Como funciona uma empresa de tecnologia em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 9min

Postado em 23 de setembro de 2021 /
Compartilhe:

O segmento de tecnologia lidera todas as demandas que temos por internacionalização seja qual for o olhar que analisamos. 

Mesmo nas etapas iniciais dos nossos estudos, momento em que nos debruçamos para entender se existe mesmo uma oportunidade de negócios, já percebemos que as empresas de tecnologia despertaram para a internacionalização. 

Nos estudos de aderência de mercado Market Fit temos como principais clientes empresas de tecnologia com uma enormidade de soluções e, claro, boa parte delas realmente tem como resultado ótimas possibilidades de negócio em Portugal. 

Um dos motivos para Portugal estar despertando tanto interesse nas empresas de tecnologia foi o incrível adensamento destas companhias que Portugal conseguiu atrair. 

O Web Summit tem sido também em boa parte responsável pela atratividade de Portugal. Como meca da tecnologia e tendo destaque como o maior evento deste segmento do mundo, despertou na comunidade internacional especial interesse por Portugal e suas possibilidades.

Em nosso programa de internacionalização Scale Out, temos também as empresas de tecnologia que têm novamente destaque. Elas já representam o maior número e em nosso ecossistema empregam a maioria dos colaboradores gerados por nossos clientes.

Nosso Hub de negócios em Lisboa, o Atlantic Station acolhe e tem sido o porto seguro destas empresas. Em sua próxima visita a Portugal, visite nosso espaço. 

Mas você sabe na prática como é o dia a dia de uma empresa com presença nos dois países? Bem, quero neste artigo, aprofundar este tema com você e ajudá-lo nesta jornada. 

Lembro que em Outubro nosso tradicional evento do ecossistema de negócios Brasil e Portugal Atlantic Connection, terá sua edição anual realizada nos dois Países. Neste evento, a tecnologia tem um lugar especial. Não perca, pois ele é gratuito. 

 

 

COMEÇANDO UMA OPERAÇÃO EM PORTUGAL

O começo não é simples para ninguém. Jamais subestime os desafios quando a missão é empreender em um outro país. 

Empreender em Portugal não é fácil, esta é uma lição que dia a dia percebemos. Desta maneira, estar com os parceiros corretos encurta absurdamente as etapas e com certeza é a chave entre o sucesso e o fracasso deste desafio.

Muitos acham que o começo de tudo é abrir a empresa e buscar clientes. Grande engano. O começo de tudo é ter corretamente feito a lição de casa quanto ao entendimento do mercado e a construção de um produto ou serviço que faça sentido em Portugal. 

Um processo de internacionalização precisa ser construído e respeitado. Para isso, conte conosco. Tendo sido construída estas etapas e estando diante de uma empresa que faça sua lição de casa, o momento que consideramos marco zero é a empresa ser aberta.

Não erre nos pontos que já sabemos por experiência. Os erros mais comuns são justamente erros a serem evitados. 

Tendo sua empresa sido aberta, comece contratando uma pessoa local para ser sua conexão com o mercado. A área de vendas precisa estar com sotaque local. 

Você pode e deve fazer parte do time, mas precisamos entender que na Europa ter a língua local é um diferencial importante. Encontramos muita barreira ao tentarmos vender com nosso sotaque brasileiro.

Nas reuniões de fechamento será importante sua participação, mas nas tratativas do dia a dia são eles que estarão à frente das negociações. 

Comece pequeno, uma pessoa da área de vendas junto da sua energia já são suficientes. A equipe de desenvolvimento será aos poucos criada em Portugal. Para isso, muitos estudos podem ajudar com incentivos. 

 

 

OS PRIMEIROS CONTATOS COMERCIAIS

As primeiras vendas nós nunca esquecemos. Imagine então em Portugal. O processo de vendas em Portugal é sensivelmente diferente do Brasil.

Ponto importante é ter um CRM para apoiar suas negociações. O tempo de resposta é bem mais longo e não é educado ficar entrando em contato para acompanhar se já existe uma posição sobre a proposta. 

Português não gosta de ser cobrado quanto a uma proposta comercial ou ainda receber mensagens de áudio por Whatsapp. 

Outro ponto bem interessante em Portugal quando falamos da prospecção de clientes é o relativo atraso quanto ao marketing digital. Estamos acostumados no Brasil a ações de marketing bastante agressivas em vendas. 

Em Portugal as redes ainda têm pouca adesão das pessoas e as ações publicitárias que mais oferecem resultado são ligadas a ações offline. 

Anunciar em jornais, revistas e nas redes de televisão. Conhecer os canais de comunicação corretos em Portugal é fundamental para você chegar ao seu público-alvo. 

CONTROLE DE CUSTOS E ATENÇÃO AO BUSINESS CRIADO 

Custo são como unhas, devem ser sempre monitoras, como já dizia minha querida vozinha. Leve a sério este conselho quando seus custos são em euros e sua geração de caixa ainda está no início.

Muitas empresas não suportam um ou dois anos de início e quebram justamente quando começam a dar certo. 

Quando criamos nosso projeto de internacionalização, criamos um Business Plan justamente para poder orientar as ações e as atividades da empresa em Portugal.

Ter um norte a seguir é fundamental para poder mostrar o horizonte das atividades. O Business Plan em Portugal será utilizado para sua abertura de contas, visto D2 e para a criação de projetos de financiamento junto ao governo ou a órgãos de fomento.

Tenha ele atualizado e utilize-o como bússola do seu negócio. 

 

 

UMA OPERAÇÃO EM VOO DE CRUZEIRO 

Uma empresa saudável significa uma empresa que gera caixa para seus compromissos e deixa lucro para os sócios. 

Atingir estes objetivos é o desejado no menor tempo possível. Muito trabalho, controle de custos e obstinação. Não tem almoço grátis ou pulo do gato.

A equipe de desenvolvimento e produção deve ser pensada sempre depois da operação começar a conquistar seus primeiros clientes. Se isso acontecer rápido, não será difícil contratar.

Portugal atrai mão de obra do mundo inteiro. Você terá bons quadros e ainda a possibilidade de ter projetos com boa parcela de subvenções. 

Quer saber mais sobre como começar sua empresa em Portugal? 

Agende um momento que conversamos e juntos começaremos esta jornada! 

Forte abraço! 

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

 

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Portugal: O vale do silício da tecnologia da Europa

Quando é mencionada a região do Vale do Silício, lembramos imediatamente do estado da Califórnia nos EUA. A região fica Read more

BEM MAIS QUE UMA TAPIOCA

Caminhar por Lisboa e utilizar o seu sistema de transporte é sempre uma atração turística. A cidade não preserva seus Read more

Portugal se abre totalmente aos brasileiros. Você está preparado?

Portugal anunciou em setembro de 2021 que está novamente abrindo suas fronteiras aos brasileiros de forma total. Como já é Read more

Que tipos de negócios abrir em Portugal?

A princípio as diferenças culturais entre Brasil e Portugal podem parecer um impeditivo para que o brasileiro pense em abrir Read more