5 franquias de sucesso e o que aprender com elas

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 8 de abril de 2021 / ,
Compartilhe:

O olhar para o outro negócio é sempre muito interessante, perceber o seu percurso e sua estratégia tornam-se uma mais valia para a escolha de uma franquia de sucesso. Por isso, na visão empreendedora, estar atento aos cases que trouxeram um bom retorno, é extremamente enriquecedor, o fazer benchmarking, ver o que dá certo e o que dá errado nos permite ter um conhecimento muito mais apurado no momento de escolha da sua franquia. 

Neste artigo vamos listar 5 franquias de sucesso em Portugal para você, futuro franqueado, que quer comprar uma franquia e não sabe por onde começar diante uma diversidade de marcas, modelos de gestão, produtos e serviços. Pesquise e pesquise muito!

Estudar, entender as franquias de sucesso, suas estratégias, forma de comunicação com seus clientes, ou seja, aprender por meio da experiência de outros empreendedores, faz toda a diferença na compra de uma franquia e até, quem sabe, ficar com vontade de franquear o seu negócio (para saber mais sobre como franquear a sua marca, leia também: https://www.atlantichub.com/2021/01/29/como-franquear-a-minha-marca-em-portugal/).

As franquias são um modelo de negócio inovador, formatado e testado, que trazem a oportunidade ao empreendedor de ter o seu próprio negócio, com todo o suporte e segurança de uma franquia. 

Apesar do franqueador entregar todo o “pacote” de manuais da marca, operação, RH, entre outros, o franqueado é que dará o “tom” da sua gestão. Aqui está um dos grandes desafios do franqueador e franqueado: manter a identidade da marca e ter uma operação eficiente que gere retorno para ambos. 

O que é uma franquia de sucesso?

Aqui faço uma pergunta: o que é uma franquia de sucesso? A pergunta por si só traz diversas reflexões!

Uma franquia de sucesso é aquela que dá um retorno financeiro mais rápido? Ou por outro lado, o sucesso da franquia é ditado pelos dias que o dono do negócio tem que ir trabalhar – muitos perguntam se ao comprar uma franquia terão que trabalhar aos sábados, por exemplo. 

Enfim, a resposta não é unânime e extremamente subjetiva, porém nós podemos identificar alguns fatores que contribuem para um melhor sucesso das franquias. 

 

 

No que consiste o sucesso?

A Associação Brasileira de Franchising já divulgou diversos estudos em que eles levam em consideração fatores como o valor total do investimento e o faturamento anual, aliados ao número de unidades por marca para chegar no resultado das melhores franquias. 

Esses elementos de comparação são mais objetivos e trazem um resultado mais pragmático, mas será que franquias de sucesso se resumem a esses elementos?

Lembre-se que uma franquia de sucesso não deve ser medida apenas pelo número de cupons vendidos ou somente analisando o DRE (Demonstração de Resultados) e seu plano de negócio pelos próximos 5 anos. Com certeza, é uma análise arriscada. 

Uma franquia de sucesso também é aquela focada nas inovações do mercado e sempre preocupada em estar atualizada, pois isso trará mais adaptabilidade ao negócio e consequente retorno financeiro. 

Ela possui um mindset inovador que acompanha as tendências do mercado (mudanças de hábito do consumidor, perfil de consumo, novas necessidades, tecnologia, e efetividade na gestão da operação), ou seja, ela deve estar próxima ao seu franqueado e transitar muito bem no ecossistema do franchising. 

A franquia de sucesso também deve estar presente no mundo virtual e no mundo físico (loja física), sendo que o cliente deve transitar por esses dois planos, chamamos de Omnichannel.  A marca deve estar bem presente em ambos de forma única. Por isso, as mudanças devem ser rápidas e os franqueados devem utilizar essas ferramentas a seu favor. A cultura digital deve estar presente na estratégia da franqueadora. 

Portanto, ao escolher uma franquia deve-se levar em consideração todos esses aspectos, sem esquecer de escolher aquela franquia que está alinhada com os seus valores e com o que você acredita. Alinhe as suas expectativas, e não esqueça de um bom planejamento! (http://www.atlantichub.com/2020/12/22/qual-melhor-setor-para-investir-em-franquia-em-portugal/

Para elucidarmos essas questões, existem várias franquias em Portugal que estão consolidadas no mercado, como por exemplo: a REMAX, a Luzzo Pizzaria, a Portugália, o My Auchan, e a Nata Lisboa.  

Depois dessas informações todas, ficou com vontade de adquirir uma franquia? Venha falar conosco que o time da AtlanticHub Franchising (http://www.atlantichub.com/2020/10/20/o-que-tenho-que-saber-antes-de-comprar-uma-franquia-em-portugal/) que iremos ficar mais do gratos em ajudá-lo! O que está à espera?

 

Quer levar sua empresa para Portugal

 

Sobre a autora

Fernanda Borges Esposito, formada em Gestão com MBAs em Gestão de Negócios & Empreendedorismo e Trade Marketing pela BI International Business School, e especializações em Marketing e Gestão de Terceiro Setor. Executiva com mais de 20 anos que desenvolveu e liderou projetos e iniciativas inovadoras com foco em Internacionalização, Planejamento Estratégico, Marketing, Retalho, Franchising, Sustentabilidade e Empreendedorismo social no Brasil e no exterior. Fez parte do comitê de sustentabilidade da NRF em Nova York (National Retail Federation), bem como fez parte do comitê de criação dos indicadores de sustentabilidade para franquias do Instituto Ethos. É sócia fundadora da 2Luck, empresa de consultoria de novos negócios e internacionalização, em Portugal, com metodologia própria aplicada em empresas de diversos segmentos e Head of Franchising da Atlantic Hub. É palestrante e formadora nos cursos da APF – Associação Portuguesa de Franchising e mentora no Programa Google for Startups Accelerator. Foi também vencedora do prêmio “Franchising de Baixo Carbono” pela ABF- Associação Brasileira de Franchising e do Prêmio Internacional do programa Exportação de Frutas Brasileiras em conjunto da Apex. 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Carreira de TI em Portugal: Visto, empreender e muito mais

A realidade que vivemos hoje no universo da tecnologia é que faltam profissionais em todos os cantos do planeta. No Read more

Conhecer bem o mercado é essencial para sobreviver em Portugal

Caminhando dias destes pelas ruas de Lisboa, entrei numa situação interessante, mas com um bom toque de pavor. Eu já Read more

Franquias rentáveis em Portugal, saiba quais são

Franquia rentável é aquela que atende às necessidades e expectativas dos franqueadores, franqueados, consumidores, fornecedores, sócios, investidores, clientes e parceiros. Read more

Investir em Portugal dá direito a visto de residência?

Uma pergunta bastante recorrente para quem está em busca de morar fora do Brasil é se investir em Portugal dá Read more