Investir em Portugal: como minimizar riscos

Tempo estimado de Leitura: 6min

Postado em 20 de janeiro de 2023 / , , ,
Compartilhe:

Nos últimos anos, investir em Portugal tem atraído um número crescente de particulares e empresas que escolhem o nosso país para investir e desenvolver as suas atividades.

A entrada em novos mercados acarreta riscos acrescidos, entre eles, comerciais, geopolíticos, regulamentares, legais, ou riscos associados a colaboradores expatriados. Todas as empresas necessitam de definir uma política de gestão de risco que proteja os seus ativos e a sustentabilidade da sua atividade, qualquer que seja a sua dimensão.

No entanto, quando se opera a uma escala internacional, a complexidade da análise é acrescida e deverá ser acautelada com uma política transversal a todos os mercados – coerente, centralizada e controlada. Separamos algumas informações que podem ser úteis para você mitigar os riscos na hora de investir em Portugal. Confira!

 

Investir em Portugal

Muitos brasileiros têm interesse em investir na Europa. Isso porque, entre outras vantagens, o mercado europeu é mais maduro e menos exposto a riscos do que o mercado brasileiro.

Há boas opções para investir em Portugal, que podem ser ações, fundos de investimentos, imóveis, empresas, entre outros. No entanto, antes de pesquisar onde investir, é importante que analise com atenção alguns pontos importantes, como:

  • O funcionamento das regras fiscais do país onde pretende fazer o investimento;
  • Entender melhor os acordos entre Brasil e Portugal, para não haver risco de você ser tributado duas vezes;
  • Se está planejando morar em Portugal, pesquise os benefícios fiscais;
  • Certificação de que a corretora com quem irá investir é confiável e reconhecida no mercado;
  • Caso vá investir na Europa a partir do Brasil, veja a sua situação de residência fiscal e quais são as vantagens que você terá;
  • Planeje-se, para investir em algo que seja benéfico para você. A escolha da área de investimento e o estudo do mercado europeu são de suma importância para o sucesso de seu investimento na Europa;

 

Benefícios

Existem muitos benefícios de investir na Europa, como:

  • Poder de compra da população;
  • Concentração de grandes companhias nas Bolsas de Valores da Europa;
  • Alta qualidade de vida;
  • Moeda valorizada, podendo obter, consequentemente, rendimentos mais valorizados;
  • Diversificação de sua carteira de investimentos;
  • Facilidade para obter visto ou cidadania, podendo morar, trabalhar e estudar legalmente na Europa e circular livremente pelos países que compõem o Tratado de Schengen;
  • Grande oferta de mão de obra qualificada, reduzindo os riscos de produção;
  • Bons índices de governança corporativa, social e ambiental das companhias europeias, entre outros.
  • Além dessas vantagens, fugir da burocracia e das pesadas cargas tributárias do Brasil é um grande incentivo para quem quer investir na Europa.

 

Mitigando riscos

Apesar da proximidade geográfica e cultural, Portugal continua a ser um país com um regime legal e funcionamento específicos. A consultoria de riscos e a contratação de seguros é fundamental para assegurar o desenvolvimento sustentável do negócio. 

A MDS é especialista em seguros e pode te ajudar. Consultores como a MDS com acesso a informação detalhada e atualizada de cada mercado e um vasto know-how, podem ajudar as empresas a minimizar riscos, otimizar estratégias e potencializar rendimentos, através de uma correta definição da política de gestão de risco.

O Grupo MDS, através da MDS Expat, fornece consultoria em todo o tipo de seguros com uma equipe bilíngue e está desenvolvendo uma rede de parceiros para proporcionar aos seus clientes serviços complementares em outras áreas, nomeadamente fiscal, imobiliário, jurídico, etc.

Investir em Portugal e mesmo pensando em termos de Europa, pode trazer um bom retorno financeiro. Mas, para isso, é preciso conhecer bem o mercado, saber por onde começar, quais são os melhores investimentos, entre outras informações. Também é necessário saber se é o momento adequado para arriscar, mesmo se planejando. 

 

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”. 

Compartilhe:

Posts Relacionados


Portugal para além de Lisboa e Porto: Conheça a cidade de Braga

Localizada no norte, Braga fica a 60 quilômetros do Porto e é uma das maiores cidades do país, a terceira Read more

Atlantic Connection 1 – Negócios em Portugal

O segundo semestre do ano já começou e, com ele, vem chegando o tão aguardado Atlantic Connection, evento criado pela Read more

Tendências para sua nova rotina de trabalho

Tendências para sua nova rotina de trabalhoCom a pandemia, o mercado de trabalho sofreu grandes mudanças. Os escritórios, antes lotados Read more

O Universo das Cervejas em Portugal

O UNIVERSO DAS CERVEJAS EM PORTUGALO mercado de cervejas em Portugal é bastante interessante. À primeira vista, temos a impressão Read more