O que é o Market Fit? – Como funciona a pesquisa de mercado em Portugal.

Tempo estimado de Leitura: 10min

Postado em 17 de outubro de 2022 / , , ,
Compartilhe:

Muitas vezes, os clientes da Atlantic Hub, questionam-se sobre como e por onde começar a internacionalização da sua empresa. Assim, o artigo “O que é o Market Fit? – Como funciona a pesquisa de mercado em Portugal” pretende esclarecer o que é este serviço fornecido pela Atlantic Hub e como ele potencializa o avanço da sua internacionalização.

O objetivo do Market Fit é compreender se o seu negócio tem tração ou não e se possui capacidades para entrar no mercado português. Quando a equipa da Atlantic Hub verifica que existe viabilidade no mercado português, pode-se avançar para a segunda etapa, o Atlantic Scale-Out, onde analisam como será a sua entrada no mercado português.

E como iniciar este estudo de mercado?

Antes de iniciar a sua caminhada com rumo à internacionalização, juntamente com a Atlantic Hub, aconselhamos a leitura do artigo “Os sete pilares de sucesso para abrir o seu negócio em Portugal” (Quero ler), para que reflita um pouco sobre a essência da sua empresa e compreenda alguns dos tópicos que serão tratados no estudo de mercado pela Atlantic Hub. O serviço Market Fit disponibiliza a análise de sete parâmetros macro, de forma a compreender a dinâmica e a aderência dos seus serviços e/ou produtos no mercado português. 

A equipa de projetos da Atlantic Hub fornece três formulários online para que nos apresente as suas demonstrações financeiras e balanços, bem como a essência dos seus serviços e/ou produtos. Após o envio, os especialistas preparam um relatório inicial, com base nas informações que a sua empresa anexou, para fazer um comparativo com o mercado português.

Em seguida dialogamos com o cliente para que ele possa tirar todas as suas dúvidas com a equipa da Atlantic Hub que produziu o relatório de estudo. “Este é o momento para aprofundarmos e entendermos os próximos passos”, afirma Benício Filho, Country Manager do Brasil da Atlantic Hub.

Qual o processo do Market Fit?

Em primeiro lugar, os especialistas da Atlantic Hub enquadram o que é a sua empresa e qual o seu core, seguindo-se uma explicação abrangente de como funciona o ecossistema português e quais as licenças legais do seu serviço/produto, nomeadamente o processo de criação da sua empresa em Portugal.

Os especialistas de estudo de mercado analisam o setor da sua empresa em Portugal no ponto de vista econômico: verificam o número de empresas que existem no setor que se pretende internacionalizar, a sua distribuição a nível de dimensão e de localização e o número de colaboradores correspondentes.
É importante que tenha conhecimento que todas as empresas portuguesas têm um CAE (Classificação das Atividades Económicas)e que, de acordo com a sua área de atuação, a sua empresa pode apresentar um ou vários CAE’s, o que poderá tornar um estudo da concorrência extremamente intensivo.

As tendências de mercado são também outra questão a ser refletida na análise pelos especialistas. São destacadas cinco ou seis tendências para que o cliente considere e se prepare no seu processo de internacionalização.

No que tange ao tópico da concorrência, por muito que o produto seja inovador, haverá sempre players semelhantes existentes em Portugal. Deste modo, a equipa da Atlantic Hub revela três ou quatro concorrentes de serviços e/ou produtos iguais ou semelhantes para cada Market Fit. O porte de negócio, a localização, o número de escritórios e quais os tipos de soluções que as empresas concorrentes oferecem são também outros assuntos a debater na análise.

A última fase do Market Fit são conclusões, que lhe darão a resposta ao mote inicial: compreender se o seu negócio tem tração ou não e se possui capacidades para entrar no mercado português. A empresa tem financiamento para a internacionalização?

O estudo de mercado é sustentado por referências bibliográficas, partilhadas com o cliente, para que o mesmo possa verificar as fontes da investigação.

Exemplos de casos reais e fictícios

Não referimos nomes de empresas específicas em consequência da política de proteção de dados e de sigilo, por isso a empresa escolhida para clarificar o funcionamento do serviço Market Fit é uma empresa fictícia, do segmento de tecnologia – bastante procurada por empresários brasileiros para internacionalização. Este exemplo não significa que todos os serviços de Market Fit neste setor sejam iguais. 

 

Cada empresa tem um mundo próprio empresarial, uma forma de estar e de pensar diferentes, propósito, visões, missões e valores diferentes, bem como produtos e/ou serviços diferentes. É notório também reforçar que o serviço Market Fit realizado no ano passado, já não possui o mesmo valor neste momento, pois estamos em constante mudança, e os dados numéricos de hoje já não são os mesmos face ao ano anterior.

Para uma empresa do setor de IT (Information Technology), a equipe de especialistas da Atlantic Hub, primeiramente, analisa o tecido empresarial português e o seu nível de dimensão. Poderiam ainda, neste caso de exemplo de empresa fictícia, refletir sobre o mercado de tecnologia e de informação português e a taxa de crescimento do setor e o seu peso no PIB (Produto Interno Bruto) português.

A equipe da Atlantic Hub verificou um aumento de procura na análise de mercado no setor tecnológico, e, por isso, poderiam ainda sugerir oportunidades de mercado neste setor, bem como apresentar os vários subsetores existentes que têm tido maior crescimento, como é o caso de Tecnologias da Cloud, Internet das Coisas, Big Data e Cyber Segurança.

Para finalizar… Uma curiosidade… Sabe qual o tipo de empresas existentes em Portugal?

Em Portugal existem quatro tipos de categorias de empresas, de acordo com o portal INE (Instituto Nacional de Estatística):


1) Microempresas: empregam menos de 10 pessoas e cujo volume de negócios anual não excede 2 milhões de euros por ano.
2) Pequenas Empresas: empresa que emprega menos de 50 pessoas e cujo volume de negócios anual não excede 10 milhões de euros.
3) Médias Empresas: empregam menos de 250 pessoas e cujo volume de negócios anual não excede 50 milhões de euros. 
4) Grandes Empresas: empregam mais de 250 pessoas e cujo volume de negócios anual excede os 50 milhões de euros.

A Atlantic Hub tem mais de 300 conteúdos disponibilizados no site oficial e no canal YouTube que apresentam toda a explicação de cada serviço para a sua internacionalização.

Para ter acesso a mais conteúdos, acesse nosso blog. E para saber se o seu produto ou serviço tem fit com Portugal, acesse aqui!

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


O seu produto tem fit com o mercado português?

Se você já navegou pelo nosso site antes, você com certeza já deve ter visto que Portugal tem oferecido grandes Read more

O PORQUÊ DO “MARKET FIT”

Você já pensou em todas as vezes que desejou internacionalizar a sua empresa, e se isso era possível? Pensamentos sobre Read more

Atlantic Connection 2 – Formas de morar em Portugal

Um dos painéis mais esperados do Atlantic Connection 2022, que será apresentado por Flávio Martin, Fundador e CEO do Nacionalidade Read more

Atlantic Connection 1 – Negócios em Portugal

O segundo semestre do ano já começou e, com ele, vem chegando o tão aguardado Atlantic Connection, evento criado pela Read more