Por que empresários brasileiros estão migrando suas empresas dos E.U.A para Portugal?

Tempo estimado de Leitura: 11min

Postado em 13 de abril de 2021 /
Compartilhe:

Era um dia ensolarado em Orlando. Aquele Sol que conhecemos bem no Brasil. Intenso a ponto de queimar uma pele branca em poucos minutos. Olhando para o céu aquele azul lindo que encanta mas também guarda as famosas tempestades. 

Se em São Paulo estamos acostumados com um alagamento ou outro que pode carregar nossos carros, em uma boa tempestade na Flórida, se você não ficar esperto a companhia que você pode ter no seu quintal é nada mais nada menos do que um aligator. Acredito que você lembre da imagem da boca aberta do primo brasileiro jacaré. Não posso dizer que esse é um vizinho muito adorável. 

Ao lado da piscina em um condomínio bem pertinho da Disney, eu passava com minha família mais uma jornada de férias em Kissimmee. Já estávamos acostumados com este momentos. Experiência bacana para as crianças conhecerem a cultura americana. Ficávamos uma boa temporada por lá e experimentávamos o que era morar nos EUA. 

Os prestadores de serviços nos EUA são muito comuns. Tem uma empresa especializada para cada coisa que você possa imaginar. De limpar o estofado a chaminé da lareira. Tem empresa para tudo. 

Naquela linda tarde quente de Sol, além de tomar uma deliciosa bud light mega gelada debaixo dos 36 graus, eu recebi para a limpeza semanal da piscina da minha casa um brasileiro empreendedor nos EUA. 

Já conversara com ele em outros momentos. Mas naquele em especial, em função do cansaço que ele demonstrara, nossa conversa foi mais longe. Seus olhos profundos e escuros me deixaram preocupado. Sua face parecia entristecida e não consegui deixar de perguntar o que havia acontecido. 

 

 

O SONHO AMERICANO É PARA MUITOS A NOVA PRISÃO 

Muitos empresários brasileiros estão levando suas empresas dos EUA para Portugal. Temos visto isso acontecer nos últimos anos. Mas o que aquele profissional que empreendia nos EUA iria contar para mim, transformaria minha visão sobre os EUA.

Perguntei a ele o que havia acontecido. Os minutos seguintes pareciam como uma faca cortando minha pele. Trabalhando extenuantes 60, 70 ou às vezes 80 horas semanais, ele estava simplesmente esgotado. Sem sangue no rosto, sem cor na pele, completamente exaurido de energias e condições físicas.

Para quem já caminhou mais de 500 quilômetros em 21 dias como eu, sei bem o que é estar exaurido de energias. Naquele dia, ouvi mais uma vez o relato do sonho americano como uma prisão para muitos brasileiros. 

Engenheiro formado em uma bela universidade em São Paulo, migrou ilegalmente para os EUA há cinco anos. Deixou uma boa situação em São Paulo em busca de segurança e melhores condições de vida para ele e sua família. 

Claro que boa parte disso ele realmente tinha conquistado, mas a que preço? Bem, minha reflexão com ele naquele mesmo instante foi: caro amigo, sente aqui ao meu lado, tome uma bud light e vamos conversar um pouco. 

O Sol não dava trégua e minha piscina continuaria suja. Porém a conversa com este meu novo amigo renderia a ele e a mim algumas das mais incríveis possibilidades que já tive. Podemos muito mais do que limparmos piscina nos EUA. 

Sim, existe uma oportunidade na América. Mas ela cobra um preço muito alto para ser pago em uma vida. Acredito que assim como eu, você quer para você e sua família segurança, boa educação para os filhos, oportunidades, mas também quer ter tempo para poder viver. 

Esse é o ponto fundamental. Trabalhamos demais e isso é fato. Tenho a impressão muitas vezes que por não compreender o todo, mergulhamos no tal sonho americano e muitos acabam entrando em uma prisão pior do que as casas cheias de grades das casas nas grandes cidades do Brasil. 

Existe saída para isso! Enxugue o suor do rosto, limpe seus olhos e veja além da cortina de más notícias. Muitos empresários brasileiros estão levando suas empresas dos EUA para Portugal e quero que você seja mais uma a fazer isso. Por que? Por que vale a pena viver! 

 

 

SUA NOVA EMPRESA ESTÁ EM PORTUGAL

Quero que entenda que não estamos diante de um Éden na Terra. Portugal tem suas mazelas e que fique claro aqui que não são poucas. Porém os anos nos ensinaram que é o melhor lugar do mundo (nossa metodologia prova isso), para um brasileiro abrir sua empresa.

Neste artigo, explico porque empreender em Portugal é uma oportunidade para brasileiros:

https://www.atlantichub.com/2020/08/14/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-empreender-em-portugal-sendo-brasileiro/

Mas seria bem fácil ficar escrevendo centenas de palavras com argumentos sobre o porquê empresários brasileiros estão saindo dos EUA e migrando para Portugal. Quero porém dar apenas alguns nomes de empresas brasileiras que optaram em internacionalizar de Portugal para o mundo.

A lista é imensa, mas alguns nomes são muito conhecidos por nós. A indústria gaúcha WEG construiu uma imensa fábrica para atender a Europa de Portugal. A Embraer, em São Paulo,  montou uma grande área de produção em Évora para justamente ter sua base regional na Europa. 

Talvez você possa estar pensando “bem, se estas são empresas grandes..” Não, meu caro amigo, somos centenas de empresários que estão com suas bases em Portugal e não nos EUA. Alguns dos nossos clientes podem também ajudá-lo a construir a sua visão de que, sim, Portugal é o seu destino mais certeiro.

A Eunos (https://www.eunos.com.br/), do empresário Antônio Rezende, começou sua operação em Portugal no segmento da construção civil, porém muito mais do que abrir sua empresa, Antônio mudou com a família e está construindo uma nova vida aproveitando o mercado em expansão e as oportunidades de investimento neste segmento.

Adriano Sforcini, da agência Bauc (https://bauc.ag/), também levou uma filial da agência de São Paulo para Portugal e tem cliente após cliente conquistando seu lugar ao Sol e comemorando cada conquista com um bom vinho nacional! 

As histórias são muitas, e recentemente escrevi um artigo onde explico que abrir uma empresa em Portugal tem que ter como princípio de tudo a dinâmica de combinar com a família. Esqueça as histórias de passar a fronteira com coiotes para os EUA. Como empresários, somos bem recebidos em Portugal.

Este artigo aprofunda o tema central de um projeto para Portugal, sua família. 

https://www.atlantichub.com/2020/12/15/ja-combinou-com-sua-familia-sobre-morar-em-portugal/

Gostaria que você refletisse bem o que vou dizer. Temos diante de nós sempre duas opções. Quando estamos falando em abrir uma empresa em outro país, podemos ser iludidos pelo sonho americano. 

Neste sonho americano que enfiaram na nossa mente, a única coisa que penso são as casas enormes lotadas de lixo que nutrem a nossa mente para querer. Transformam nossa alma em uma máquina de acumular a destruição do planeta, em contrapartida de consumirem nosso tempo, saúde e vida. 

Ou seja, ter qualidade de vida, tempo para a família e conquistar um lugar ao Sol onde outros estejam com os mesmos projetos que você. Vivendo com segurança, bem-estar, saúde e educação de graça. 

A escolha é sua, mas se precisar de ajuda para algo, conte comigo! 

Se quiser levar sua empresa para Portugal, fale com a Atlantic Hub.

 


Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Carreira de TI em Portugal: Visto, empreender e muito mais

A realidade que vivemos hoje no universo da tecnologia é que faltam profissionais em todos os cantos do planeta. No Read more

Conhecer bem o mercado é essencial para sobreviver em Portugal

Caminhando dias destes pelas ruas de Lisboa, entrei numa situação interessante, mas com um bom toque de pavor. Eu já Read more

Franquias rentáveis em Portugal, saiba quais são

Franquia rentável é aquela que atende às necessidades e expectativas dos franqueadores, franqueados, consumidores, fornecedores, sócios, investidores, clientes e parceiros. Read more

Investir em Portugal dá direito a visto de residência?

Uma pergunta bastante recorrente para quem está em busca de morar fora do Brasil é se investir em Portugal dá Read more