5 razões para comprar uma franquia em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 8min

Postado em 18 de março de 2021 /
Compartilhe:

O franchising é um dos tipos de modelo de negócio em rede que atraem muitos empreendedores, em especial os brasileiros, pois traz uma segurança e uma certa tranquilidade em investir em um negócio já testado e estruturado. 

Além disso, com esse modelo de negócio, o empreendedor inicia a sua jornada em um novo país, com apoio e suporte da franqueadora que já desbravou a região, adquiriu o know-how, ajustou a operação, conheceu o mercado local, perfil do público-alvo e os seus diferentes aspectos culturais, entre outras coisas. Você compra o pacote completo e dedica-se integralmente no seu negócio, na sua franquia. 

Em Portugal, especificamente, o modelo de negócio de franquia é muito bem recebido, sendo que, segundo os dados do último censo do Franchising de 2018, feito pela Associação Portuguesa de Franchising, já existem mais de 528 marcas franqueadas no país, de diversos segmentos, modelos de gestão e volume de investimento. 

Em suma, o país está cada vez mais aberto e receptivo a esse tipo de investimento. No entanto, com tanta oferta no mercado é extremamente normal ter dúvidas sobre qual setor investir (https://www.atlantichub.com/2020/12/22/qual-melhor-setor-para-investir-em-franquia-em-portugal/), ou se vale mesmo a pena comprar uma franquia em Portugal. 

Então, fique tranquilo, pois neste artigo nós vamos ajudá-lo. Confira abaixo e boa leitura!

Razões para você comprar uma franquia em Portugal

 

1.Ter o seu próprio negócio e não estar sozinho nessa jornada

Um dos primeiros motivos para você comprar uma franquia em Portugal é, com certeza, a possibilidade de entrar no mercado europeu por meio do país lusitano, que funciona como porta de entrada para o continente. 

Se você se considera um empresário com um mindset internacional e aberto a novas experiências e a ter o seu próprio negócio, definitivamente a franquia é um ótimo modelo de negócio para isso. 

A franquia traz a segurança que você precisa no início aliado a essa experiência fora do país. Você terá a possibilidade de viver em outro país, aprender outra cultura e viver o mundo dos negócios europeu com a facilidade de Portugal falar o mesmo idioma do Brasil. 

Claro que você também terá que passar pelo processo de aculturamento, pois para gerir a sua franquia, você não poderá fazê-lo com o mindset brasileiro. E é aqui que a Atlantic Hub te ajuda, com o serviço ideal para o seu processo.

 

 

2.Visto de Empreendedor e viver legalmente na Europa:

A segunda razão para comprar uma franquia em Portugal está conectada com o primeiro motivo que falamos anteriormente: a possibilidade do empresário obter um visto de permanência no país por meio do visto de empreendedor. 

O investimento feito na franquia com o objetivo de viver em Portugal é o resultado perfeito para quem busca uma forma de permanência legal no país, pois irá aliar o trabalho com a experiência internacional de viver na Europa. 

O visto de empreendedor também traz a tranquilidade de poder entrar e sair do país com maior facilidade, já que permite que você tenha um título de residência que concede este privilégio. 

De fato, durante o período incerto em que vivemos da pandemia, poder ter um título legal de permanência no país, traz uma segurança extra para gerir o seu negócio.

 

 

3.Diversos Modelos de Negócios de franquia para escolher:

A terceira razão que os investidores devem saber é que Portugal não possui uma Lei do Franchising. A regulação do setor das franquias é feito por meio da lei comercial, mais especificamente, por meio da Lei da Agência em que aplica-se de forma análoga para o franchising. 

Aliado a esta lei, temos o Código Deontológico Europeu, que nada mais é do que um código de boas condutas para o franchising, não possui força jurídica, sendo somente um guia de conduta. 

Essa aparente falta de legislação específica para o modelo de negócio do franchising abre uma ampla margem de discricionariedade para os empreendedores realizarem os seus negócios, pois temos modelos de franquia de utilização de marca, ou de distribuição de produtos, de e-commerce, de plataformas, em que podemos, mesmo assim, falar de franchising. 

Sendo assim, o franqueador tem uma ampla margem de abertura para adaptar legalmente o seu negócio às diversas formas jurídicas disponíveis, justamente pela abertura legal que acaba por existir no mercado de franquias no país. 

Tudo isso também abre margem para negociação na hora da compra da franquia. Lógico que a falta de legislação tem as suas desvantagens, e é por isso que a Atlantic Hub possui o Atlantic Franchising, onde iremos auxiliá-lo a escolher o melhor contrato e saber exatamente o que está sendo contratado ao comprar a franquia.

 

 

4.Seu Know-how e expertise brasileira fará toda a diferença:

O quarto motivo que irá fazer com que você invista o seu dinheiro em comprar uma franquia em Portugal já faz parte de ti! É a sua bagagem dentro do mercado brasileiro. 

Apesar do mundo dos negócios na Europa ser completamente diferente de do que temos no Brasil, o fato de vir de um país muito grande, acelerado, que está 24 horas ativo, faz com que você tenha uma visão e uma forma ímpar de gerir os seus negócios, e que só irão contribuir para uma melhor performance na gestão da sua franquia em Portugal.

Apesar das franquias estarem ganhando espaço no país, o franchising é recente e tem muito a crescer. É muito importante entender que Portugal sabe, sim, fazer franchising, mas de maneira muito diferente da do Brasil. Por isso, se o futuro franqueado quer utilizar de forma positiva a sua bagagem brasileira, Portugal é um ótimo país para começar por o fazer.

 

 

5.Incentivos do Governo Português:

O quinto e último motivo, mas não menos importante, são programas incentivos que o Governo concede para o empreendedorismo. 

Portugal é um país em que a economia gira muito em torno do comércio, turismo e serviços, sendo por isso que concede diversos incentivos financeiros, fiscais e de trabalho nos primeiros anos do seu negócio. Com uma boa consultoria, pode ter certeza, que o seu investimento terá retorno e que você será bem recebido no país!

Depois desses motivos todos, não há desculpas para não começar a pensar em comprar uma franquia, ainda mais sabendo que a Atlantic Hub estará sempre pronta para ajudar!

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Por que empresários brasileiros estão migrando suas empresas dos E.U.A para Portugal?

Era um dia ensolarado em Orlando. Aquele Sol que conhecemos bem no Brasil. Intenso a ponto de queimar uma pele Read more

5 franquias de sucesso e o que aprender com elas

O olhar para o outro negócio é sempre muito interessante, perceber o seu percurso e sua estratégia tornam-se uma mais Read more

Portugal como porta de entrada para a Europa

Era uma tarde de Sol forte em Lisboa e apenas o fato de ter que ficar dentro do metrô já Read more

Um guia completo para viver em Portugal 2021

A expectativa era enorme durante o ano de 2020 em torno das novas alterações na lei de nacionalidade para descendentes Read more