Advogar em Portugal: Como são as oportunidades no exterior

Tempo estimado de Leitura: 11min

Postado em 10 de setembro de 2021 /
Compartilhe:

Advogar em Portugal pode representar uma boa oportunidade para quem está pensando em migrar para outro país exercendo sua atividade. A jornada para abrir seu próprio escritório em Portugal tem seus desafios e necessidades de validações.

Pensando na quantidade de advogados que nos procuram para entender este segmento, mergulhei na fonte conversando com um grande parceiro nosso que fez sua escolha de vida e anos atrás iniciou o que seria um braço de um grande escritório do Brasil em Portugal.

Os detalhes e os ensinamentos você confere agora neste artigo. Ao final dele, você poderá acessar o site do escritório Brasil Salomão e terá o contato do Fernando Senise, braço do Brasil Salomão em Portugal. 

Fico muito feliz ao trazer a você mais detalhes do segmento jurídico. Mas sinceramente, fico ainda mais feliz ao conversar com Fernando Senise e validar o que sempre dizemos a todos aqueles que querem iniciar sua empresa em Portugal.

Existem passos e passos que toda empresa que deseja Internacionalizar não pode deixar de seguir. O fracasso ou o sucesso deste processo está intimamente ligado ao planejamento de vida e a estruturação correta do processo de internacionalização. 

Combinar com sua família é o ponto inicial. Afinal ninguém faz uma jornada de vida sozinho. Quem pensa assim, está fadado ao isolamento. Jamais podemos esquecer que somos seres sociais. Precisamos uns dos outros e estar com quem se ama em um processo de morar e trabalhar em outro país exige que estejamos com o suporte necessário.

Já falamos bastante sobre diversos segmentos em nossos artigos. Recentemente falei do segmento de coaching e em artigos como esse, pretendemos ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Jamais esqueça, você não está sozinho neste processo. Nós estamos com você. 

 

 

DESEJO GRANDE, FOCO E MUITO ESTUDO 

Assim como outros advogados, Fernando Senise se formou em direito no Brasil. Intimamente nutria desde muito jovem o desejo de morar fora do país. Em seu desejo, nascia a vontade de ter esta experiência e construir uma nova vida em um país que oferecesse mais segurança e possibilidades a ele e a sua família.

Focado, procurou formações adicionais e não pense que estamos falando aqui de alguém que recebeu algo de bandeja. Muito suor para conseguir uma bolsa no Insper e assim iniciar uma pós-graduação nos EUA.

Quando o desejo é grande, o único caminho para quem quer sair do sonho é colocar em prática ações que levem a construção deste projeto. Curso após curso, experiência profissional em grandes empresas e no horizonte sobre Portugal como objetivo.

Em uma das oportunidades de trabalho que ele teve, tentou se expatriar, processo pelo qual você atua pela empresa em outro país. No caso dele, sua tentativa foi para Portugal. Como acabou não conseguindo, recolocou forças em seu primeiro projeto de abrir um escritório por lá.

Para que o escritório começasse a ganhar corpo, fez o caminho que recomendamos a todos aqueles que querem fazer esta jornada. Construiu um plano de negócios e mesmo que de forma inicial, seu escritório começou a ter corpo.

Networking é a alma das relações humanas. Em uma conexão feita por um dos seus contatos, acabou conhecendo o fundador do escritório Brasil Salomão, que acabaria revelando a ele a necessidade que tinha de criar um braço do seu escritório em Portugal.

QUEM ESTÁ PREPARADO, UMA OPORTUNIDADE JAMAIS PODE SER CHAMADA DE SORTE 

Fernando já havia validado seu diploma em Portugal, processo importante para quem quer atuar profissionalmente bem como já tinha alguma reserva financeira e tudo alinhado com a família. 

Quando a oportunidade chegou, foi como aquele gol marcado sem que o goleiro estivesse vendo a bola. Jamais pode ser chamado de sorte algo que chega para quem está preparado.

Como todo mundo que inicia uma empresa em Portugal, o começo da operação do Brasil Salomão foi modesto, sendo ele mesmo o advogado, financeiro e captador de negócios. Quando se inicia não há muito do que reclamar. 

Tudo é importante, afinal são estes processos que formam a estrutura para o crescimento. Somos parceiros do Brasil Salomão desde seu início. E mutuamente, construímos o que hoje somos. 

 

 

AS PARTICULARIDADES DO SEGMENTO JURÍDICO EM PORTUGAL 

Interessante perceber que mesmo não sendo pequeno o número de advogados brasileiros em Portugal, não podemos dizer que exista uma ajuda mútua. Existe sim troca de informações, mas longe do que ocorre no Brasil com a formação de sociedades.

Por este ponto, você deve considerar assim como nos que este é um segmento com grandes possibilidades de crescimento, mas não se iluda. Para advogar em Portugal e ser referência, precisa ser construída uma autoridade. 

Neste quesito, não existe almoço grátis. Mesmo a economia portuguesa tendo boas notícias e representado grandes oportunidades, não existe elevador em Portugal. Para ter seu lugar ao sol, apenas degrau por degrau e muito trabalho.

Alguns pontos ressaltam neste segmento para quem deseja empreender em Portugal. Fernando fez um grande esforço profissional ao fazer diversas formações e um mestrado no país europeu. 

Em uma das formações, fez uma especialização em empreendedorismo. Não se trata aqui de um advogado que começou a advogar em Portugal. Mas sim de um advogado empreendedor que construiu sua empresa em Portugal.

Destaco também que em sua análise de mercado, percebeu que deveria estar mais próximo dos clientes que seus concorrentes locais. Ele literalmente desenvolveu um modelo de negócio que “leva os clientes no colo”. 

Assim, deixou de ser custo para se transformar em estratégico. Um questionamento que sempre faço a todo aquele que quer levar sua empresa para Portugal é: “Qual é seu diferencial?”, afinal, inovação é muito mais que uma palavra ou puffs coloridos. Um processo de inovação é fundamental para que você não seja mais do mesmo.

Ao criar um modelo novo de atendimento em Portugal, uma nova forma de oferecer produtos advocatícios foi lançada ao mercado. 

 

 

UM PROJETO DE VIDA FAZ TODA A DIFERENÇA EM PORTUGAL

Ao analisar a jornada do escritório Brasil Salomão em Portugal, tudo está entrelaçado com o projeto de vida do Fernando Senise. Quando existe um projeto consistente de morar em Portugal, tudo fica evidentemente mais fácil.

Da escolha da escola dos filhos ao local do escritório, tudo passou pelo crivo do que era melhor para todos. Tendo estes alicerces estruturados, dia a dia as barreiras culturais foram sendo vencidas e aos poucos mais clientes começaram a chegar.

Hoje já são mais de cem clientes ao todo. Uma base em Lisboa com três advogados e uma unidade em Porto que atualmente além de atender demandas de Portugal também é a porta de entrada para os países de cultura germânica. 

Um passo dado, claro cravado em um forte desejo, podemos dizer que pouco mais de três anos depois já é possível considerar que a unidade de negócios de Portugal já tem sua vida própria sendo inclusive porto seguro para clientes no Brasil que queiram atendimento em demandas na Europa.

Assim como o Fernando Senise que muito longe de ficar no sonho construiu seu projeto e hoje empreende com sucesso em Portugal, você também pode ter seu lugar ao sol.

Se quiser bater um papo sobre como podemos ajudá-lo, terei grande prazer em estar com você neste momento. 

Site Brasil Salomão

Advogado Fernando Senise

 

Quer levar sua empresa para Portugal

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Missão Web Summit 2021

Anos atrás, em meu primeiro Web Summit em Portugal, fui tomado por tantas sensações que tenho até dificuldade em lembrar Read more

Como se tornar um bom franqueador?

Se você está a procurar um artigo para falar sobre como se tornar um franqueador, é muito claro que você Read more

Ampliando os horizontes com uma viagem

Uma viagem jamais deveria ser vista apenas como um local que iremos conhecer. Uma viagem representa em diversas situações uma Read more

Atlantic Station – Seu Hub de inovação em Portugal

O tempo passa rápido e, assim como eu, você também deve perceber isso. Imagine que a pouco mais de cinco Read more