Missão Web Summit e nossa imersão em Portugal com o Sebrae

Tempo estimado de Leitura: 12min

Postado em 19 de janeiro de 2023 / , , , ,
Compartilhe:

Há pelo menos quinze anos tenho atuado com o Sebrae em diversos programas pelo Brasil. Tenho a grata satisfação de poder dizer que conheço o Brasil de ponta a ponta e o Sebrae foi esta ponte.

Programas de desenvolvimento de empresários e empreendedores foram os palcos que me levaram a expor minha experiência no ecossistema empreendedor, em investimentos, mas também levando o tema da internacionalização para os quatro cantos do Brasil.

Fundamos a Atlantic Hub há oito anos, sendo nosso objetivo levar aos empresários e empresárias do Brasil através dos nossos programas de internacionalização.

Desde nosso início, nossa parceria com o Sebrae esteve na ordem do dia. Eventos, palestras e painéis foram o escopo da nossa atuação com o Sebrae até recentemente começarmos a apoiar as ações de internacionalização para Portugal.

Começamos apoiando os Sebraes estaduais em movimentos para o entendimento das oportunidades bem como a conexão depois da validação de oportunidades de empresas dos Brasil na Europa. 

Ano a ano nosso escopo de trabalho ganhou corpo. E no Startup Summit em Santa Catarina em 2022 fechamos o início do que seria a maior missão do Sebrae dos seus cinquenta anos de história.

Este inclusive foi o motivo deste enorme empreendimento. Levar a marca Sebrae para o mundo. Nosso orgulho em fazer parte desta história. 

Neste artigo, comento como foram os dias da missão Sebrae, mas antes vale a pena entender por que o Sebrae escolheu Portugal.

A língua é claro que ajuda, mas Portugal tem feito o essencial para tornar-se relevante no cenário global quando o assunto é inovação.

Ponto alto deste movimento é o Web Summit, sobre ele, comento alguns números.

 

OS NÚMEROS DO WEB SUMMIT NÃO PODEM SER IGNORADOS

O Web Summit 2022 foi sem dúvida uma edição histórica. Nas palavras do próprio Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, “Alcançamos uma escala extraordinária este ano. Aumentamos a área do vento em 21 mil metros quadrados e recebemos um número recorde de congressistas, palestrantes, startups e investidores”.

O evento fortaleceu o ambiente de startups dentro do evento e em toda Lisboa, onde inúmeros eventos paralelos aconteceram e a cidade fervilhava de oportunidades de networking.

A cada ano, o Web Summit consolida sua posição como o principal evento de inovação do mundo. A escala global do evento, a amplitude de temas e o encontro de culturas fazem com que essa seja uma oportunidade imensa de networking, aquisição de conhecimento, identificação de tendências e transformação de negócios.

Os números mostram a dimensão, mas nem assim refletem a grandeza das interações e a riqueza de conteúdo que o Web Summit traz:

  • 71.033 participantes de 160 países;
  • 42% público feminino no evento;
  • 202.386 metros quadrados é a área ocupada pelo evento no Parque das Nações, em Lisboa;
  • 2.296 startups de 94 países se apresentaram nos três dias de evento. Dessas, mais de 70 são brasileiras;
  • Quase 400 startups que se apresentaram foram fundadas por mulheres;
  • 8.478 metros quadrados foi a área dedicada à exposição das startups, um aumento de 57% em relação a 2021;
  • Em 17 palcos e 26 trilhas de conteúdo, se apresentaram 1.050 palestrantes, dos quais 34% são mulheres;
  • 1.081 investidores de 60 países buscaram oportunidades de negócios no evento;
  • Os investidores que estiveram no Web Summit representam 30% de todos os aportes globais em startups em 2022, segundo o PitchBook;
  • O Brasil foi a 3ª maior delegação no evento, atrás apenas do Reino Unido e Alemanha.

Apenas nossa missão e a missão Sebrae levaram para o evento mais de 600 brasileiros. Isso não é trivial, mas as oportunidades abertas com esta missão do Sebrae estabelecem um novo momento nas relações comerciais entre os dois países. 

 

A MISSÃO DO SEBRAE CONTOU COM VERTICAIS DE CONHECIMENTO 

Organizar uma missão nunca é trivial. Imagina ter mais de quatrocentos empresários e dirigentes do Sebrae dentro dela.

Foi esse o nosso desafio. A organização, depois da seleção feita pelo Sebrae no Brasil, dividiu por interesse das empresas cada empresário em  uma das oito verticais existentes.

Agronegócio, Sustentabilidade, TIC, Saúde, Soluções Financeiras, Varejo, Criptomoedas e Institucional formaram a linha de frente para dias intensos de conteúdo e conhecimento. 

Cada vertical teve a curadoria de conteúdo feita pela Atlantic Hub e uma liderança em cada um dos grupos com um líder do Sebrae e um líder da Atlantic Hub.

As lideranças tinham conhecimento profundo dos temas abordados e além do apoio fundamental aos participantes levaram conteúdo essencial para o entendimento do ecossistema de Portugal.

Nas agendas das verticais há sempre uma nova surpresa, seja pelo peso do agente local que nos recebia seja pela oportunidade de conhecimento gerado no momento. Uma missão para tornar-se relevante precisa ter conexões de impacto.

Logo no primeiro momento da missão Sebrae toda a delegação foi a universidade Nova de Carcavelos onde houve a apresentação das teorias da inovação, um aprofundamento do ecossistema de Portugal e toda a jornada que seria vivida nos próximos dias. 

Este momento, que teve a área nobre da universidade Nova toda preparada para nós, contou com a condução do Alexandre Souza, gestor de projetos do Sebrae SC e da Cristina Mieko do Sebrae Nacional. 

Nosso apoio no dia a dia foi sem dúvida para tornar cada momento único, afinal são os cinquenta anos do Sebrae que geram a relevância a todos que estiveram participando. 

 

DIRIGENTES DO SEBRAE CONHECERAM COMO A INOVAÇÃO ACONTECE EM PORTUGAL

Na vertical institucional, fui eu mesmo que fiz a liderança dela. Nossa atenda foi essencial, ligada a conhecer cases de Portugal que pudessem acima de tudo gerar aprendizado a todos nós para aplicarmos o modelo exitoso no Brasil.

Agentes como Startup Portugal foram essenciais para apresentar como o poder público aliado com a iniciativa privada pode mudar o cenário de investimento e de fomento às empresas.

Cases como da região de Fundão, Braga e Coimbra apresentados pelos próprios organismos de inovação das regiões trouxeram mais brilho e conhecimento aos momentos que se seguiram.

Nossa visita ao IAPMEI foi sem dúvida um dos pontos altos. Neste momento, o presidente do IAPMEI recebeu o presidente do Sebrae e ambos expuseram as ações das entidades e seus desejos de parceria.

Fato esse que seria celebrado no último dia da missão, uma parceria entre as duas entidades para a conexão e intercâmbio de empresários.

Tanto IAPMEI como Sebrae perceberam que as sinergias são muito mais amplas que a língua e que nossas raízes comuns são alavancas para um novo futuro.

 

O PRESIDENTE DO SEBRAE ESTEVE PRESENTE EM PORTUGAL

Carlos Melles, o atual presidente do Sebrae, esteve conosco nos dias da missão atuando como verdadeiro embaixador do Sebrae e das suas expertises. 

Em um encontro da nossa delegação com o presidente da república de Portugal Marcelo Rebelo ambos trocaram palavras sendo este momento de troca fundamental para que todos percebessem como as sinergias permeiam todos os ambientes em Portugal.

Tanto na agenda, como no IAPMEI e nos demais momentos com o presidente de Portugal, pessoalmente eu pude estar com ambos e enfatizo que temos uma enorme oportunidade de criarmos de forma relevante uma nova fase para os empresários brasileiros internacionalizarem.

Este é nosso momento, precisamos mais do que nunca internacionalizar pois a marca Brasil precisa estar presente com força no mundo. 

 

NOVOS HORIZONTES FORAM CRIADOS NESTA MISSÃO

Enquanto Atlantic Hub, somos a porta de entrada das empresas brasileiras em Portugal. Você não pode deixar de conhecer nossa atuação caso seu interesse seja em internacionalizar. 

Estudos de mercado, programas de internacionalização, suporte às operações e acesso ao mercado são alguns dos exemplos de como podemos atuar.

Novos horizontes foram abertos com a missão Sebrae, mas nós já atuamos há quase dez anos em Portugal. Você pode consolidar sua operação conosco.

Os cinquenta anos do Sebrae são um marco, nosso momento é agora e você, caso tenha interesse, saiba que a Atlantic Hub conhece muito bem a Europa.

 

INTERNACIONALIZAR COMEÇA AGORA

O mais incrível do processo de internacionalização que construímos é que você poderá, como líder, também se desenvolver. 

Em nossa jornada, que chamamos de Scale Out, você irá, inclusive, perceber como ser melhor como líder. 

Quando começar a internacionalizar? Agora! Será um prazer estar com você. Para iniciar, recomendamos um estudo de mercado que chamamos de Market Fit

Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. 

Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos. 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


O futuro é agora! Um olhar para 2023

Insisto em muitos artigos que escrevo que jamais devemos ficar olhando o futuro em detrimento do presente. Se o passado Read more

Web Summit 2022: o que nos espera no maior evento de tecnologia do mundo.
web summit

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente, desde 2009. O Web Summit 2022 irá Read more

Web Summit Rio: O maior evento de tecnologia do mundo, agora no Brasil!

O Web Summit, maior evento de tecnologia do mundo tem data para embarcar no Brasil, mais precisamente, no Rio de Read more

A presença massiva de brasileiros no Web Summit

Em setembro de 2015 Paddy Cosgrave, co-fundador e CEO da Web Summit, anunciou que o evento mais esperado no mundo Read more