. 

Cluster do Mar – Região Leria:

Portugal tem o oitavo maior espaço marítimo do mundo. Sua indústria de exportação de serviços neste segmento cresce ano após ano. 

Com grandes incentivos governamentais bem como oportunidades residem neste segmento.

Cluster Turismo – Região Algarve:

Com 7% da economia, este cluster apresenta forte dinamismo econômico para Portugal. Tendo como ativos culturais o país inteiro, Portugal é um dos destinos mais visitados do mundo. 

Sua beleza e história reforçam esta vocação. Alimentado pelo turismo, o segmento de alimentação conhecido por lá como restauração conta com grande número de empresas e diversidade.

Ligado a economia criativa, este segmento é uma das prioridades para o estado portugues. Estar empreendendo neste segmento é contar um conjunto forte de ações e oportunidades. 

 

 

A MELHOR REGIÃO PARA SEU SEGMENTO EM PORTUGAL PRECISA ESTAR ALINHADO COM SEU PROJETO DE VIDA

Vale cada dia de planejamento quando estamos falando em construir nosso projeto de vida. Bem além da melhor região para seu segmento em Portugal, é combinar e alinhar com todos que são importantes para você, seu sonho de construir uma vida em Portugal.

Recentemente, escrevi um artigo bem interessante sobre este tema, compartilho com você o link abaixo:

https://www.atlantichub.com/2020/12/15/ja-combinou-com-sua-familia-sobre-morar-em-portugal/

Planeje, estude, faça análise de aderência do seu negócio conosco. Alinhe com a família, mas saiba que muito além de viver de desejos, é importante viver de conquistas. 

Para conquistar, precisamos agir. Precisando de ajuda, conte conosco.

Se quiser falar comigo, segue meu contato.

https://materiais.atlantichub.com/seu-produto-ou-servico-tem-mercado-em-portugal

Forte abraço e até o próximo conteúdo. 

 

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Portugal: O vale do silício da tecnologia da Europa

Quando é mencionada a região do Vale do Silício, lembramos imediatamente do estado da Califórnia nos EUA. A região fica Read more

BEM MAIS QUE UMA TAPIOCA

Caminhar por Lisboa e utilizar o seu sistema de transporte é sempre uma atração turística. A cidade não preserva seus Read more

Portugal se abre totalmente aos brasileiros. Você está preparado?

Portugal anunciou em setembro de 2021 que está novamente abrindo suas fronteiras aos brasileiros de forma total. Como já é Read more

Que tipos de negócios abrir em Portugal?

A princípio as diferenças culturais entre Brasil e Portugal podem parecer um impeditivo para que o brasileiro pense em abrir Read more