Atlantic Connection – Painel 10 – Apex Brasil

Tempo estimado de Leitura: 3min

Postado em 10 de dezembro de 2021 / ,
Compartilhe:

 

O painel Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), conduzido por João Tourinho, Business Manager da Atlantic Station, fechou o evento Atlantic Connection explicando a forte presença das startups brasileiras em Portugal.

Os palestrantes foram Karina Bazuchi, Coordenadora de Expansão Internacional da Apex Brasil, e Marcelo Bastos, CEO da SizeBay.

Atualmente há mais de 13 mil startups no Brasil, mais de 20 unicórnios (empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares) e o investimento foi de quase 20 bilhões de reais em 2020.

A Apex organiza a expansão internacional de startups brasileiras para Portugal, além de outros lugares do mundo.

Para fomentar o ecossistema de startups, a agência tem alguns programas como o Scale Out, que visa a internacionalização de empresas e a atração de investimentos, e Missões a eventos de tecnologia com o Ministério de Relações Exteriores brasileiro, a exemplo do Web Summit Lisboa.

Neste ano, a Apex levará 15 startups ao Web Summit que participarão de atividades na feira, do evento Dia de Inovação Brasil Portugal, de eventos promovidos pela Atlantic Hub, rodadas com investidores e reuniões one-to-one para o desenvolvimento de negócios.

Segundo Karina Bazuchi, apresentar 15 startups ao mercado internacional dá muito mais robustez e essa interação é muito benéfica. A delegação gera mais resultado e visibilidade.

A SizeBay é uma startup brasileira que tem a COREangels como investidora anjo, o apoio da Apex e atualmente também está presente em Lisboa.

“Desde o primeiro treinamento da Apex que ocorreu em São Paulo, as startups se uniram, o que foi um diferencial porque uma empresa ajudou a outra”, afirma Marcelo Bastos.

Marcelo deu dicas aos empreendedores como a importância do cumprimento de horários, formalismo em reuniões de negócios e no dress code, ser direto, a fluência em inglês e evitar falar alto. É preciso respeitar a cultura local.

 

Quer levar sua empresa para Portugal

Compartilhe:

Posts Relacionados


Health tech e o que vem por aí

Como compreender as oportunidades em empreender na Europa no segmento de Health Tech? Neste artigo, aprofundamos o tema com uma Read more

Empresas Brasileiras em Portugal

Confira uma lista das empresas brasileiras que estão fazendo história em Portugal   Muitas empresas brasileiras estão presentes em Portugal Read more

O Atlantic Station está na Rede Nacional de Incubadoras em Portugal

O Atlantic Station faz parte da RNI, Rede Nacional de Incubadoras de Portugal. Entenda o que os empresários brasileiros ganham Read more

Erros e acertos em internacionalizar sua empresa

Internacionalizar é uma maratona, não uma corrida de cem metros. Provavelmente os erros mais comuns acontecem em subestimar o processo. Read more