O universo das fintechs em Portugal

Tempo estimado de Leitura: 4min

Postado em 22 de junho de 2022 /
Compartilhe:

O número de startups cresceu significativamente no mundo, especialmente as Fintechs em Portugal

Mas você sabe o que são e o que fazem as fintechs? Acompanhe a seguir mais detalhes sobre o tema!

 

O QUE É UMA FINTECH?

 

Na teoria, o termo Fintech é bastante simples. Ele surgiu da combinação de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia). 

Na prática, no entanto, o verdadeiro significado do que é uma fintech vai muito além de “tecnologia financeira”.

Fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor. 

Elas podem oferecer diversos serviços, como cartão de crédito, débito, conta digital, empréstimos, seguros, entre muitos outros.

A maioria delas permite que os clientes controlem os produtos inteiramente através de smartphones, sem nunca precisar pisar em uma agência ou corretora. 

 

CRESCIMENTO DAS FINTECHS EM PORTUGAL

 

Alguns exemplos de Fintechs em Portugal são as novas formas de pagamento, aconselhamento de investimento automatizado ou mesmo apps de online banking

O próprio sistema multibanco, onde pode-se pagar uma fatura em Portugal e obter a compensação e confirmação da compra em questão de segundos, é um diferencial gigante em termos de tecnologia. Já imaginou não ter que esperar 24 horas para compensar um boleto?

As mobile wallets, ou carteiras digitais, também ganham força, o sistema contactless (onde pagamos com uma simples band – pulseira, encostando o cartão ou o próprio celular) já está mais que consolidado, o blockchain e a criptomoeda também já alcançam proporções mundiais. Mas não é preciso ir tão longe, as Fintechs em Portugal também têm mudado o dia a dia das pessoas.

De acordo com o Portugal Fintech Report 2021, o ‘top‘ 30 de startups fintech no país arrecadou mais de 437 milhões de euros em investimento, sendo “cibersegurança e tecnologia de regulamentação”, “blockchain e criptomoeda” e “seguros” os setores com maior financiamento. 

O ecossistema de fintechs português tem hoje um elevado grau de maturidade, que o coloca ao nível de outros hubs mundiais.

Por um lado, o Fintech Report mostra como Portugal atrai novas startups e empreendedores em diferentes setores e, por outro, a própria maturidade das instituições mais consolidadas, mais interessadas e dispostas a trabalhar com startups fintech, mostrou como 2021 foi um ano de cooperação entre estes dois universos.

O relatório conclui que há uma maior abertura de players mais consolidados para a inovação, associando-se a fintechs de forma a acelerarem os seus processos de digitalização.

 

INVESTINDO EM BRASILEIROS

 

Algumas empresas brasileiras já consolidadas buscam expandir seus horizontes para o exterior. Para isso, muitas vezes é importante contar com o apoio de investidores que acreditam em seu potencial. 

Essa é a proposta da  COREangels Atlantic, um grupo profissionalizado de investidores anjo que investe em startups brasileiras que buscam a internacionalização na Europa através de Portugal.

A COREangels Atlantic tem o propósito do investidor anjo e o modelo de um fundo de venture capital. 

A grande diferença entre a COREangels e um fundo VC é que os investidores anjo são sócios da empresa e desempenham um papel ativo, disponibilizando parte do próprio tempo para fomentar o crescimento das startups investidas.

Quer se tornar investidor anjo ou está procurando um investidor para os seus negócios? Entre em contato conosco acessando nosso site.

 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Brasileiros investindo em startups brasileiras em Portugal

Startup é uma palavra que está em evidência nos dias de hoje. Empresas de pequeno porte que unem um alto Read more

Planejando sua internacionalização

Planejamento é algo que não parece muito comum para nós brasileiros. Foram tantas mudanças econômicas, diversas alterações de cenários ou Read more

Seu produto ou serviço tem mercado em Portugal?

Cada vez que percorremos um novo relatório do Atlantic MarketFit, repousa sobre nós da Atlantic Hub uma agradável sensação de Read more

Negócios em Portugal online reuniu mais de 150 participantes

Como investir em imóveis e Startups em Portugal Em tempos de gestão de crise causada pelo Coronavírus/COVID-19 e toda as Read more