Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal em 2022

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 19 de setembro de 2022 / , ,
Compartilhe:

Planejamento uma viagem para a Europa? No conteúdo de hoje, vamos te apresentar os principais requisitos para a entrada de brasileiros em Portugal em 2022.

A verdade é que, diferente de países como Estados Unidos, Austrália e até alguns países do continente Africano, Portugal e tantos outros países da Europa possuem uma certa flexibilidade para a entrada de algumas nacionalidades – e os brasileiros fazem parte dessa lista.

Mas, vale lembrar que a lista de hoje é válida justamente para portadores do passaporte brasileiro. Isso porque, uma vez tendo nacionalidades europeias, os benefícios e vantagens são ainda maiores e trazem facilidades de entrada e saída do país, por serem parte do mesmo bloco, a União Europeia.

Para deixar sua experiência de viagem ainda mais completa, que tal conhecer as principais diferenças entre Portugal e o Brasil? Confira este miniguia, que vai te preparar para essa experiência portuguesa, com certeza! 

 

VISTO E PERÍODO DE ESTADIA PARA BRASILEIROS EM PORTUGAL

 

Logo de início, já adiantamos a boa notícia, que grande parte dos nossos leitores já sabe, mas não custa nada relembrar: o país não exige visto de turismo para brasileiros, ou seja, se você pretende ficar pelo período de até três meses a passeio, é uma preocupação a menos para os seus planos!

A regra também vale para os negócios. Juntamente de cobertura jornalística e missões culturais, porém a condição é a mesma: o período não pode ultrapassar o prazo de 90 dias.

Mas, é importante lembrarmos também que há a possibilidade de prorrogação deste período, que não pode ultrapassar o adicional de 90 dias, mediante autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Mas, se você chegou até aqui, e tem em mente uma estadia mais longa, desejando morar em Portugal, o seu guia é outro. O convido a conferir este conteúdo aqui, feito justamente para quem tem esse sonho: Um guia completo para viver em Portugal.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ENTRADA DE BRASILEIROS EM PORTUGAL

 

A primeira informação sobre o visto, você já tem. Mas, nem sempre ele é o documento determinante para a entrada em algum país. 

Confira agora a lista dos documentos exigidos pela imigração portuguesa para aqueles que ingressarão ao país com um passaporte brasileiro:

– Passaporte com validade mínima superior a, pelo menos, três meses em relação a duração de estadia no país. Por exemplo: se seu retorno está previsto para dia 30 de dezembro, o passaporte precisa estar válido, pelo menos, até dia 30 de março.

Caso tenha a intenção de prorrogar o período de estadia, é importante que a data de validade do passaporte já acompanhe esses planos.

Além disso, ainda são precisas algumas comprovações, como:

– Uma passagem aérea de retorno ao seu país de origem, ou então, algum ticket que comprove sua saída de Portugal;
– Um comprovante de hospedagem, seja de hotel ou casa de algum parente. É importante comprovar um endereço de estadia para o período da sua viagem;
– Meios financeiros para arcar com a sua viagem, tendo o equivalente a 75 euros para cada entrada em Portugal, com o adicional de 40 euros por dia de permanência no país. 

Portanto, com essa informação e um cálculo básico, se você planeja ficar em Portugal por um período de 15 dias, a exigência é que você tenha pelo menos o equivalente a 675 euros.

 

COMPROVAÇÃO DE DOCUMENTOS NA IMIGRAÇÃO

 

É verdade que nem sempre a comprovação de todos os documentos citados acima acontece, no entanto, tudo é variável de acordo com a própria imigração. Mas, uma vez questionado sobre valores, local de estadia, as comprovações precisam estar em mãos.

E todas essas exigências são apenas para garantir a entrada de brasileiros em Portugal com conforto e segurança durante todo o período pretendido. E vale lembrar que sem as comprovações exigidas, a imigração pode negar sua entrada no país.

 

COMPROVAÇÃO VACINA CONTRA A COVID-19

 

De acordo com o Despacho nº 8022-D/2022, os passageiros que ingressam em Portugal não precisam mais apresentar um documento comprovativo de teste PCR contra a covid-19, assim como qualquer comprovante ou certificado de vacinação.

Com isso, todo e qualquer passageiro pode entrar no país sem comprovação, seja via terrestre, tráfego aéreo ou marítimo. 

Para mais informações atualizadas sobre os requisitos de entrada de brasileiros em Portugal, acesse o site Visit Portugal.

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Atlantic Awards e a melhor startup brasileira de 2022

O Atlantic Connection já aconteceu, mas desde o evento nós só conseguimos pensar em uma coisa: o impacto que nosso Read more

Atlantic Connection 2022, percepções e insights

O Atlantic Connection 2022 retorna ao formato presencial e neste ano, literalmente, se consolida como o principal evento do Brasil Read more

As principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal

No artigo de hoje, você irá conhecer quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal. E se Read more

Como registrar uma marca em Portugal

Se você tem uma ideia para um modelo de negócio e sabe como concretizá-la, faltam os últimos pormenores: registrar uma Read more