Levando brasileiros para Portugal

Tempo estimado de Leitura: 8min

Postado em 9 de novembro de 2022 / , , ,
Compartilhe:

 

Pode parecer arrogância esta frase, mas quando o assunto é levar brasileiros para Portugal, com interesse em empreender na Europa, somos com certeza a maior empresa neste segmento. O mais interessante é que não somos um operador turístico. 

Somos uma consultoria especializada em internacionalização, mas como parte do nosso trabalho, evangelizar os brasileiros com o tema internacionalização está em nosso DNA uma vez que muito ainda existe a ser feito quando este é o assunto à mesa. 

Apenas neste ano, foram mais de oito missões empresariais com os mais diversos temas e segmentos de mercado. Levamos brasileiros para Portugal, desde o agronegócio à tecnologia da informação. 

Os empresários brasileiros estão acordando para as oportunidades de internacionalizar suas empresas e em grande medida quando o tema é por Portugal a Atlantic Hub tem despontado com força. 

Uma das nossas maiores iniciativas neste ponto é o próprio Web Summit. Conhecido como o maior evento de tecnologia do mundo também passou, há alguns anos, a ser conhecido como o evento mundial onde se reúne a maior comitiva de empresários brasileiros do mundo no exterior. 

Nossa missão para o Web Summit em sua sexta edição oferece aos empresários brasileiros curadoria única com acesso aos principais players do mercado local e regional.

Portugal sempre deve ser entendido como porta de entrada para a Europa. E desta conexão entre os continentes, nós fincamos raízes em Lisboa e a partir deste ponto conectamos as empresas com o restante da Europa. 

 

UMA POSIÇÃO INTERNACIONAL ELEVA SEU VALOR DE MERCADO

Conhecer outros mercados, além do brasileiro, deveria ser uma regra para empresários que atuam no Brasil. Este fato é bastante comum quando circulamos em outros países.

Um exemplo que gosto de contar é que em uma determinada situação com uma comitiva de empresários europeus no Brasil, eu precisei explicar o porquê de internacionalizar empresas. 

Eles simplesmente não entendiam uma vez que na cabeça deles, não existiam empresas para apenas um mercado ou um país. 

Nosso país, por ser continental e por sermos uma enorme ilha falando português, passamos muito tempo sem entender como poderia ser mais fácil atender outros mercados além do Brasil. 

Dias atrás em uma devolutiva de um estudo de mercado nosso, o Market Fit, em uma conta rápida sobre mercado consumidor para o segmento dela, chegamos a um número exorbitante de possíveis clientes para eles apenas em Portugal. 

No Brasil para o segmento em questão, foram estimados que existiam 500 mil mulheres como possíveis consumidoras. Este número apenas em Portugal se eleva para 3.5 milhões. 

Pensar que um país pequeno como Portugal não oferece oportunidades é ignorância. Quando o assunto é internacionalização, conhecer o mercado em questão é essencial.

Portugal abre sua mente para um mercado de mais de 500 milhões de habitantes. Pensar que estar apenas no Brasil é suficiente, acaba sendo pequeno em um mundo onde apenas por estar com uma operação em Portugal já elevaria seu valor de mercado. 

 

PORTUGAL MUITO ALÉM DO VINHO E DA TORRE DE BELÉM

Conhecer Portugal além dos seus ativos famosos é bastante interessante quando estamos falando em negócios. 

Recentemente em um evento no sul do Brasil, a South Summit 2022, apresentei em diversos painéis o que estamos fazendo em Portugal.

Mesmo para os mais abertos, o tema internacionalizar ainda é um tabu. Portugal se apresenta assim como uma porta natural para que mais brasileiros conheçam o que existe por lá além do que já conhecemos no mundo do turismo.

Em uma missão que tem como objetivo levar brasileiros para Portugal, por exemplo, você conhece o ecossistema de negócios, agentes que estão fazendo a diferença é o que mais gosto. 

Empresas brasileiras que já estão internacionalizadas e entrando no mercado europeu. Um dos cases mais emblemáticos é a Conquest One.

Em um evento nosso, despertaram para a internacionalização. Estiveram conosco em uma missão e um ano depois desenvolveram conosco a entrada no mercado internacional.

Hoje, a estrutura deles está consolidada e ganhando mercado. Tudo começou em uma missão. Uma missão pode literalmente mudar sua vida.

 

BRASILEIROS EM PORTUGAL CONSTRUINDO UM NOVO PAÍS

A cada dia presenciamos mais e mais brasileiros mudando Portugal. O caso da Cachaça Aluarez é um deles que temos muito orgulho em contar. 

Nesta foto segurando a garrafa está o CEO da Cachaça Aluarez, Antonio Fatichi. Este é um outro exemplo de brasileiros que estão fazendo história em Portugal. 

Em nossas missões, temos uma audiência com o presidente de Portugal. Em mais de uma ocasião, ouvimos dele que o Brasil é a oportunidade que Portugal tem de não deixar de ser uma nação de primeiro mundo.

Eles precisam do Brasil e nós precisamos deles. Qual momento você é o ideal para você começar esta jornada? 

Agora! Venha conosco participar das missões que fazemos. Será um prazer estar com você. Para iniciar, recomendamos um estudo de mercado que chamamos de Market Fit

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. 

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos. 

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


As principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal

No artigo de hoje, você irá conhecer quais são as principais semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal. E se Read more

Como nasceu o Atlantic Connection e os impactos para os empresários

No artigo de hoje, vamos trazer para você um pouco de como nasceu o Atlantic Connection e quais são os Read more

Estratégia Omnichannel: as principais tendências do mercado

O conceito omnichannel não é algo novo para nós. Como seres humanos temos múltiplos canais de interação. Logo, precisamos compreender Read more

Atlantic Station: o ponto de partida para a internacionalização da sua empresa

O ano de 2011 foi marcante para Portugal. Foi quando o país sofreu uma de suas piores crises, mas também Read more