Agências de Publicidade: do Brasil para o mundo

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 15 de junho de 2022 / ,
Compartilhe:

Basta realizar uma busca nos sites de emprego para verificar que há muitas vagas em agências de publicidade para os profissionais de marketing e propaganda em Portugal. 

A carreira é boa, bastante promissora e, segundo especialistas, os profissionais da área serão uns dos mais procurados nos próximos anos.

As previsões do mercado publicitário em Portugal para 2022 caracterizam-se por uma tendência de crescimento, com destaque para os investimentos em televisão. 

Neste artigo, vamos apresentar um pouco do mercado dessa área em Portugal e como abrir sua própria agência no exterior!

 

 

MERCADO DE MARKETING E PUBLICIDADE

 

Se alguém quisesse criar uma agência de marketing digital há mais de 20 anos, as barreiras seriam enormes. Com um cenário virtual primitivo, a sobrecarga para criar tal empresa era assustadora e quase impossível sem um grande investimento inicial. No entanto, os tempos mudaram. 

Atualmente, é possível que um indivíduo habilidoso ou uma pequena equipe crie uma agência de marketing digital de uma forma muito mais simples.

As empresas estão gastando uma fatia cada vez maior dos seus orçamentos de marketing em publicidade digital e muitos querem aproveitar esse fato para criar o seu próprio negócio. 

É importante destacar que o mercado de marketing em Portugal é bem diferente do que temos no Brasil. Em terras lusas, o marketing offline ainda é muito forte, com grande presença de meios impressos, como jornais e panfletos. Também é muito comum ver sites bem simples, que parecem ter sido construídos quando a internet foi inventada e continuam ali sem uma identidade visual.

A maior parte das marcas que apostam em marketing digital atualmente são aquelas voltadas para o público jovem. O e-commerce, tão difundido no Brasil, ainda está começando e o comércio ainda não parece ter entendido o quanto um plano de marketing pode render bons frutos a longo prazo.

Contudo, como o mercado de publicidade começou a se expandir recentemente, as ofertas de emprego nessa área não param de surgir. Então, tornou-se uma área bem promissora!

 

COMO CRIAR UMA AGÊNCIA

 

A criatividade e a inteligência são importantes, mas sem experiência suficiente para lidar com as muitas nuances da gestão de contas e do relacionamento com os clientes, o empreendedor terá muitas dificuldades.

Antes de chegar ao topo, é importante ter ao menos uma pequena equipe com competências gerais de trabalho, além de competências na área do marketing digital, que incluem:

– Construir e gerir páginas web;
– Conceber anúncios online;
– Criar mensagens e conteúdo;
– Conhecimentos aprofundados de SEO;
– Domínio de ferramentas de e-mail marketing;
– Gestão de redes sociais;
– Anúncios nas redes sociais.

 

DESENVOLVENDO UM MODELO DE NEGÓCIOS

 

Existem diversos modelos de negócios diferentes que se adequam à agências de publicidade. Assim, você terá que fazer necessariamente algumas escolhas: focar em um nicho ou manter um negócio generalista? Como cobrar seus clientes? Você será o único sócio? Qual será o espaço de trabalho?

Com relação a pagamentos, existem várias formas de receber pelo seu trabalho, como: por hora, por projeto ou por comissão. Outra questão importante é o meio usado para receber o seu dinheiro. 

Se os seus clientes forem nacionais, você poderá sempre acionar os meios legais caso não receba, mas e se forem de um país longínquo? Para esses casos, é comum usar empresas que funcionam como depósito de garantia, os chamados serviços de escrow.

De uma forma muito simplificada, estas empresas retêm o dinheiro do cliente até que você lhe entregue o serviço. Assim que entregar, existe um período para eventuais pedidos de modificação do serviço entregue e, finalmente, o dinheiro é transferido para a sua conta.

Dependendo dos seus clientes, ambições e tipos de projeto, será necessário analisar se você pretende abrir um negócio com sócios. Na hora de contratar uma equipe, questione até que ponto não será preferível contratar freelancers. Num período inicial, é muito menos arriscado contratar um trabalhador independente para ajudar na sua agência.

Quanto ao espaço, Portugal conta com ótimos hubs de inovação repletos de startups onde você poderá compartilhar experiências com outros empreendedores. O Atlantic Station, por exemplo, é um deles e conta com uma ótima infraestrutura para dar início aos seus negócios.

Conte com a Atlantic Hub para alavancar seus negócios. Visite o nosso site e entre em contato!

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


5 erros jurídicos que as empresas cometem em Portugal

No artigo de hoje, você verá quais são os cinco erros jurídicos mais comuns que as empresas cometem ao tentar Read more

Portugal, um dos países queridinhos para congressos e convenções

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos  (ICCA) relativo a 2019, Portugal foi o 10º Read more

Estações do ano em Portugal

Se você pretende marcar a sua primeira viagem para fora do Brasil, e escolheu o território português como destino, aconselhamos Read more

Conheça os principais feriados em Portugal

Todos ansiamos por uma pausa na rotina e a verdade é que os dias com feriados são os mais esperados Read more