Como funciona o mercado de Coaching em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 14min

Postado em 18 de junho de 2021 /
Compartilhe:

A anos atrás, em um movimento de networking entre empresários que participo, conheci de perto o movimento de coaching no Brasil. Longe das visões erradas que acabaram sendo criadas desta importante profissão, pude perceber como estes profissionais eram capazes de fazer a diferença na vida das pessoas. 

O caso era até que clássico. Diante de tantas mudanças na vida e dos novos desafios impostos pela vida profissional, meu amigo que começaria com dez sessões de coaching, buscava em um profissional que conhecemos juntos neste grupo um importante auxílio dos seus medos e novos dilemas. 

Acompanhei de perto a evolução dele. A cada encontro ele mudava e voltava a ter a energia e alegria que tanto o caracterizava. Entendi e eu mesmo depois experimentaria na prática que não basta apenas ter metas. Um programa correto e bem assessorado muda tudo em nossa vida. 

O mais interessante disso tudo é que anos depois por gostar tanto das habilidades dos coaches acabei fazendo eu mesmo um curso e, seguindo na formação, fiz uma pós-graduação em psicanálise, o que me traz uma compreensão ainda maior deste universo humano.

 

 

NO BRASIL A BANALIZAÇÃO DO NOME COACHING CRIOU UMA MANCHA NO SEGMENTO

Você deve se lembrar de alguma coisa que se tornou moda no Brasil e, em pouco tempo, acabou sendo intensamente exposta nos diversos canais de publicidade, ao ponto de acabar sendo ridicularizada ou banalizada. Bem, se falarmos de empresas, as paleterias, hamburguerias gourmet entre outros são exemplos do que estou dizendo.

Mas isso vai bem mais longe. No Brasil podemos colocar nossa força de comunicação inata em nosso povo tanto para elevar algo rapidamente ao topo como para destruí-lo. Talvez seja por isso que as grandes empresas de redes sociais normalmente utilizam o Brasil como seu território de testes. Aqui tudo sobe muito rápido como pode também conhecer o fundo do poço.

Seguindo essa tendência que comentei acima, o que temos hoje no segmento de coaching no Brasil é uma diversificação com tamanha amplitude que confunde completamente o mercado. Temos coaching de negócios, vida, alimentação, tempo etc. 

Se por um lado o mercado brasileiro tem sido muito desafiador para os profissionais sérios de coaching, por outro lado, temos uma possibilidade interessante em Portugal para este segmento. 

Vejam, já existem brasileiros que descobriram este potencial mercado, digo isso justamente porque temos sido acionados com frequência sobre este segmento. Mas internacionalizar através de Portugal é, sim, uma boa oportunidade para este segmento. 

Quero aprofundar com vocês o segmento de coaching e ainda ressaltar que dias atrás escrevi sobre o segmento de telemedicina. Vale a pena ler uma vez que fica evidente no artigo abaixo que os setores ligados ao bem-estar e saúde estão em franca expansão em Portugal: Saúde e telemedicina em Portugal

 

 

O COACHING EM PORTUGAL COMEÇA A TER SUA IMPORTÂNCIA RECONHECIDA PELO MERCADO 

Quando analisamos o segmento de coaching em Portugal, percebemos um estágio de evolução do segmento bem diferente do Brasil. Em Portugal, o coaching é levado muito a sério tendo o seu espaço ampliado ano a ano. 

Que percebemos uma tendência de crescimento, já comentei com você que sim, mas o mais importante é que existe uma carência de profissionais deste segmento em Portugal. Uma importante empresa do segmento no Brasil descobriu este universo e começou pouco antes da pandemia a ofertar cursos de formação para os interessados. 

A pandemia acelerou algumas mudanças que alavancaram o segmento de coaching. Neste ponto, vale muito a pena compreender como você, interessado neste setor, poderia começar a empreender em Portugal. 

Entendo que você já esteja interessado em fazer uma jornada estruturada para Portugal. Sempre reforçamos que a necessidade de construir este caminho corretamente é a chave entre o sucesso e o fracasso. O artigo abaixo, elenca o que chamamos dos sete pilares de sucesso para seu negócio em Portugal. 

 

 

TENDÊNCIAS DO SEGMENTO DE COACHING EM PORTUGAL

Elenco abaixo, algumas tendências enfatizando a importância do segmento em Portugal e o aumento da relevância de percepção por parte dos clientes.

 

 –  TRABALHO REMOTO OU HÍBRIDO

 

A presente pandemia obrigou grande parte das empresas e dos seus colaboradores a ajustar o seu modelo de trabalho à distância, para total ou parcial. Aliás, a adoção deste sistema de trabalho veio reforçar o desenvolvimento de modelos digitais para a operação e gestão dos negócios.  

Na nova realidade vivida pelas empresas tornou-se fundamental a utilização de um sistema digital operacional. Este modelo consiste em ter infraestruturas de apoio distribuídas que possibilitam a gestão do negócio em qualquer lugar, conferindo um suporte eficiente ao cliente, uma comunicação assídua com os colaboradores da empresa ou com os parceiros de negócio. 

Tornou-se essencial a adoção de infraestruturas digitais escaláveis que permitam uma agregação do valor em torno de fatores como a colaboração e a produtividade, o acesso remoto seguro, infraestruturas edge e armazenamento em cloud, qualificação da experiência digital e sistemas de automação para o suporte de operações remotas.

 

–  FORMAÇÃO ONLINE

 

As empresas vivem uma nova realidade tornando-se apenas possível reunir com as equipes, clientes e parceiros através de meios digitais sendo que o formato tradicional de formação teve de ser adaptado à nova realidade.  

É importante que as empresas adotem o digital como uma ferramenta apta para ensinar e formar pessoas com novas competências. Esta tendência torna-se vantajosa, possibilitando à empresa de conferir oportunidades de formação para o seu programa, permitindo assim chegar aos vários clientes em maior escala. 

A utilização de ferramentas de realidade aumentada e virtual é cada vez mais procurada para facilitar a aprendizagem prática dos temas. Estas ferramentas permitem simular a teoria e possibilitam uma interação online mais participativa. 

 

–  MICROLEARNING 

 

O microlearning é uma aprendizagem curta e repetitiva, que aumenta a retenção a longo prazo.  Trata-se de um conceito acessível e que pode ser usado rapidamente pelo formando.  

Do ponto de vista da formação, o microlearning é otimizado, uma vez que, está em linha com a forma como o cérebro dos formandos absorve naturalmente a informação. Do ponto de vista da aprendizagem e desenvolvimento, as empresas veem o impacto e os benefícios imediatos da formação.

Com o microlearning, a empresa garante melhores taxas de envolvimento, maior retenção de conteúdo, impacto imediato e formação relevante, de acordo com as necessidades individuais.

 

–  VÍDEO LEARNING

 

Esta tendência veio para ficar, até porque os formandos têm uma maior tendência para reterem informação quando veem vídeos, comparativamente aos conteúdos disponibilizados só em texto.  

Os vídeos de curta duração, cerca de 2-3 minutos, são suficientes para que o formador consiga captar a atenção e despertar, no formando, interesse pelo tema.  

Uma estratégia bastante utilizada neste âmbito é o Storytelling, que pode ser feito através de cases studies. Assistindo-se a uma geração que, cada vez mais consome muitos vídeos online, esta acaba por ser uma tendência que agrega os avanços tecnológicos aos processos de aprendizagem.

 

–  AUTOMATIZAÇÃO DO COACHING

 

Uma das tendências com maior crescimento no setor do coaching é a adaptação e inclusão da tecnologia no processo.  

Nos dias que correm, acredita-se que o fator de diferenciação entre especialistas de coaching está cada vez mais relacionado com as plataformas que estes usam. A utilização de plataformas que permitam realizar as sessões e eventos em qualquer lado, assim como o recurso às tendências anteriormente discutidas serão os pontos diferenciadores para os especialistas. 

Segundo o responsável operacional da empresa americana F&H Solutions Group, Brad Federman, verifica-se, em particular, uma tendência na atuação integral via online. A cada dia que passa, um maior número de especialistas em coaching entende a importância de disponibilizar sessões online, durante as quais comunicam ao vivo com um cliente, e-books, vídeos de formação e aconselhamento ou blogs informativos. 

Assim sendo este setor adotará uma digitalização total. Webinars, treinos on-line e métodos de realização de coaching digital para clientes vão tornar-se a norma. A procura será então por coaching que é facilmente acessível e que encaixa no dia a dia dos consumidores.

 

–  COACHING EMPRESARIAL

 

São cada vez mais os profissionais que, com um forte background em determinada área da indústria, se interessam pelo coaching e procuram obter formação certificada e experiência nesta área. 

Os líderes organizacionais deparam-se com uma pressão crescente para atingir resultados no curto-prazo e, por isso, tendem a procurar conhecimento de coaching executivo, capaz de auxiliar na superação de obstáculos. 

Existe assim, vários tipos de coachers empresariais que vão ao encontro a esta procura: 

Coachers Profissionais:

1 – Externos que não trabalham na mesma empresa que os seus clientes de coaching

2 – Internos que trabalham na mesma empresa que os seus clientes de coaching

3 – Internos e externos, como situação intermédia.

 

Gestores/líderes que aplicam coaching no local de trabalho:

1 – Colaboradores de RH/Talent Managers e Diretores

2 – Gestores e líderes.

O coaching certificado não será assim um recurso exclusivo das grandes organizações. De fato, são cada vez mais as empresas que entendem a importância de conjugar competências de coaching com aptidões de liderança, investindo, por exemplo, em formação especializada.

 

A OPORTUNIDADE EXISTE AGORA, COMBINE COM A FAMÍLIA E COMECE SUA NOVA HISTÓRIA

Você caminhou comigo ao longo deste artigo. Tenho certeza de que assim como eu, você percebeu que existem oportunidades neste segmento à sua frente. Talvez, você deva estar se perguntando quais são os próximos passos. 

Primeiro, combine com sua família sobre este projeto de vida. Sempre acredito que este seja o caminho mais sensato. Temos um artigo super especial sobre este tema, vale a pena ler e seguir este roteiro: Já combinou com sua família sobre morar em Portugal?

Segundo, faça um planejamento detalhado da operação, você já viu meu comentário sobre os sete pilares, fazer um estudo de mercado como citado no artigo é muito importante. Podemos ajudá-lo com o Market Fit.

Terceiro, conte comigo! Agende um momento e iniciamos o mais breve possível esta nova história!

No link abaixo, podemos agendar um momento. Forte abraço. 

 


 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


O caminho de sucesso para sua internacionalização para Portugal

Em Portugal quando uso a palavra internacionalização, costumeiramente sou indagado por um português que quer entender por quê estou dizendo Read more

Missão Web Summit 2021

Anos atrás, em meu primeiro Web Summit em Portugal, fui tomado por tantas sensações que tenho até dificuldade em lembrar Read more

Como se tornar um bom franqueador?

Se você está a procurar um artigo para falar sobre como se tornar um franqueador, é muito claro que você Read more

Ampliando os horizontes com uma viagem

Uma viagem jamais deveria ser vista apenas como um local que iremos conhecer. Uma viagem representa em diversas situações uma Read more