Formas de enviar dinheiro para Portugal

Tempo estimado de Leitura: 7min

Postado em 21 de novembro de 2022 / , ,
Compartilhe:

Com cada vez mais brasileiros morando no país luso, é muito comum precisarem enviar dinheiro para Portugal para arcar com suas despesas. Fazer isso hoje é muito mais simples do que há alguns anos. A segurança trazida pelas empresas que trabalham com transferência internacional dá tranquilidade para realizar a transação, sem gerar grandes dificuldades.

Para ajudar a encontrar a melhor forma de enviar dinheiro do Brasil para o exterior, selecionamos as melhores opções de se fazer transferências e remessas internacionais de valores.

 

Melhores maneiras de enviar dinheiro para Portugal

Com segurança equiparada a do sistema bancário, as plataformas online oferecem taxas mais baixas, entrega do dinheiro em menos tempo no destino informado pelo remetente, praticidade e comodidade, para que você realize a transação financeira sem precisar sair de sua casa, em um computador, tablet ou telefone celular com acesso à internet.

Atualmente, as formas mais comuns de se enviar dinheiro para Portugal são:

  • Wise (antiga TransferWise);
  • Remessa Online;
  • Western Union;
  • MoneyGram;

 

Wise

A Wise é a melhor plataforma e a opção mais barata para envio de dinheiro para o exterior. Com a Wise, o cliente consegue usar a taxa de câmbio verdadeira do dia, sem custos adicionais embutidos, o que gera uma economia enorme no processo.

Para enviar dinheiro para Portugal usando a Wise, você precisa reunir os seguintes dados da conta bancária de quem vai receber a quantia:

  • Nome completo do titular da conta;
  • IBAN;
  • Email do beneficiário (para receber os alertas de envio e recebimento do dinheiro);
  • Endereço do beneficiário (País, Cidade e Endereço com código postal).

De posse destes dados, basta criar uma conta na Wise e começar a configurar sua transferência. Para fazer um envio de dinheiro do Brasil com uma conta na Wise, existem três tipos distintos de transferências:

  • Transferência de baixo custo – O valor é enviado pelo usuário fazendo uma transferência via TED para a conta do TransferWise no Brasil.
  • Transferência padrão – Para quem deseja enviar dinheiro emitindo um boleto bancário.
  • Transferência rápida – Com pagamento direto no site, com cartão de crédito ou débito.

Os prazos para efetivação da transferência variam conforme o modelo escolhido. Com cartão, ocorre em alguns minutos. Via TED o processo pode durar até 1 dia útil. Já no boleto bancário costuma durar até 2 dias úteis ou um pouco mais que isso, pois depende da compensação bancária ser identificada.

 

Remessa Online

O Remessa Online é uma ferramenta brasileira que faz o envio e recebimento de remessas internacionais de valores. A empresa oferece serviços para pessoas com residência no Brasil. Além de enviar dinheiro para Portugal e toda a Zona do Euro, a Remessa Online faz envios do Brasil para os EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Suíça, Japão, Argentina e Chile.

Hoje a Remessa Online é o principal concorrente da Wise neste mercado. A empresa oferece preços competitivos e taxas de câmbio que estão entre as melhores do mercado.

 

Western Union

A Western Union oferece transferências online, por aplicativo e pessoalmente, nas lojas credenciadas, para quem precisa enviar dinheiro para Portugal a partir do Brasil. Para fazer uma transferência online, no site ou no aplicativo, basta preencher os dados de envio e fazer um cadastro na plataforma com:

  • Documento de identificação (RG, CNH ou Passaporte)
  • Número Fiscal (CPF)
  • Comprovante de residência

Depois o cliente deve informar os dados do destinatário. Nesta etapa, a Western Union permite escolher entre enviar o dinheiro a uma conta bancária em Portugal ou estipular que o valor será retirado pessoalmente em uma de suas lojas. Ao fim do processo o sistema vai gerar o MTCN (Money Transfer Control Number e a partir deste número e um documento de identificação, a pessoa que vai receber o dinheiro poderá fazer a retirada.

 

MoneyGram

A MoneyGram é uma empresa americana que auxilia no envio e recebimento de dinheiro através de uma vasta rede de agentes locais credenciados em centenas de países e se tornou um dos meios mais difundidos para quem precisa fazer uma transferência internacional presencialmente, em lojas físicas.

Atualmente, na Europa e em alguns outros locais, a MoneyGram também oferece a possibilidade de fazer o envio online. No Brasil, no entanto, a empresa ainda limita o envio às lojas dos agentes credenciados. Como solução, a empresa passou a oferecer recentemente uma integração com a Travelex, da Confidence Câmbio.

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


5 Coisas que você precisa saber sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

A taxa de câmbio é uma medida importante para a economia. A relação entre o dólar e o real ajuda Read more

O que mudou na Lei dos Estrangeiros em Portugal?

A regulamentação das alterações à Lei 23/2007 (vulgarmente denominada por Lei dos Estrangeiros), foi publicada em Diário da República e Read more

Cidadania Portuguesa Online: o que mudará com a nova funcionalidade.

O governo de Portugal anunciou que os brasileiros poderão optar pela cidadania portuguesa online, que promete ser menos burocrático e Read more

A internacionalização começa pela mente

Há quase dez anos trabalho com internacionalização de empresas. Internacionalizamos do Brasil para Portugal, tendo sempre Portugal como porta de Read more