Economia em Portugal atualmente

Tempo estimado de Leitura: 10min

Postado em 29 de dezembro de 2021 /
Compartilhe:

A economia portuguesa tem mostrado nos últimos meses uma retomada bastante significativa. Claro que diante de tanta queda em função da pandemia, não seria de se estranhar tantos números positivos. 

A simples retomada das atividades econômicas após um cenário grave como o que passamos já traz alento em muitos setores. 

Neste artigo, refletimos sobre esta retomada e como ele deve implicar em desdobramentos de financiamentos 

Portugal assim, como outros países, vive pressões sociais por melhores condições de vida e trabalho. O desemprego também aumentou em Portugal e a inflação, pressionada por alguns preços, em especial a gasolina, podem refletir em aumentos e novos desafios. 

Estamos diante de um cenário favorável para nossas empresas em Portugal? É essa questão que quero também aprofundar com você. 

A RETOMADA DA ECONOMIA JÁ PODE SER PERCEBIDA

A economia portuguesa tem dado bons sinais de retomada. Os últimos dados mostram que esta retomada já é considerada a maior das últimas décadas. 

O fato de vivermos um momento após um grande encolhimento da economia já demonstra que vivemos um período de crescimento. 

Mas isso também não seria garantia de nada, se não fosse o plano realmente destacado pelo governo, que prioriza a retomada como geração de riqueza.

Controlar a pandemia foi e continuará sendo prioridade do governo português. E para isso não resta dúvida que caso alguma nova variante apareça, novas restrições serão colocadas. 

Mas o ponto de ruptura é que já sabemos como gerar crescimento no modelo on-line. 

Um exemplo é que apenas no comércio eletrônico, Portugal cresceu mais de 400%. Os portugueses simplesmente não compravam no on-line. Este mercado era minúsculo. Hoje ele já representa uma boa fatia de oportunidades para empresas brasileiras.

O e-commerce brasileiro é um dos mais dinâmicos do mundo! Já pensou em fazer um estudo de diagnóstico de mercado do seu negócios em Portugal? 

Boas oportunidades existem para quem está preparado. Esse com certeza é um momento único no mundo. Esteja preparado para e faça hoje mesmo um estudo conosco. 

A PRESSÃO DE ALGUNS INDICADORES DEVE SER CONSIDERADA

O preço da gasolina em Portugal é um dos mais elevados da Europa. Isso gera pressão na cadeia produtiva e no consumo. 

A pressão social é percebida em relação ao aumento de produtos ligados à alimentação ou ainda a outros produtos de consumo. 

A quebra da cadeia produtiva global ainda tem gerado desdobramentos em muitos países. Dias atrás a Inglaterra vivia uma crise de abastecimento sem precedentes.

Gosto de ver sempre o copo meio cheio e meio vazio. Sim, temos problemas que precisam ser resolvidos em sua grande parte pelo governo.

Os indicadores para 2021 mostram retomada e muito mais está por vir em 2022. Se para resolver os desafios os governos precisam de recursos, estes recursos em boa parte também são oriundos do crescimento pós pandemia

Mas isso também representa uma oportunidade. Os programas de incentivo a indústrias limpas estão abertos e com grandes aportes de recursos.

O modelo de negócio que estiver atento às transformações do consumidor com certeza será um modelo que terá mais probabilidades de vencer a crise e estar em condições de ganhar mercado. 

 

 

OS INVESTIMENTOS EM NEGÓCIOS DE BASE TECNOLÓGICA SERÃO PRIORIDADE

Empresas de base tecnológica são a bola da vez na Europa e não poderia deixar de ser assim em Portugal.

Segmentos com forte utilização de tecnologia receberam muitos investimentos e estamos presenciando o aumento exponencial do número de hubs de inovação em Portugal.

Nós somos um exemplo disso. Recentemente, nosso espaço Atlantic Station foi homologado como incubadora. 

Deste processo, nasce um hub com programas e acesso a incentivos muito interessantes para a expansão do seu empreendimento em Portugal. 

A BAZUCA EUROPEIA DE INVESTIMENTOS

750 bilhões de euros! Esta é a chamada Bazuca Europeia. O volume de recursos para a reconstrução de setores e financiamento das economias do bloco é o maior da história.

Maior até que o volume do pós-guerra. O que estamos presenciando é o crescimento escalonado de investimento para os mais diversos setores.

Segmentos que geram riqueza e estão em acordo com os preceitos de sustentabilidade e respeito ao planeta terão com certeza mais recursos que outros segmentos.

Estou dizendo que empresas de tecnologia, indústrias limpas, biocombustíveis e agricultura sustentável são apenas alguns exemplos de mercados que poderão receber mais recursos que outros. 

Mas longe de ser apenas estes segmentos a serem beneficiados. Retirando da pauta as famosas indústrias de impacto ambiental, vale a pena estar atento a esta oportunidade. 

Lembre-se, você não está sozinho. Somos especialistas na construção de projetos de investimento. Marque um momento conosco. Teremos o maior prazer em ajudá-lo neste processo. 

PORTUGAL 2030

O famoso Portugal 2020 está fechado e não existem mais linhas abertas. O substituto dele é o Portugal 2030. 

Este sim, começa a ter linhas e a possibilidade de submissão de projetos. O ano de 2022 será com certeza o melhor ano para acesso a estes programas.

Juntasse ao Portugal 2030 a bazuca europeia, estamos falando de uma enormidade de recursos das mais diversas formas e momentos.

Desde a contratação de colaboradores a projetos de expansão, bem como pesquisa e desenvolvimento são alvos destes programas.

Entenda que não existem recursos sem que você faça sua parte. Primeiro internacionalize sua empresa, depois pense em submeter a uma candidatura de investimentos.

EM PORTUGAL TAMBÉM EXISTEM ESPERTALHÕES 

Toda semana fico sabendo de uma nova história em que um empresário brasileiro pagou de 4.000 a 6.000 mil euros para o desenvolvimento de um projeto de investimento do Portugal 2020 ou Portugal 2030.

Entenda que isso é golpe! Não existe a possibilidade de você conseguir recursos sem que sua empresa esteja internacionalizada.

Sim, isso é golpe e também existem em Portugal advogados e consultores criminosos. Não caia no conto que pagando uma quantia por um projeto você terá investimento, isso simplesmente não existe. 

 

 

O MOMENTO É AGORA! 

2021 foi o ano da retomada, 2022 já aparece no radar como o melhor ano para internacionalizar as nossas empresas. 

A resposta é simples. Aprendemos com a pandemia e aconteça o que acontecer, com ou sem restrições, teremos oportunidades e você não pode ficar fora delas.

Como começar? 

Venha bater um papo comigo e terei o maior prazer em ajudá-lo em sua jornada para as terras portuguesas.  Agende um momento para conversarmos e juntos discutiremos seu futuro em Portugal.

Forte abraço! 

 

Quer levar sua empresa para Portugal

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Quando internacionalizar uma empresa?

O momento de internacionalizar uma empresa pode ser bastante difícil de perceber. Caso sua empresa já tenha bons anos de Read more

As leis que envolvem a abertura de uma empresa em Portugal

As relações históricas entre Brasil e Portugal e a atual configuração socioeconômica dos países irmãos têm influenciado uma nova onda Read more

Empreender e morar em Portugal: confira as opções

Portugal é um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros que desejam viver a experiência de morar fora ou empreender. Na Read more

Portugal: perspectivas de mercado para 2022

Quase tudo nas nossas vidas mudou: o nosso local de trabalho, a forma como vivemos, as nossas relações, como nos Read more