Portugal, um dos países queridinhos para congressos e convenções

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 12 de julho de 2022 /
Compartilhe:

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos  (ICCA) relativo a 2019, Portugal foi o 10º país do mundo que mais recebeu e organizou congressos e convenções, tendo subido uma posição desde o ano anterior, 2018, e mantendo o sétimo lugar a nível europeu. 

No ranking das cidades, Lisboa destacava-se em 2º lugar mundial e europeu, tendo subido quatro posições desde 2018. 

O novo relatório de 2022 mostrou que Portugal é, agora, o 7º destino preferido do mundo para congressos, subindo três pontos no ranking mundial, e Lisboa segue sendo a segunda cidade mais requisitada.

 

PORTUGAL E O MUNDO

 

De acordo com os dados do relatório divulgado em 2 de junho pelo Turismo de Portugal, olhando só para a Europa, o país subiu um lugar,  figurando como o sexto destino mais procurado para este tipo de eventos.

Por cidades, Lisboa manteve o segundo lugar em ambos os rankings, enquanto Porto, acompanhando a consolidação do país, subiu para 14ª posição a nível europeu e para a 16ª a nível mundial.

Dado que os anos de 2020 e 2021 foram atípicos para todos os segmentos do setor do turismo e a indústria MICE (relativa à organização de reuniões, convenções e exibições) não foi exceção, a ICCA desenvolveu o Destination Performance Index que, segundo o Turismo de Portugal, tem como objetivo “reconhecer e recompensar o esforço dos destinos” designadamente no que diz respeito a “ganhar a licitação original, políticas Covid, adaptabilidade e capacidades tecnológicas para converter eventos no local em virtuais/híbridos”.

Ainda conforme o Turismo de Portugal, no total, desde 2016, o Programa de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais captou 347 novos congressos para o país, e em 2020 e 2021, “apesar do contexto vivido”, atraiu 30.

Para este ano, tendo como enquadramento o recente modelo de apoio à captação de eventos Associativos/Corporativos no âmbito do Programa Portugal Events, encontram-se já captados 73 congressos internacionais/nacionais em todo o país.

 

EVENTOS

 

Portugal oferece os mais variados eventos ao longo do ano. Confira alguns deles:

 

Web Summit

 

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. 

Todos os anos, mais de 70 mil participantes e empresas se reúnem para discutir e redefinir o futuro da tecnologia no mundo.

 

Encontro com a Ciência e Tecnologia

 

Promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando ainda com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o encontro anual da ciência, tecnologia e inovação em Portugal é um fórum de debate e apresentação de novas ideias e parcerias entre os profissionais da área.

 

Future.Works Tech Conference

 

O antigo Landing Festival reúne desenvolvedores, profissionais e empreendedores da área de tecnologia com oportunidades de trabalho na Europa, palestras e fóruns de discussão.

 

ATLANTIC STATION

 

O Atlantic Station é um hub de inovação em Lisboa que gera conexões entre os atores dos ecossistemas brasileiro e europeu. 

Em um ambiente plural com startups, grandes empresas, fundos de investimento, mentores e universidades, todos podem trocar experiências, gerar negócios e cocriar novas soluções. 

O hub também promove Happy Hours para integração da comunidade, salas de reunião, lounge, estúdio para gravação de vídeos e muito mais. 

No Atlantic Station LABS, projetos inovadores podem ser acelerados através da conexão com o Ecossistema de Inovação Europeu, em busca de promover interação, networking e negócios. 

Além disso, você também poderá participar de eventos da comunidade que ajudarão a impulsionar seus negócios. 

Visite o site e saiba mais!

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal em 2022

Planejamento uma viagem para a Europa? No conteúdo de hoje, vamos te apresentar os principais requisitos para a entrada de Read more

Atlantic Connection 2022, percepções e insights

O Atlantic Connection 2022 retorna ao formato presencial e neste ano, literalmente, se consolida como o principal evento do Brasil Read more

As principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal

No artigo de hoje, você irá conhecer quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal. E se Read more

Como registrar uma marca em Portugal

Se você tem uma ideia para um modelo de negócio e sabe como concretizá-la, faltam os últimos pormenores: registrar uma Read more