Como o marketing digital pode alavancar sua empresa em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 10min

Postado em 27 de maio de 2021 /
Compartilhe:

O EQUILÍBRIO ENTRE O DIGITAL E A VIVÊNCIA NO MUNDO FÍSICO

Com a reabertura gradual do mercado em Portugal, depois desse período mais desafiador, entramos em um fluxo de maior positividade que nos apresenta um caminho de muita esperança. O movimento está de volta às ruas. Nos restaurantes e suas esplanadas, lojas, centros comerciais, escolas, coworkings e escritórios estão com aquela boa sensação de atividade. Lógico que todas as medidas de segurança continuam a ser prioridade para que essa fase positiva continue, com responsabilidade, distanciamento e os mesmos cuidados com a higiene.  

Existem relatos e estudos das autoridades de saúde portuguesas, que prevêem uma estabilidade e controle total da pandemia até setembro. Até o regresso da Fórmula 1 para Portugal, tanto em 2020 quanto agora em 2021 aconteceu relacionado a esses fatores de maior segurança sanitária. Com toda essa perspectiva, nos abre também uma necessidade cada vez mais urgente de acompanhar esse dinamismo e a vontade das pessoas em voltar a consumir. Ainda que muito crescimento aconteceu na adaptação para as compras online. No entanto, resgatar alguns hábitos, como sentar em um charmoso café de Lisboa e apreciar um singelo pastel de nata, nos trará novamente ao equilíbrio entre o virtual e o físico.

Nesse contexto, algumas ações construídas através do marketing digital, são como ferramentas poderosas para expandir as oportunidades de negócios, atuar de forma mais eficiente para atrair o cliente correto e alavancar sua empresa em Portugal. 

  

MARKETING DE CONTEÚDO, PERSONA E AUTORIDADE

Antes de falar sobre as ferramentas, é necessário entender que a construção dessa relação, envolve outros fatores como ter uma comunidade mais coerente e inclinada a fechar negócios com sua empresa. 

Abordamos um pouco desse tema no artigo sobre Empatia e presença digital da sua marca em Portugal, para complementar sua leitura.

Estabelecer essa empatia é um dos fatores importantes para criar uma base de clientes que realmente acompanharão seus conteúdos e suas campanhas. Conhecerão muito mais sobre as soluções e terão mais chances de comprar. 

Para este estágio na ordem de ações a serem tomadas, digamos que é o ponto de partida de toda a estratégia. Entender para quem essa comunicação será oferecida. Em qual estágio essas pessoas percebem sobre a autoridade da minha empresa sobre o assunto em questão. Bem como, o quanto dos valores da minha empresa estão diretamente ligados aos propósitos desta comunidade de seguidores. Ou seja, se a sua audiência é correta para os seus objetivos e se, o seu conteúdo está alinhado com o que ela busca. 

COMO CHEGAR NO SEU CLIENTE IDEAL?

O fluxo orgânico como componente da estratégia de marketing digital

No final do dia, toda essa estratégia levará a um aumento nas oportunidades e consequentemente, nas vendas. Podemos dizer que existem algumas formas de chegar até um cliente potencial, aproximar e divulgar a sua empresa. O marketing digital consegue fazer essa divulgação chegar de forma mais personalizada, relevante e correta ao seu público. De maneira muito mais econômica, com um poder de ajuste de rota, que otimiza o retorno sobre o investimento. 

A entrega de sua publicidade digital pode ser apresentada para quem tem interesse pelo assunto, pesquisou sobre aquele determinado produto ou solução, no caso de um serviço, ou até mesmo consumiu algo relacionado ao tema.

Neste sentido, os tipos de conteúdo ou peças criativas que são entregues ao seu público, seguem os estágios mais tradicionais das jornadas do funil de marketing: Atração, nutrição e conversão.

No meio digital, as estratégias que levam a esse objetivo, podem ser comunicadas em dois caminhos: de forma orgânica e com o recurso da mídia ou publicidade paga. 

ATRAÇÃO DO PÚBLICO NO FLUXO ORGÂNICO

No fluxo orgânico, para mencionar os principais pontos de contato digitais da sua marca, como o seu site e as redes sociais, existem alguns parâmetros que otimizam a chegada do lead até o seu conteúdo, produto ou serviço. 

Pavimentando esse caminho com o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos motores de busca, como o Google, a definirem o ranking de sua página para determinada palavra-chave que foi pesquisada. E assim sendo, encontrem melhor posicionados seu conteúdo, seu site ou a página da sua loja virtual. Por falar em algoritmo, também são trabalhadas outras técnicas específicas nas redes sociais para fazerem com que suas publicações tenham mais relevância, assertividade e maior alcance. Um exemplo para ilustrar como funcionam essas técnicas. Criar peças e conteúdos (texto, vídeos, imagens) que estimulem o engajamento das pessoas, façam com que comentem, salvem e compartilhem. Também utilizar dos recursos que a aplicação disponibiliza como tendência e por consequência maior entrega orgânica, que é o caso do Instagram Reels, por exemplo.

O algoritmo portanto funciona com base na taxa de engajamento, essas interações dos seguidores com os conteúdos publicados e que, segundo o estudo Social Media Trends Report Q3 2020 realizado pela Socialbakers, permaneceu significativamente mais forte no Instagram, 22 vezes maior do que o Facebook.    

No entanto, em termos concretos, na média, o alcance orgânico de uma página é de 5% a 7% sobre o total de seguidores. Por isso, muitas marcas promovem as publicações para crescer sua base e conseguir impactar um maior número de potenciais clientes.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO

Marketing digital para alavancar sua empresa em Portugal

Dessa forma, com a publicidade paga, as marcas ganham maior visibilidade. Para acompanhar os mesmos exemplos (pois existem ainda muito mais possibilidades), vou demonstrar algumas situações nos mesmos canais. 

Através do Google Ads, display e search, com uma estratégia acerca de interesses em comum e dados demográficos. Você pode definir um orçamento e pagar apenas pelos resultados, ou seja, onde sua publicidade irá aparecer para um público que tem afinidade e terá mais possibilidade de avançar com a compra. Nas redes sociais, o Facebook Ads, para mencionar uma delas, engloba ações específicas e campanhas que aumentam o alcance de seu público-alvo com impulsionamentos e dark posts no Instagram, por exemplo. Para obter um ROI (retorno sobre o investimento) satisfatório, os parâmetros, definições do perfil de público e o setup das campanhas devem trabalhar assiduamente na entrega de seus anúncios.

Neste ponto de vista existem ferramentas que envolvem inteligência artificial para posicionar sua peça ou anúncio num inventário de portais e ativos digitais que potencializam o nível de personalização de uma campanha, chamada de mídia programática e que vale um artigo mais dedicado adiante.

Até por conta disso. Quais assuntos relacionados ao Marketing em Portugal você gostaria de saber? Envie sua sugestão clicando neste banner abaixo:

Quais assuntos sobre marketing em Portugal você quer saber? 

RESULTADOS EM PORTUGAL

De maneira integral, utilizadas todas as ferramentas para chegar no público correto. Cumprindo de forma satisfatória as etapas de atração, nutrição e conversão. Vem o ingrediente final que e tão importante quanto: uma peça (conteúdo, texto, imagem, vídeo) que cumpra seu propósito. Com criatividade e qualidade necessárias para que a jornada tenha mais assertividade e os resultados de fato apareçam. 

Falando especificamente do mercado em Portugal. As ferramentas, estratégias e conteúdos têm que seguir a adequação da regionalidade. Muitas vezes até nas características dos distritos (como são conhecidas as macrorregiões em Portugal). Pois em alguns casos, as necessidades podem ser diferentes em Lisboa, Porto e Braga por exemplo do que em Aveiro ou em Faro no Algarve. Genericamente, levar em consideração o conhecimento do hábito do consumidor português, muito afável ao mix de interações entre o digital e o presencial. Até mesmo na adaptação dos gatilhos que movem a conversão desses clientes e transformam a experiência de forma mais genuína possível.

 

Para saber mais sobre marketing em Portugal, acesse também esse artigo =)

Engajamento nas Redes Sociais em Portugal

 

Sobre o autor,

Adriano Sforcini Zunino

Responsável pela expansão e sócio da bauc. em Portugal. Agência de marketing digital que alia estratégia e conteúdo, desenvolvimento e growth performance conectadas em equilíbrio com o brand experience. Pilares essenciais para transformar empresas por meio do mindset digital.

Tem larga experiência na área comercial e prospecção de negócios, além de relacionamento com clientes e ações de brand experience. Entende que seu maior propósito seja conectar empresas às iniciativas que trazem benefícios às pessoas e ao planeta.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Engajamento nas Redes Sociais em Portugal
Engajamento nas redes sociais em Portugal

COMO ASSIM, ENGAJAMENTO? Em Portugal, a palavra engajamento não existe. Para muitos portugueses a expressão fica sem sentido ou poucos Read more

Empatia e presença digital da sua marca em Portugal

A EMPATIA E A PRESENÇA DIGITAL DA SUA MARCA Um fato curioso em Portugal, assim que desembarquei com a missão Read more

Soluções viáveis para o comércio eletrônico em Portugal
Comércio Eletrônico em Portugal

ADAPTABILIDADE E MUDANÇA DE HÁBITO DO CONSUMO Diria que chega a ser agradável caminhar até um supermercado próximo de casa Read more

A visão de marketing em Portugal no olhar de uma agência digital

A evolução constante do mercado português, com o PIB (Produto Interno Bruto) que cresce há seis trimestres consecutivos acima da Read more