A importância de uma imersão local para empresários

Tempo estimado de Leitura: 5min

Postado em 30 de setembro de 2021 /
Compartilhe:

Conforme a vacinação vai avançando, o que conhecemos como o “normal de antes” volta a tomar forma. O comércio voltou às atividades, pessoas saindo de casa para trabalhar e para procurar lazer, o turismo voltando aos poucos a ficar aquecido e todas as outras áreas fora do mundo digital vêm se beneficiando.

Com tudo isso, a pandemia nos trouxe uma visão de que, em muitos casos, ainda precisamos estar próximos fisicamente do nosso público para entender o momento que ele está vivendo e como a empresa pode se beneficiar com essa proximidade. Conhecer o momento atual, as notícias, como o mercado e o ecossistema estão se comportando é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

 

 

O que é imersão local?

Imersão é ação ou efeito de imergir, de inserir algo ou alguém em um local determinado. No âmbito empresarial, nada mais é do que conhecer presencialmente o ecossistema local de onde a sua empresa irá se instalar no caso, em Portugal.

Como já dissemos em outros artigos e gostamos de frisar, Portugal pode ser a sua porta de entrada para a Europa. Essa pode ser a chave para se destacar e expandir o seu negócio.

Qual é a sua importância?

Listamos 5 motivos para você, empresário, apostar na imersão local durante a caminhada da internacionalização da sua empresa. Confira abaixo:

•   NETWORKING
Dizem por aí que networking é tudo e podemos atestar que esta prática é essencial para fazer contatos com outras empresas, prospects e potenciais clientes. Quanto maior e mais sólida a sua rede de contatos for, melhor para a sua empresa, pois ela pode ajudar a aumentar as suas chances de sucesso.

•   POSIÇÃO ESTRATÉGICA
Ter um local fixo e com localização estratégica para a sua empresa facilita muito a rotina. Mas antes de escolher onde se estabelecer, existem questões que devem ser levadas em conta, como: transporte (se é próximo a estações de metrô ou se tem fácil acesso de carro), deslocamento de um local a outro e reuniões presenciais.

•   INFRAESTRUTURA
Em um momento com ou sem pandemia, sabemos da importância de estar em um espaço com boa infraestrutura, internet de qualidade, de repente até mesmo um pequeno estúdio para eventos online e reuniões. Se ainda não for possível ter um escritório próprio ou uma sala comercial, o uso de espaços compartilhados como os coworkings é bem-vindo.

•   IMAGEM DA EMPRESA
Como o público vê a sua empresa faz toda a diferença. A imagem da empresa no mercado e na percepção do público incluindo clientes e futuros clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo os concorrentes pode dar mais destaque para o seu negócio dentro de um cenário competitivo.

•   ESTAR PRESENTE
Presença local ainda é importante para conhecer o mercado e o comportamento do consumidor em detalhes, estar em contato com o ecossistema e notícias locais, gerar proximidade com clientes e potenciais clientes – seja de Portugal ou do restante da Europa. Embora o digital tenha ganhado espaço por conta da pandemia, não há nada como uma experiência presencial.

 

 

Como a imersão local pode impactar o seu negócio?

Esta é uma prática que vem se mostrando eficiente, pois auxilia no planejamento e desenvolvimento de estratégias para empresas, de acordo com o objetivo traçado. Traz um olhar estratégico e muito mais objetivo para a necessidade a ser atendida com o produto ou serviço oferecido, e se esta necessidade está sendo atingida de forma eficiente.

Também estimula a geração de insights. Sabemos que tudo o que consumimos ao longo da vida gera uma bagagem que poderemos usar a qualquer momento para contribuir em novas ideias e projetos, mesmo aquelas informações rasas ou que pareçam que não tem a ver com o assunto. A geração de insights promove o crescimento da empresa e otimiza a rotina.

Quer saber mais sobre o assunto? Como complemento para a leitura, sugerimos o artigo Internacionalizando sua empresa: a importância de ter um escritório em Portugal.

Para garantir o sucesso da sua jornada da internacionalização, se faça presente! Conte com a Atlantic Hub e não deixe de conhecer o Atlantic Station, um novo hub de negócios e networking em Portugal.

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Conheça os principais feriados em Portugal

Todos ansiamos por uma pausa na rotina e a verdade é que os dias com feriados são os mais esperados Read more

Visto D2 para empreendedores em Portugal: o que é e como adquirir

Se você quer abrir uma empresa em Portugal ou quer trabalhar no país como autônomo, saiba que existe uma possibilidade: Read more

Autorização para residência permanente em Portugal: saiba como funciona

Se você está pensando em se mudar para terras lusas, será necessária a autorização de residência permanente em Portugal. Com Read more

Imposto de Renda em Portugal para brasileiros: saiba como funciona

Quando mudamos de país, é necessário entendermos quais são as novas obrigações e como funciona o pagamento de impostos para Read more