Atlantic Connection – Painel 2 – Negócios brasileiros em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 3min

Postado em 7 de dezembro de 2021 / ,
Compartilhe:

 

O painel Negócios brasileiros em Portugal teve a presença de Benício Filho, Country Manager da Atlantic Hub, e de Luciano Menezes, CEO do WTC Lisboa e Presidente do Conselho do WTC Curitiba.

Portugal vem se firmando como hub de tecnologia na Europa e o país recebe cada vez mais brasileiros dispostos a tentar a vida por lá. No entanto, é preciso planejar a mudança com cuidado.

Benício Filho explicou que um dos pontos que os brasileiros mais subestimam é a questão cultural, pois há muitas diferenças e as pessoas não levam isso em consideração. A língua portuguesa falada no Brasil, por exemplo, tem algumas diferenças em relação à falada em Portugal, além disso os costumes e gostos culinários são outros.

Luciano, por exemplo, planejou sua mudança por quase 4 anos após adquirir a licença do WTC. Segundo ele, é fundamental que o empresário faça uma pesquisa de mercado para verificar se o negócio tem aderência no mercado português para, então, pensar em se instalar e expandir para o restante da Europa.

Nesse sentido, Benício observou que do final de 2019 até outubro de 2021, momento em que retornou para Portugal (após a reabertura para brasileiros), muitos negócios novos foram abertos por brasileiros no país e nem todos parecem fazer sentido, ou seja, é muito importante compreender se o produto ou serviço será realmente aceito, sob pena de haver perda de tempo e de muito dinheiro.

É importante lembrarmos que o investimento na Europa é em Euros (€) e se a empresa tiver apenas reservas em Real (R$), sem o mínimo de planejamento, pode levar o empresário ao prejuízo.

Portugal tem muitas iniciativas que fomentam o empreendedorismo e o custo de vida é mais barato em relação à Europa, porém Benício e Luciano também deixam claro que as pessoas precisam verificar os tipos de vistos exigidos para que não se tornem ilegais e que o inglês é fundamental.

 

Quer levar sua empresa para Portugal

Compartilhe:

Posts Relacionados


Atlantic Connection – Painel 3 – Caminhos para morar em Portugal

  Os convidados Felipe Simonsen, diretor de câmbio do Banco Master, e Tiago Prandi, sócio da Conexão Europa Imóveis, apresentaram Read more

O universo das fintechs em Portugal

O número de startups cresceu significativamente no mundo, especialmente as Fintechs em Portugal.  Mas você sabe o que são e Read more

Visto D2 para empreendedores em Portugal: o que é e como adquirir

Se você quer abrir uma empresa em Portugal ou quer trabalhar no país como autônomo, saiba que existe uma possibilidade: Read more

Agências de Publicidade: do Brasil para o mundo

Basta realizar uma busca nos sites de emprego para verificar que há muitas vagas em agências de publicidade para os Read more