Portugal hoje: confira a situação do país em relação ao coronavírus

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 3 de agosto de 2021 /
Compartilhe:

Uma pergunta constante por aqui é sobre a situação atual de Portugal com o coronavírus. Você deve se perguntar sobre o assunto também, principalmente se está em processo de internacionalização de empresa, mudança para o país europeu ou tem parentes que moram por lá.

A verdade é que assim como acompanhamos a situação aqui no Brasil, também estamos de olho em Portugal e como o país está lidando com a pandemia, que já ultrapassou mais de 1 ano e meio desde o seu início na Europa.

Em 2020, quando a situação ainda era muito nova para nós, produzimos o texto Coronavírus: Novo normal e um rearranjo econômico global, em que refletimos e trouxemos um pouco sobre os próximos passos, até então, previstos para a região.

Na época, a situação já estava bem mais tranquila, principalmente quando comparado com o Brasil. E na época, acreditava-se que o fim estava próximo, mesmo sem a previsão da vacina, a baixa no número de casos era bastante otimista – para as pessoas, a saúde e, naturalmente, a economia local.

 

 

Coronavírus em Portugal: a situação em 2021

Muitos meses se passaram e ao longo desse tempo pudemos acompanhar algumas mudanças tanto no comportamento da população, quanto na forma de lidar com os novos casos.

Portugal seguiu sendo um grande exemplo de como lidar com o coronavírus, equilibrando o dever com a saúde, mas também com a economia e vida de seus milhões de habitantes.

Portugal registra uma população atual com um pouco mais de 10 milhões de pessoas – compartilho esse dado para entendermos melhor a proporção com os números a seguir. E desde então foram registrados:

– 908 mil casos do novo coronavírus;

– 17.150 mil mortes;

– 846 mil recuperados.

*dados referentes ao mês de junho de 2021

1ª onda, 2ª onda, 3ª onda…?

Quem acompanhou os jornais sabe que a Europa enfrentou algumas ondas que geraram preocupações e, claro, atitudes por lá. Vimos o caso da Itália e a situação da Espanha, que desde o começo sofreram bastante com a quantidade de casos. E, em uma proporção um pouco diferente e muito mais controlada, Portugal passou por diferentes ondas também.

Apesar da vacinação avançada, Portugal teve recentemente um aumento no número de casos. A média de cerca de 400 casos por semana nos últimos 3 meses saltou para mais de 1.000 no mês de junho, chegando a situações com até 3 mil casos na semana, o que já acarretou em lockdown e, claro, fechamento de alguns comércios.

Para conter o avanço, principalmente em Lisboa, onde os números continuam crescendo, já foi estabelecido um toque de recolher noturno que começa em alguns dias.

Esse aumento de novas infecções está diretamente ligado à nova variante Delta – que tem gerado preocupações ao redor do mundo, justamente pelo aumento de casos. Só em Portugal, ela representa 90% dos casos.

País em alerta!

Desde a volta do aumento de casos, Portugal está em alerta com o coronavírus e o avanço dele. Lisboa tem sido o local com mais casos, seguido da região Norte e depois da região Central.

No entanto, as preocupações já geraram algumas alterações na rotina dos portugueses, como mencionamos no início do texto.

Toque de recolher e capacidade limitada de lugares, até mesmo do transporte público, são algumas das limitações impostas até o momento.

Lembrando que as fronteiras do país estão liberadas, mas com restrições. Inclusive, brasileiros estão permitidos apenas em casos essenciais, e precisam seguir à risca algumas medidas:

– Teste PCR feito 72h antes do embarque;

– Crianças menores de 12 anos não precisam apresentar teste;

– Além disso, os passageiros precisam preencher um Cartão Localizador de Passageiro, que é individual, antes do embarque ou a bordo.

Caso queira conferir mais informações sobre outras nacionalidades e restrições para entrada em Portugal, acesse o site Visit Portugal, que indicará de forma completa as demais regras. 

 

 

O avanço da vacinação em Portugal

Até o momento, Portugal vacinou pouco mais de 35% da população com as duas doses, então somam-se quase 60% da população vacinada com a primeira dose.

Lembra quando mencionamos lá em cima sobre a variante Delta e que ela representa, atualmente, 90% dos casos de Coronavírus em Portugal? Então, esse número está bastante relacionado justamente aos jovens que ainda não se vacinaram, e acabaram contraindo o vírus.

O país, que iniciou sua campanha de vacinação ainda em dezembro de 2020, está em processo, vivendo sua 3ª fase, que é destinada à população residente de Portugal. A primeira foi destinada a profissionais da saúde e a segunda fase, para a terceira idade.

De qualquer forma, apesar da situação estar um pouco alarmante, Portugal tem tomado as medidas necessárias e avançado aos poucos na vacinação, principalmente no que diz respeito a campanha para atrair jovens, que tem sido a maioria nos casos recentes.

Por aqui, continuamos torcendo para o avanço do controle do vírus e esperançosos de que em breve o cenário mudará, com a retomada de nossas atividades.

 

Quer levar sua empresa para Portugal

Compartilhe:

Posts Relacionados


Como é ter um sócio português

Ter a noção de como é ter um sócio português pode não parecer relevante em um primeiro momento, pois provavelmente Read more

Sucessos e Insucessos de Internacionalização – Parte 1

O artigo “Sucessos e Insucessos de Internacionalização” não refere nomes de empresas específicas em consequência da política de proteção de Read more

O que é o Market Fit? – Como funciona a pesquisa de mercado em Portugal.

Muitas vezes, os clientes da Atlantic Hub, questionam-se sobre como e por onde começar a internacionalização da sua empresa. Assim, Read more

Atlantic Awards e a melhor startup brasileira de 2022

O Atlantic Connection já aconteceu, mas desde o evento nós só conseguimos pensar em uma coisa: o impacto que nosso Read more