Como funciona o mercado de marketing digital em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 6 de dezembro de 2021 /
Compartilhe:

À medida que chegam novas tecnologias, pode ser difícil manter-se informado sobre cada uma das tendências mais recentes no negócio.

A publicidade digital demonstrou ser incomparável na sua própria durabilidade, nos últimos anos, em Portugal: dois terços dos fabricantes alegaram uma queda nos ganhos, desde o início da pandemia de Covid-19 e mais de um quarto dos empresários está investindo 90%, ou mais em publicidade eletrónica, ou melhor, em marketing digital, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Marketing Digital.

Basta realizar uma busca nos sites de emprego para verificar que há muitas vagas para os profissionais de marketing em Portugal. Neste artigo, discutiremos o atual cenário do mercado de trabalho e as tendências para os próximos anos.

 

 

O mercado de marketing digital

É importante destacar que o mercado de marketing em Portugal é bem diferente do Brasil.

Lá, o marketing offline ainda é muito forte – todas as semanas as caixas de correios ficam lotadas de panfletos. Também é muito comum ver sites bem “pré-históricos” que parecem terem sido construídos quando a internet foi inventada e continuam ali sem qualquer tipo de identidade visual.

O marketing digital começou a arrancar em Portugal, mas percebemos que a maior parte das marcas que apostam nessa área são aquelas voltadas para o público jovem. O e-commerce, tão difundido no Brasil, ainda está começando. 

Como o mercado de marketing começou a se expandir recentemente, as ofertas de emprego nessa área não param de surgir. Então, é uma área bem promissora para quem quer trabalhar em Portugal!

 

Salário e competências

Segundo o site Meu Salário, o salário mensal dos profissionais de marketing em Portugal em 2021 varia de 745€ a 3 mil euros, sendo a média salarial de 1.014€. Claro, o valor do salário vai depender do cargo que ocupar na empresa e da experiência do profissional.

  Entre as habilidades exigidas pelo mercado, encontram-se as seguintes:

   Curso superior na área de Marketing, Comunicação, Economia ou Administração;

   Domínio de SEO;

   Conhecimentos de Google Adwords, Google Analytics, LinkedIn Ads, Facebook Ads;

   Experiência na área (geralmente entre 3 a 5 anos);

   Boa capacidade de planejamento e comunicação;

   Bom inglês.

 

Tendências para o mercado

    •   SEO: Ninguém duvida da importância do SEO na publicidade e no marketing digital. Segundo os especialistas em pesquisa da agência de publicidade Inbounder Digital, 70% a 80% dos clientes pesquisam sobre um negócio online antes de fazer uma transação e uma grande parte desse número começa com pesquisa. Ou seja, deve-se posicionar o site para um pilar estreito de palavras-chave e pensar no máximo de pesquisas que puder para o seu negócio principal. As organizações estão recorrendo cada vez mais a especialistas para descobrir perfis, tendência essa que só pareceu acelerar no ano de 2021.

    •   Google Ads: Os lances automáticos do Google Ads existem há muito tempo e é simples perceber porquê: basta inserir os parâmetros, como volume e preço, e o dispositivo faz todo o trabalho. Ao longo dos anos, no entanto, surgiu um novo tipo de lance, que muitos profissionais de marketing, provavelmente, descartaram: o lance inteligente. Como o Google aprimora os lances inteligentes e refina esse algoritmo, há de se tornar uma boa alternativa cada vez mais comum para os profissionais de marketing digital. 

    •   Chatbot: Com base no Hubspot, apenas 5% das empresas usaram chatbots em 2016, no entanto, impressionantes 32% pretendiam colocar a tecnologia em prática até 2017. Apesar do contato humano seguir sendo necessário, os bots otimizam o contato com o cliente e aceleram o processo de tirar dúvidas frequentes (SAC).

    •   Conteúdo em vídeo: Entre o YouTube, Reels e o TikTok, juntamente com anúncios adicionais, o vídeo surgiu como um novo meio de produzir conteúdo e tem crescido cada vez mais entre marcas e influencers.

 

Faculdades de Marketing em Portugal

As melhores universidades de Portugal oferecem o curso de marketing, seja para licenciatura, mestrado ou doutorado. 

Para a licenciatura, muitas delas oferecem a possibilidade de concorrer a uma vaga utilizando a nota do ENEM. Para o mestrado e doutorado, é necessário reunir toda a documentação para anexar na hora da candidatura. 

As melhores universidades de marketing em Portugal são:

   IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing;

   Porto Business School;

   Católica Lisbon Business Economics;

   IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação;

   ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Agora que você já sabe como é a área de marketing no país, que tal começar a planejar sua mudança?

 

Quer levar sua empresa para Portugal

Compartilhe:

Posts Relacionados


Atlantic Awards e a melhor startup brasileira de 2022

O Atlantic Connection já aconteceu, mas desde o evento nós só conseguimos pensar em uma coisa: o impacto que nosso Read more

Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal em 2022

Planejamento uma viagem para a Europa? No conteúdo de hoje, vamos te apresentar os principais requisitos para a entrada de Read more

Atlantic Connection 2022, percepções e insights

O Atlantic Connection 2022 retorna ao formato presencial e neste ano, literalmente, se consolida como o principal evento do Brasil Read more

As principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal

No artigo de hoje, você irá conhecer quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal. E se Read more