Missão Fintechs – Oportunidades em um ecossistema dinâmico e inovador

Tempo estimado de Leitura: 9min

Postado em 18 de agosto de 2022 / ,
Compartilhe:

O universo das empresas ligadas ao mercado financeiro desperta interesse em muitos empresários. Seja pela oportunidade de investir em empresas como essas, as chamadas Fintechs, ou mesmo constituir uma  neste segmento.

Com o advento das novas formas de pagamento e cobranças, bem como das criptomoedas, um grande número de possibilidades surgiu neste setor que há centenas de anos concentra o universo dos pagamentos, investimentos e destino final de muitos recursos financeiros ao redor do mundo.

No Brasil, não podemos dizer que vivemos em um setor onde reina o atraso. Pelo contrário, o país é destaque no mundo como um dos melhores exemplos do que fazer.

Da regulação moderna e ágil à variedade de possibilidades, o Brasil cria tendências, gera conhecimento e é celeiro de empresas deste segmento. 

Apenas a título de comparação, a Associação Brasileira de Fintechs, localizada em São Paulo, agrega quase a totalidade das startups deste setor existentes em Portugal. 

Recentemente, no mês de junho de 2022, recebemos em Portugal uma missão da AB Fintech do Brasil para conhecerem in loco o que pode ser gerado de novos negócios entre estes dois países.

Como sempre defendemos, Portugal é porta de entrada para a Europa e para a África. Mas além disso, o país é, por sua dinâmica e tamanho, um bom ambiente de testes e validações para empresas B2B. 

Sobre a missão, muitos aprendizados foram criados e muitas portas foram abertas. E neste artigo, tem bastante aprendizado que compartilho com você. 

Uma das áreas que a Atlantic Hub se destaca são as missões temáticas. Já pensou em trazer seu segmento para conhecer este incrível hub que é Portugal? 

Se quiser saber mais, terei o maior prazer em conversar contigo. Marque um momento comigo e vamos, juntos, conversar para alinhar os próximos passos para a construção desta missão.  

Mas agora, vamos aprofundar e refletir mais sobre o mundo das Fintechs em Portugal, seja bem-vindo! Neste artigo, compartilho parte do conhecimento gerado em uma missão que estive junto com o meu time.

 

O ECOSSISTEMA DAS FINTECHS EM PORTUGAL

 

As Fintechs em Portugal navegam por um segmento bastante interessante em comparação a outros países. O país, também como em outros segmentos da tecnologia, se posiciona como um hub de atração de empresas.

Empresas B2B encontram em Portugal um mercado importante para a validação das suas teses de acesso ao mercado, tendo desta maneira a possibilidade de entender, ajustar seus produtos e posicionamentos para adentrar na Europa.

Quando falamos de Fintechs, percebemos que muito das normas e regulamentações já existentes no Brasil são, em sua grande maioria, inexistentes em Portugal.

Se por um lado isso representa uma oportunidade, por outro requer desafios na interlocução com os órgãos reguladores para que efetivamente seja possível entrar no mercado. 

Em nossa missão com a AB Fintechs, ficou muito claro que um dos campos de atuação necessário é da criação de regulamentações. Experiência que o Brasil tem de sobra.

Um outro segmento dentro da área financeira, onde Portugal começa a oferecer oportunidades que se desdobram para a Europa, são facilidades no parcelamento de compras. Nossa experiência no Brasil também oferece boas e consolidadas soluções. 

 

FINTECH HOUSE – A CASA DAS FINTECHS EM PORTUGAL

 

Assim como a AB Fintech, em Portugal temos a Fintech House. Em nossa missão, visitamos este que é o maior hub de Fintechs de Portugal.

Reunindo mais de duzentas Fintechs, este que não é apenas um espaço, congrega as Fintechs de Portugal tanto na criação de adensamento, como na construção de normas e consolidação de políticas ligadas ao setor. 

Em nossa visita, foi possível perceber o profundo conhecimento das lideranças da Fintech House em relação a maturidade e consistência do movimento na Europa.

Nossa percepção de oportunidade de negócios não estava errada em consonância com a visão da Fintech House. Eles acreditam que Portugal continuará como protagonista de muitas soluções que têm sido ofertadas na Europa.

 

OPORTUNIDADES EM ANÁLISE DE CRÉDITO E FINANCIAMENTOS 

 

A visão que ficou evidente para todos que participaram desta missão é que existe um mercado consumidor procurando novas soluções para aquisição de crédito, financiamento e parcelamentos. 

O mercado de Fintechs local de Portugal já percebeu e tem se movimentado na construção de soluções ofertando as mesmas aos consumidores B2B e B2C. Lembrando que o segmento B2B é o que deve ser o foco de análise de uma empresa brasileira. 

 

O VALUATION DA SUA STARTUP PODE SER DUAS A TRÊS VEZES MAIOR SE VOCÊ ESTIVER INTERNACIONALIZADO. JÁ PENSOU EM INTERNACIONALIZAR? 

 

Quando começamos a estudar uma empresa em nosso processo de internacionalização, duas questões surgem à nossa frente. 

A primeira, é qual o motivo da internacionalização. Se foi porque existe um estudo que aponta como uma real oportunidade de negócio e acesso ao mercado de Portugal, perfeito!

Quando não há dados que validam esta informação, sempre recomendo um estudo de aderência de mercado. O Market Fit irá aprofundar seu modelo de negócio em Portugal e trazer as informações apoiando ou não o processo de internacionalização.

A segunda questão, tendo aderência ao mercado é: vocês já pensaram que um processo de internacionalização pode elevar em muitas vezes o valuation da sua empresa?

Parece uma visão simplista, mas consolidar um posicionamento internacional não deve estar apenas relacionado a aquisição de clientes.

Claro que eles são essenciais para manter de pé a operação, mas deve-se estar muito atento à elevação do valuation quando estamos expostos ao mercado internacional.

Em alguns casos, já presenciamos startups brasileiras que elevam em três a quatro vezes o valuation apenas por conquistarem os primeiros clientes internacionais tendo um posicionamento internacional. 

Compreender sobre todas as faces da internacionalização é essencial para o sucesso e o equilíbrio de expectativas. 

Quer saber mais? Conte conosco! Assim como a AB Fintechs, nós podemos apoiar sua operação em Portugal e escalar para outros países da Europa e do mundo.

Forte abraço e até o próximo conteúdo. 

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Atlantic Awards e a melhor startup brasileira de 2022

O Atlantic Connection já aconteceu, mas desde o evento nós só conseguimos pensar em uma coisa: o impacto que nosso Read more

Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal em 2022

Planejamento uma viagem para a Europa? No conteúdo de hoje, vamos te apresentar os principais requisitos para a entrada de Read more

Atlantic Connection 2022, percepções e insights

O Atlantic Connection 2022 retorna ao formato presencial e neste ano, literalmente, se consolida como o principal evento do Brasil Read more

As principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal

No artigo de hoje, você irá conhecer quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal. E se Read more