O que é o processo de internacionalização das empresas?

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 20 de agosto de 2021 /
Compartilhe:

Muito falamos aqui na Atlantic Hub sobre internacionalização de empresas, afinal, essa é sem dúvida nossa maior expertise. Mas, você sabe o que isso significa de fato? E a importância de incluir e, claro, concretizar esse sonho?

Pois bem, a internacionalização de uma empresa consiste em levar sua marca ou seu negócio para fora do Brasil. Há diversas possibilidades de fazer isso, inclusive, mas a ação requer muito planejamento e estudo.

O processo de internacionalização de empresas funciona para produtos e serviços, e apesar de ser uma etapa visada por grandes empresas, não há um pré-requisito no que diz respeito a tamanho de empresa ou quantidade de funcionários. Tudo varia da determinação, de um bom planejamento, como mencionado anteriormente, e do tamanho do seu sonho!

Diferentes maneiras para realizar a internacionalização de empresas

Para deixar mais claro, a internacionalização de empresas pode seguir diversos caminhos:

– Quando você leva sua marca para fora do Brasil e faz a produção da sua mercadoria por aqui e por lá também. Por exemplo: você vende roupas em território nacional e passa a vender roupas também em Portugal – com uma equipe de produção, loja, uma equipe de marketing, e outros.

– Outro exemplo é quando você produz alguma mercadoria aqui no Brasil e exporta esses produtos em Portugal. Portanto, aqui vemos uma outra possibilidade de exportação, que funciona muito bem também, mas que concentra a produção totalmente em território nacional.

– Para completar nossa lista, outra possibilidade é a de abrir uma franquia em algum país estrangeiro. Franquias famosas podem dar um passo à frente também e seguir rumo à internacionalização através de Portugal.

 

 

Internacionalização de empresas a partir de Portugal

Nossa expertise é Portugal e por uma boa razão: o país está de braços abertos para empreendedores, principalmente nós, brasileiros. E quando eu digo de braços abertos, quero dizer não apenas pelas oportunidades de negócio, mas pelos incentivos disponibilizados pelo governo português.

Já faz alguns anos que o país virou queridinho entre empresários, que tiraram o foco do sonho americano e passaram a sonhar com a Europa e União Europeia.

Por que Portugal? Bem, vários motivos motivaram essa mudança: o euro ser a moeda local e, consequentemente, a sua grande valorização; o fato do país fazer parte de um bloco consolidado, unido e que geram oportunidades entre si.

Vivenciar tudo isso em um país de primeiro mundo que fala nosso idioma também conta pontos, mas não se iluda, há muito do que aprender sobre a cultura local.

E, claro, alinhar o sonho de morar em um país com qualidade de vida, educação e segurança com uma nova fase de negócios. Ufa! São diversas vantagens.

Portugal tornou-se um grande hub de tecnologia, abrigando eventos importantíssimos sobre o tema e oferecendo cada vez mais espaços para essa troca de networking, de empreendedores e startups.

Para o país, a regra é clara: uma empresa que movimenta a economia local é uma empresa bem-vinda. E desde quando vimos essa oportunidade à vista, ajudamos brasileiros a empreenderem ou levarem suas marcas para lá.

 

 

Sonho virando realidade!

Falamos de forma clara o que é a internacionalização de empresas, mas ela não acontece da noite para o dia e muito menos de repente. É preciso planejamento – da empresa, com a família, se houver, e pessoal.

Há muito o que ser explorado em Portugal, mas é preciso saber onde está se pisando.

Digo isso porque, não adianta pensar que se sua empresa faz sucesso aqui no Brasil, o sucesso em Portugal também está garantido. Longe disso!

Falamos o mesmo idioma, mas a cultura muda. E como costumamos reforçar por aqui: é preciso saber se o seu negócio faz sentido para Portugal. Seja pelo clima, costumes, comportamento do consumidor, gostos. Por isso a importância de se planejar.

 

 

Planejamento e conhecimento do território

Uma internacionalização não acontece sem muito estudo, compreensão do público e traçar um objetivo claro. Seja para exportar, para abrir um escritório por lá ou até para investir em franquias, atravessar o oceano sem clareza do que vem pela frente, é um passo para o fracasso.

A boa notícia é que, se você sonha em internacionalizar a sua empresa, nós podemos torná-lo realidade. Na verdade, é o que fazemos – e amamos!

Mas lembre-se: há um mundo novo a ser descoberto e compreendido. Falo isso porque o processo envolve novas regras, formatos de empregabilidade, concorrentes já consolidados, taxas, documentação, cautela, estratégia e, principalmente, investimento.

Quer transformar sua empresa em uma multinacional através de Portugal? 

Aqui no blog da Atlantic Hub nós trazemos diversos assuntos e conteúdos que visam justamente atender a essa demanda. Seja sobre documentação, salário mínimo, oportunidades de negócios e outros. Fique à vontade para se ambientar e preparar sua empresa para esse grande marco: a internacionalização.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos procurar. Podemos tomar um café e entender suas necessidades: https://materiais.atlantichub.com/quer-levar-sua-empresa-para-portugal

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Advogar em Portugal: Como são as oportunidades no exterior

Advogar em Portugal pode representar uma boa oportunidade para quem está pensando em migrar para outro país exercendo sua atividade. Read more

Missão Web Summit 2021

Anos atrás, em meu primeiro Web Summit em Portugal, fui tomado por tantas sensações que tenho até dificuldade em lembrar Read more

Como se tornar um bom franqueador?

Se você está a procurar um artigo para falar sobre como se tornar um franqueador, é muito claro que você Read more

Ampliando os horizontes com uma viagem

Uma viagem jamais deveria ser vista apenas como um local que iremos conhecer. Uma viagem representa em diversas situações uma Read more