Franquias rentáveis em Portugal, saiba quais são

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 29 de abril de 2021 /
Compartilhe:

Franquia rentável é aquela que atende às necessidades e expectativas dos franqueadores, franqueados, consumidores, fornecedores, sócios, investidores, clientes e parceiros. Tem que ser um bom negócio para todos os stakeholders, com cultura consolidada, conceito e propósito claros, pessoas engajadas e liderança comprometida. 

Vamos dar algumas dicas de como perceber se uma franquia é rentável;

Ter uma gestão financeira profissional, fluxo de caixa e DRE: Ter uma gestão financeira profissional significa ter um bom acompanhamento dos seus recursos financeiros e é essencial para ter um maior controle das suas decisões e como podem afetar o futuro da franquia. 

Tanto o fluxo de caixa como o DRE – Demonstrativo de Resultados são indicadores importantes que respondem se a franqueadora está indo bem ou não, demonstram o seu o potencial de geração de receita e a rentabilidade do negócio. São premissas importantes que ajudam na tomada de decisão. 

 

 

Entenda bem o valor do Investimento x taxa de retorno x Tempo de retorno

Ter uma franquia rentável é o sonho de todo empreendedor, afinal, escolher um negócio rentável e lucrativo pode trazer ótimos resultados para quem quer ser inovador e investir pouco. 

Para isso é necessário entender a relação entre o volume de investimento da franquia, qual a sua taxa de retorno e quanto tempo leva para chegar no ponto de equilíbrio.

Tomando como base essa premissa, em Portugal temos as franquias Low Cost ou “de baixo investimento”, que apresentam as mesmas características, mas que se diferenciam no volume de investimento, que representam um montante até 20 mil euros. 

Essas franquias são consideradas extremamente atrativas, pois trabalham com modelos mais enxutos, recebem todo o apoio e suporte do franqueado e o investimento é baixo. Elas são caracterizadas por serem lojas que necessitam de um arranjo financeiro menor. 

O mercado de Franchising português se torna atrativo e rentável uma vez que possibilita grandes marcas a criarem diversos formatos para que consigam promover o empreendedorismo de diversos níveis de investimento, oferecendo boas oportunidades de franquias rentáveis de marcas credíveis e já consolidadas no mercado. 

Sobre este ponto, ressalto que não há nenhuma diferença nas características do modelo de negócio do franchising, portanto, o futuro franqueado no momento da escolha da sua franquia, faça as mesmas exigências, avalie com critério, muita análise e estudo. 

O nosso produto MarketFit Franchising poderá ajudá-lo nesse estudo de adaptabilidade da sua marca. Para mais informações: https://www.atlantichub.com/2019/10/30/o-porque-do-market-fit/

Outra premissa que deve constar na agenda das franquias mais rentáveis é a localização, o ponto comercial. O estudo de geolocalização para entender o potencial de consumo daquela região, o perfil dos moradores, idade, fluxo de pessoas e o valor da renda média. 

É uma vantagem competitiva e um diferencial da marca que impacta diretamente em sua rentabilidade. A Atlantic Hub possui esse serviço e poderá ajudá-lo a fazer esse estudo. Para mais informações: http://www.atlantichub.com/2020/10/20/o-que-tenho-que-saber-antes-de-comprar-uma-franquia-em-portugal/ 


Alguns exemplos de franquias de baixo custo em Portugal é a House 360, que atua no segmento de obras e remodelação e é composta por uma equipe de profissionais e rede de parceiros com grande experiência em manutenção, remodelação e construção de raízes. Seu valor inicial é de 5.000 euros!

Outro exemplo de franquia rentável, com um investimento relativamente baixo, é a Telepizza. Uma franquia espanhola com mais de 30 anos de história e que tem 127 unidades, sendo que 47 lojas são próprias e 80 delas franquias. É uma marca com uma presença forte no mercado e que possui uma marca consolidada e preço atrativo. Seu valor inicial de entrada é de 20.000 euros e os royalties são de 5%.

Assim como essas, existem outras com investimento inicial de até 10.000 euros, elas são: a seguradora Tranquilidade, a franquia de reformas Querido Mudei a Casa, e a Pão em Casa.

Além disso, a adequação dentro do segmento de atuação com o formato do negócio, é essencial, pois com os novos formatos de franquia, como as franquias de venda direta e a darkness kitchen, por exemplo, podem surgir novos tipos de negócio. 

Ademais, existe uma tendência de uma economia compartilhada, principalmente com a pandemia, pois houve essa colaboração dentro do ecossistema do franchising que acabou por rentabilizar os custos da parte de logística e operação das franquias.

Com todos esses fatores equacionados e alinhados com as expectativas do franqueado, sua franquia será mais atrativa, pois será considerada mais rentável. A sua franquia agregará valor de mercado ao investimento do dono daquela loja. Vai se tornar uma marca desejada tanto para os consumidores como para futuros franqueados.

 

 

Sobre a autora

Fernanda Borges Esposito, é formada em Gestão com MBAs em Gestão de Negócios & Empreendedorismo e Trade Marketing pela BI International Business School, e especializações em Marketing  e Gestão de Terceiro Setor. Executiva com mais de 20 anos que desenvolveu e liderou projetos e iniciativas inovadoras com foco em Internacionalização, Planejamento Estratégico, Marketing, Retalho, Franchising, Sustentabilidade e Empreendedorismo social no Brasil e no exterior. Fez parte do comitê de sustentabilidade da NRF em Nova York (National Retail Federation), bem como fez parte do comitê de criação dos indicadores de sustentabilidade para franquias do Instituto Ethos. É sócia fundadora da 2Luck, empresa de consultoria de novos negócios e internacionalização, em Portugal, com metodologia própria aplicada em empresas de diversos segmentos e Head of Franchising da Atlantic Hub. É palestrante e formadora nos cursos da APF – Associação Portuguesa de Franchising e mentora no Programa Google for Startups Accelerator. Foi também vencedora do prêmio “Franchising de Baixo Carbono” pela ABF- Associação Brasileira de Franchising e do prêmio Internacional do programa Exportação de Frutas Brasileiras em conjunto da Apex. 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Os erros mais comuns na internacionalização de empresas

Como tem sido interessante estudar os diversos segmentos de negócios no Brasil para internacionalizar para o mundo através de Portugal. Read more

Afinal, o que é o Franchising?

Afinal, o que é o Franchising? Aqui vai uma breve história Se você é brasileiro, muito provavelmente, pela influência americana, Read more

O que é e como funciona o desalfandegamento em Portugal?

Você sabe o que significa o termo desalfandegamento? A palavra é longa e tem tudo a ver com a exportação Read more

Conhecendo o Bacalhau que tanto amamos

Bem, começo este artigo dizendo que sou um apreciador deste prato. Comer um bacalhau com frequência, confesso que é um Read more