Aumenta o número de brasileiros em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 22 de setembro de 2021 /
Compartilhe:

Nos últimos quatro anos, o número de brasileiros vivendo em Portugal cresceu significativamente. Portanto, seguimos liderando as principais estatísticas de imigração no país. 

Segundo dados divulgados pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), no ano de 2020, a quantidade de residentes legais em território português era equivalente a 183.933 indivíduos, sem contar os que já possuem cidadania europeia ou que vivem no país ilegalmente, o que representa um crescimento de 21,6% em relação ao ano anterior. Entenda melhor o cenário a seguir.

 

 

Crescimento durante a pandemia

Especialistas atribuem esse crescimento mesmo durante a pandemia à demora do processo de regularização. Muitos brasileiros já se encontravam em Portugal antes das fronteiras fecharem, mas suas autorizações de residência e regularizações só foram concluídas durante esse período. 

Apesar de simples, esses processos podem ser longos, especialmente para quem entra no país como turista e decide permanecer trabalhando sem autorização adequada. Com o fechamento das fronteiras em 2020, a entrada de novos imigrantes com esse perfil se tornou bastante limitada. 

Atualmente, para entrar em Portugal, além de ter autorização (cidadania ou comprovação de laços familiares, profissionais, acadêmicos ou humanitários com o país), é necessário apresentar o teste molecular RT-PCR com resultado negativo realizado até 72 horas antes do embarque ou o teste rápido de antígeno feito até 48 horas antes do embarque.

Também é preciso cumprir 14 dias de quarentena. Para esse controle, é preciso ainda preencher o formulário Travel SEF com alguns dados. 

Mas por que brasileiros querem viver em Portugal?

Todos os anos, milhares de brasileiros deixam o país em busca de melhores condições de vida, segurança e melhores salários. Mas por que tantos brasileiros deixam o Brasil para ir morar em Portugal?

Uma das razões é a língua, já que ao falar português a adaptação é mais fácil e também ajuda na hora de procurar emprego. 

O ensino público em Portugal também é um dos melhores na Europa, sendo o único país que desde 2000 vai subindo progressivamente o seu ranking PISA. 

Portugal conta ainda com uma baixa taxa de desemprego e um sistema Nacional de saúde pública que supera a Inglaterra, Espanha e Itália em um ranking internacional de qualidade. Ou seja, não faltam motivos para ir morar no país. 

É importante também considerar que Portugal é considerado o país onde o processo de obter a residência legal, é o mais simples e aberto aos brasileiros. 

Portugal também é conhecido pela sua rica e maravilhosa gastronomia, assim como pelos seus maravilhosos vinhos, assim como pela sua riquíssima história e legado cultural.

 

Quer levar sua empresa para Portugal

 

Oportunidades de expansão

Além de pessoas, o número de empresas estrangeiras em terras lusitanas também tem crescido. Muitos empresários decidem levar seus negócios para o exterior em Portugal.

Com uma economia organizada, a possibilidade de prospectar clientes sem sofrer com o idioma e um grande número de oportunidades, o país é solo fértil para aqueles que procuram empreender. 

Portugal tem hoje um dos mais vibrantes ecossistemas de empreendedorismo europeus, decorrente dos investimentos realizados na última década em qualificação de recursos humanos, infraestruturas e tecnologia, que proporcionam enormes oportunidades para quem pretende lançar ou investir em novos negócios.

O país já percebeu a importância das imigrações e como elas podem ajudar o próprio país no seu desenvolvimento, diversidade e sua população, que é envelhecida. Portanto, aposta na atração de profissionais qualificados, pessoas de alto poder aquisitivo que podem investir, comprar imóveis e abrir empresas, além da mão de obra para serviços básicos.

O conteúdo a seguir pode ajudar você a entender melhor o processo de internacionalização de empresas:

https://www.atlantichub.com/2020/10/26/transformando-sua-empresa-em-uma-multinacional-atraves-de-portugal/

Na Atlantic Hub, contamos com profissionais prontos para analisar o mercado português e a aderência de seus serviços a ele. 

Como funciona o processo de internacionalização de empresas?

Em nosso processo, analisamos oito aspectos relacionados à cultura de Portugal. São eles:
•   Comunicação;
   Avaliação;
   Persuasão;
   Liderança;
   Decisão;
   Confiança;
   Desentendimentos;
   Gestão de tempo.

É importante lembrar que na maioria dos casos é necessário construir um novo produto, tendo como base a cultura que iremos internacionalizar.

É possível tornar sua empresa uma multinacional de sucesso, desde que possamos construir um caminho inovador que pavimente sua estrada de atuação. 

Para saber mais a respeito, entre em contato conosco e confira nossos outros artigos a respeito do tema. Somos a sua ponte entre Brasil e Portugal.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Conheça os principais feriados em Portugal

Todos ansiamos por uma pausa na rotina e a verdade é que os dias com feriados são os mais esperados Read more

Visto D2 para empreendedores em Portugal: o que é e como adquirir

Se você quer abrir uma empresa em Portugal ou quer trabalhar no país como autônomo, saiba que existe uma possibilidade: Read more

Autorização para residência permanente em Portugal: saiba como funciona

Se você está pensando em se mudar para terras lusas, será necessária a autorização de residência permanente em Portugal. Com Read more

Imposto de Renda em Portugal para brasileiros: saiba como funciona

Quando mudamos de país, é necessário entendermos quais são as novas obrigações e como funciona o pagamento de impostos para Read more