Tempo estimado de Leitura: 9min
O processo é bem ágil e sem complicações, seguindo todos os passos corretamente. O preço pago para a abertura é justo, levando em conta que tudo pode ser resolvido rapidamente para começar imediatamente seu negócio.
Se você pretende abrir uma empresa em Portugal, informe-se bastante, tenha uma reserva financeira e faça um bom planejamento para aumentar as possibilidades de sucesso!
O primeiro passo para poder abrir um negócio no país é obter uma autorização de residência para morar em Portugal. Assim, para fazer isso da maneira correta, você deve solicitar um visto de empreendedor.
Também é preciso ter atenção com o valor que você tem disponível para o investimento no negócio, que pode até mesmo influenciar em qual tipo de empresa você vai abrir em Portugal.
Se você ainda está no Brasil e pretende mudar para Portugal para abrir uma empresa, o visto que deve pedir é o visto D2 – visto para autônomos ou trabalhadores. Neste visto, podem se enquadrar empresas que tenham alguma relevância (econômica, social, científica ou cultural) para o país.
Para poder receber o visto D2, é preciso demonstrar a viabilidade e a relevância da empresa que pretende abrir. O visto deve ser solicitado ainda no Brasil, através da empresa VFS Global, que recebe e encaminha os pedidos de visto para Portugal.
Para encaminhar a solicitação, é necessário reunir a seguinte documentação:
Formulário de pedido de visto (preenchido e assinado);
Também é preciso apresentar alguns documentos específicos da atividade que você vai desenvolver com a pequena empresa:
Depois que você conseguir obter o visto no Brasil, quando chegar a Portugal deve ir até o SEA – Serviço de Estrangeiros e Asilo (Antigo SEF) solicitar a sua autorização de residência.
O plano de negócio é a primeira etapa, e uma das mais importantes, já que é nele que você vai tomar algumas decisões básicas sobre o seu investimento. É através dele que vai imaginar a proposta, como vai vender o seu produto e como vai gerar receita.
Depois de concluir o plano de negócio, é preciso escolher qual o tipo de empresa mais adequado ao seu empreendimento. Em Portugal, há basicamente dois grandes grupos de empresas: as singulares e as coletivas.
Dependendo do tipo escolhido, você notará que existem algumas diferenças, como: exigência ou não de capital social mínimo e responsabilidade pelo pagamento de dívidas com patrimônio pessoal do empreendedor.
Também existem diferenças em relação ao faturamento da empresa. Alguns modelos, como a Sociedade Unipessoal, são indicados para empresas com grande lucro. Caso a previsão de faturamento seja menor e você não tenha sócios, ser Empresário em Nome Individual pode ser a melhor escolha.
Os documentos exigidos para a abertura do negócio para pessoa singular são:
O serviço Empresa na Hora foi criado para facilitar o processo de abertura de empresas em Portugal. Está disponível nas Lojas do Cidadão ou no IRN (Instituto de Registos e Notariado).
Ao chegar lá, será preciso:
Nesse mesmo momento, será feito o Pacto Social (o Contrato Social) da empresa e o registro comercial. Por fim, você receberá um código de acesso à Certidão Permanente Comercial, código de acesso ao cartão eletrônico e o número de Segurança Social da empresa.
Depois de fazer este procedimento, é preciso abrir uma conta bancária em nome da empresa (caso ainda não tenha). Você deverá depositar o valor do capital social nesta conta em até 5 dias úteis após a abertura da empresa. Feito isso, você estará pronto para iniciar suas atividades como empreendedor!
Ainda com dúvidas? O Atlantic Hub já ajudou dezenas de empresários a realizar o sonho de abrir uma empresa no exterior e expandir seus negócios. Entre em contato com a gente e expanda seus horizontes também!
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.