As principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal

Tempo estimado de Leitura: 8min

Postado em 26 de agosto de 2022 / , ,
Compartilhe:

No artigo de hoje, você irá conhecer quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal.

E se você é brasileiro, provavelmente as primeiras coisas que vêm à cabeça quando alguém pergunta sobre Portugal são a colonização, o famoso pastel de Belém e o sotaque diferenciado, conhecido como “português de Portugal”. 

Mas é claro que esse incrível país não se resume apenas a isso e, por incrível que pareça, o país colonizador do Brasil ultrapassa esses pequenos estereótipos.

É interessante pensar a respeito das semelhanças e diferenças culturais que esses dois países apresentam e muitas vezes não são reconhecidos pelos seus respectivos povos. 

Alguns hábitos e costumes da região portuguesa são incrivelmente parecidos com os dos brasileiros. Confira abaixo quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal e conte-nos se já as conhecia!

 

 

SEMELHANÇAS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Se você tem receio de visitar um país com um idioma e uma cultura completamente diferentes da que temos no Brasil, ir a Portugal pode ser uma ótima ideia. 

As semelhanças entre brasileiros e portugueses podem te dar um “gostinho de casa”, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância. Conheça algumas delas:

 

O CAFÉ COMO PAIXÃO NACIONAL

 

Você já sabe como o café é uma bebida que permeia toda a nossa cultura, não é? Mas sabia que isso aproxima ainda mais brasileiros e portugueses?

Assim como no Brasil, os portugueses sempre encontram tempo para fazer uma pausa e tomar um café. Pode ser puro, com leite, quente ou frio – realmente não importa. Eles também têm o costume de servir uma xícara de café depois de cada refeição, um costume bem comum entre brasileiros.

 

FESTA DE SÃO JOÃO

 

Festa junina não é uma exclusividade do Brasil! Como brasileiros e portugueses são igualmente religiosos, junho é o mês perfeito para celebrar alguns santos católicos. 

E nesse caso, você pode celebrar a festa de São João (ou festa junina), nos dois países. Na verdade, essa tradicional festa de rua é originária de Portugal e foi trazida para o Brasil durante a colonização. 

Mas existem algumas diferenças. Por exemplo, é comum ver balões de ar quente de papel de seda durante essa festa em Portugal, mas no Brasil isso é proibido. Ambos os países têm fogueiras, muita comida, dança, fogos de artifício e música.

 

MÚSICA “SERTANEJA”

 

Você certamente já ouviu muitas músicas sertanejas pelo Brasil afora com trocadilhos e letras cômicas e românticas. 

Mas já ouviu falar também de música pimba? Incrivelmente, ela é um traço da cultura de Portugal que une bastante brasileiros e portugueses. Isso porque a pimba é um ritmo popular, de raiz rural, e que conta com muitas letras cheias de trocadilhos e de temas românticos. 

Assim como o sertanejo no Brasil, a música pimba costuma agitar as festas e programas de auditório nas emissoras de TV. 

 

 

DIFERENÇAS ENTRE BRASIL E PORTUGAL

 

As diferenças culturais entre Brasil e Portugal são muitas e inegáveis. Elas aparecem em vários contextos, seja no modo de lidar com as pessoas ou na maneira de viver. 

Conhecer as nuances dessas diferenças leva tempo e depende muito dos contextos sociais nos quais se convive com os portugueses, mas separamos algumas delas para você não cometer gafes! Confira:

 

PONTUALIDADE

 

Se você marcar um jantar na sua casa às 19h, esteja pronto para receber os convidados na hora. Os portugueses costumam ser pontuais. 

Diferente dos brasileiros, que se marcar no mesmo horário, você pode esperá-los pelo menos meia hora mais tarde. 

Um atraso de 10 minutos é perdoável, mas nada de chegar uma hora depois do combinado.

 

ENCONTROS COM AMIGOS

 

Prepare-se para uma nova modalidade de encontro de amigos. Enquanto os brasileiros costumam se encontrar em bares para tomar uma cerveja, é muito comum ser convidado para jantares pelos portugueses. 

O hábito de reunir os amigos para jantar, seja em casa ou em restaurantes faz parte dos encontros entre amigos. Existem restaurantes especializados nesse tipo de jantar, depois de servir a comida, o ambiente se transforma em boate.

 

ESTAÇÕES SEM CATRACA

 

Algumas estações de trem em Portugal não têm catraca. Apesar de serem abertas, jamais interprete isso como a possibilidade de viajar de graça! 

Fiscais passam frequentemente para checar e, se você não tiver comprado a passagem, vai ter de abrir o bolso para pagar uma multa gorda, além de descer na próxima estação.

Você sabia dessas semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal? A verdade é que vamos muito além do mesmo idioma, mas também nem tudo é parecido com nosso país-irmão.

E acredite, estar atento a estes pontos é imprescindível para a mudança, além de trazer vantagens e benefícios para o seu negócio. 

Para complementar a sua leitura, sugiro também o conteúdo: o jeito português de trabalhar e fechar negócio, que pode ser um diferencial para sua jornada.

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal em 2022

Planejamento uma viagem para a Europa? No conteúdo de hoje, vamos te apresentar os principais requisitos para a entrada de Read more

Atlantic Connection 2022, percepções e insights

O Atlantic Connection 2022 retorna ao formato presencial e neste ano, literalmente, se consolida como o principal evento do Brasil Read more

Como registrar uma marca em Portugal

Se você tem uma ideia para um modelo de negócio e sabe como concretizá-la, faltam os últimos pormenores: registrar uma Read more

Missão Real State, Vale do Paraíba conectado com Portugal

No último mês de junho de 2022, a Atlantic Hub realizou a missão Real State, com forte presença do setor Read more