Importância do estudo de mercado para internacionalização de empresas

Tempo estimado de Leitura: 8min

Postado em 15 de setembro de 2022 / ,
Compartilhe:

Compreender a importância de analisar o mercado está diretamente relacionado com a compreensão das mudanças dos tempos atuais. Um aspecto importante para a  internacionalização de empresas.

Dito de maneira simples, a análise de mercado é fundamental, pois tudo está mudando muito rapidamente, novidades estão surgindo a cada dia, novos riscos e oportunidades batem à porta das empresas e, diante de tudo isso é preciso se adaptar. Mas como fazê-lo se não há um conhecimento claro sobre o mercado?

Além disso, é importante lembrar que quando estamos falando da internacionalização de empresas, a análise do seu país de origem e a análise do novo país podem ter resultados bastante diferentes. Deve-se levar em consideração as diferenças de idioma, cultura e até, possivelmente, o clima do novo local.

Um fator-chave para o sucesso de um empreendimento é conhecer bem seus stakeholders e os principais aspectos do segmento que você deseja atuar ou já está atuando. 

Assim, para realizar estratégias de ação mais efetivas para o negócio e ter uma visão mais holística do seu nicho, o estudo de mercado se torna imprescindível para toda e qualquer empresa, independente do estado em que se encontra. 

 

O QUE É UM ESTUDO DE MERCADO?

O estudo de mercado é uma pesquisa feita para coletar informações qualitativas e quantitativas valiosas a respeito de um determinado nicho de mercado e seu público.

De forma mais específica, o estudo de mercado é importante para que o empreendedor conheça e se aprofunde em aspectos como:

– O público-alvo (persona);
– Os concorrentes;
– Comportamentos de compra;
– Ameaças e oportunidades;
– Tendências do setor;
– Principais segmentos do nicho;
– Outros fatores relevantes a depender do nicho.

Dessa forma, o estudo oferece uma visão completa do nicho escolhido e das características do seu público, além de oportunidades e tendências do setor, permitindo ao empreendedor orientar melhor suas decisões para que as estratégias do negócio sejam mais assertivas e eficientes.

Além disso, é importante ressaltar que a análise de mercado não necessariamente precisa ser feita apenas na fase de planejamento do negócio, mas também pode e deve ser realizada em outros momentos para que a empresa tenha, de forma atualizada, as informações a respeito do seu público, concorrência, ameaças ao negócio, entre outros fatores.

Um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos negócios. Dependendo do tipo da pesquisa, o próprio empreendedor poderá aplicá-lo, mas é sempre melhor contar com ajuda profissional, de preferência especializados em internacionalização de empresas.

 

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE MERCADO?

 

Já entendemos que os estudos de mercado são necessários para compreender a viabilidade da introdução de um novo produto ou serviço, identificando oportunidades de negócio e decidir sobre a internacionalização de empresas.

A partir desta ideia, é necessário criar os moldes para a pesquisa, escolhendo para quais perguntas serão buscadas respostas. Assim, é possível direcionar os esforços, permitindo uma análise e conclusão cujo escopo é bastante específico e delimitado.

Com estas informações, torna-se possível verificar quais os principais setores e nichos de atuação no mercado desejado, quais suas falhas e lacunas que necessitam ser preenchidas, quais as oportunidades que devem ser aproveitadas e como funcionam seus concorrentes.

Tudo isso moldará seu plano de negócios, compondo uma visão global do empreendimento e fornecendo informações necessárias para embasar as tomadas de decisões. Isso viabiliza a alocação correta de recursos e de esforços, visto que serão utilizadas estratégias mais eficientes para alcançar seus objetivos de negócio, ampliando as chances de sucesso.

Ao analisar o mercado, obtém-se não apenas uma visão do presente, mas também do futuro. E é fundamental para toda a empresa estar preparada para as tendências do seu mercado.

Uma boa análise de mercado não leva em consideração apenas os cenários atuais, mas também aquilo que está por vir e como pode impactar a sua empresa. Isso porque, como as mudanças estão se tornando uma constante, muito do que for analisado sobre o hoje, logo terá sofrido alterações. Daí a necessidade de saber não apenas como o mercado está, mas onde e como ele estará em breve.

 

COMO IMPULSIONAR E INTERNACIONALIZAR SEUS NEGÓCIOS

 

A Atlantic Hub conta com o Atlantic MarketFit, um processo de internacionalização de empresas brasileiras para Europa através do Hub de Portugal. 

No Atlantic MarketFit, especialistas com forte atuação no mercado português elaboram um diagnóstico preliminar de verificação de aderência ao mercado, elencando alguns possíveis caminhos para a abertura do negócio em Portugal, auxiliando o empresário brasileiro na capacidade de decidir, através de dados concretos, a possibilidade da abertura do negócio em Portugal.

Quer saber mais? Visite o site e eleve seu empreendimento para patamares mais altos!

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


O que é o Atlantic MarketFit? A melhor maneira para levar seu negócio para Portugal

Para quem sonha em internacionalizar uma empresa a partir de Portugal, imagina poder contar com o Atlantic MarketFit, um serviço Read more

Empresa especializada em Internacionalização de empresas Brasileiras – Conheça a Atlantic Hub

Se você está em busca de uma empresa portuguesa que auxilia empresários brasileiros na internacionalização do seu negócio, não tenho Read more

Como abrir uma empresa em Portugal?
Abrir empresa em Portugal

Um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas, sem dúvidas, é o empreendedorismo. Isso porque, cada Read more

Escassez de mão de obra em Portugal

Com o reaquecimento da economia, o número de empregos voltou a crescer em muitos países da Europa, entre eles o Read more