Portugal, um dos países queridinhos para congressos e convenções

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 12 de julho de 2022 /
Compartilhe:

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos  (ICCA) relativo a 2019, Portugal foi o 10º país do mundo que mais recebeu e organizou congressos e convenções, tendo subido uma posição desde o ano anterior, 2018, e mantendo o sétimo lugar a nível europeu. 

No ranking das cidades, Lisboa destacava-se em 2º lugar mundial e europeu, tendo subido quatro posições desde 2018. 

O novo relatório de 2022 mostrou que Portugal é, agora, o 7º destino preferido do mundo para congressos, subindo três pontos no ranking mundial, e Lisboa segue sendo a segunda cidade mais requisitada.

 

PORTUGAL E O MUNDO

 

De acordo com os dados do relatório divulgado em 2 de junho pelo Turismo de Portugal, olhando só para a Europa, o país subiu um lugar,  figurando como o sexto destino mais procurado para este tipo de eventos.

Por cidades, Lisboa manteve o segundo lugar em ambos os rankings, enquanto Porto, acompanhando a consolidação do país, subiu para 14ª posição a nível europeu e para a 16ª a nível mundial.

Dado que os anos de 2020 e 2021 foram atípicos para todos os segmentos do setor do turismo e a indústria MICE (relativa à organização de reuniões, convenções e exibições) não foi exceção, a ICCA desenvolveu o Destination Performance Index que, segundo o Turismo de Portugal, tem como objetivo “reconhecer e recompensar o esforço dos destinos” designadamente no que diz respeito a “ganhar a licitação original, políticas Covid, adaptabilidade e capacidades tecnológicas para converter eventos no local em virtuais/híbridos”.

Ainda conforme o Turismo de Portugal, no total, desde 2016, o Programa de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais captou 347 novos congressos para o país, e em 2020 e 2021, “apesar do contexto vivido”, atraiu 30.

Para este ano, tendo como enquadramento o recente modelo de apoio à captação de eventos Associativos/Corporativos no âmbito do Programa Portugal Events, encontram-se já captados 73 congressos internacionais/nacionais em todo o país.

 

EVENTOS

 

Portugal oferece os mais variados eventos ao longo do ano. Confira alguns deles:

 

Web Summit

 

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. 

Todos os anos, mais de 70 mil participantes e empresas se reúnem para discutir e redefinir o futuro da tecnologia no mundo.

 

Encontro com a Ciência e Tecnologia

 

Promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando ainda com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o encontro anual da ciência, tecnologia e inovação em Portugal é um fórum de debate e apresentação de novas ideias e parcerias entre os profissionais da área.

 

Future.Works Tech Conference

 

O antigo Landing Festival reúne desenvolvedores, profissionais e empreendedores da área de tecnologia com oportunidades de trabalho na Europa, palestras e fóruns de discussão.

 

ATLANTIC STATION

 

O Atlantic Station é um hub de inovação em Lisboa que gera conexões entre os atores dos ecossistemas brasileiro e europeu. 

Em um ambiente plural com startups, grandes empresas, fundos de investimento, mentores e universidades, todos podem trocar experiências, gerar negócios e cocriar novas soluções. 

O hub também promove Happy Hours para integração da comunidade, salas de reunião, lounge, estúdio para gravação de vídeos e muito mais. 

No Atlantic Station LABS, projetos inovadores podem ser acelerados através da conexão com o Ecossistema de Inovação Europeu, em busca de promover interação, networking e negócios. 

Além disso, você também poderá participar de eventos da comunidade que ajudarão a impulsionar seus negócios. 

Visite o site e saiba mais!

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


5 erros jurídicos que as empresas cometem em Portugal

No artigo de hoje, você verá quais são os cinco erros jurídicos mais comuns que as empresas cometem ao tentar Read more

Estações do ano em Portugal

Se você pretende marcar a sua primeira viagem para fora do Brasil, e escolheu o território português como destino, aconselhamos Read more

Conheça os principais feriados em Portugal

Todos ansiamos por uma pausa na rotina e a verdade é que os dias com feriados são os mais esperados Read more

Visto D2 para empreendedores em Portugal: o que é e como adquirir

Se você quer abrir uma empresa em Portugal ou quer trabalhar no país como autônomo, saiba que existe uma possibilidade: Read more