Portugal para além de Lisboa e Porto: Conheça a cidade de Braga

Tempo estimado de Leitura: 8min

Postado em 24 de janeiro de 2023 / , , ,
Compartilhe:

Localizada no norte, Braga fica a 60 quilômetros do Porto e é uma das maiores cidades do país, a terceira maior desconsiderando as cidades que fazem parte das zonas metropolitanas do Porto e Lisboa. 

Com cerca de 200 mil habitantes, o município é um dos favoritos pelos brasileiros na hora de imigrar para Portugal. Mas afinal, o que atrai tantas pessoas à cidade? Apresentamos os motivos pelos quais tanta gente escolhe morar em Braga, quais seus atrativos, o que esperar da vida local e mais. 

Conheça melhor a cidade e descubra se é uma boa opção para você!

Morar em Braga

Se está querendo morar em Portugal e Braga é uma cidade de interesse, é bom saber onde viver!

A cidade é dividida em 37 freguesias, o equivalente a bairros no Brasil, e tem a maior concentração populacional em São Vítor, seguida de Maximino, Sé e Cividade, logo depois de São José de São Lázaro e São João do Souto.

Cada região da cidade tem as suas vantagens e vai depender especialmente do que você busca para definir onde morar. Por exemplo, os estudantes preferem viver nas proximidades da Universidade do Minho, cujo campus é em Gualtar. Já quem mora em Braga e trabalha no Porto prefere as proximidades da estação de trem (comboio em Portugal), que facilita o deslocamento no dia a dia.

Os melhores bairros para morar em Braga vão depender especialmente do que você busca, mas quem pretende aproveitar melhor a cidade e fazer a maioria das atividades a pé, certamente a zona central é a melhor escolha, especialmente a freguesia de Maximinos, Sé e Cividade.

O custo de vida em Braga, no geral, é semelhante ao restante do país, especialmente em relação à alimentação e contas mensais, mas quando o assunto é aluguel, acaba sendo razoavelmente menor se comparado ao custo de vida em Lisboa ou Porto.

 

Oportunidades de emprego e negócios

A cidade abriga grandes empresas, por isso, é considerado um bom lugar para encontrar emprego. Além disso, com o desenvolvimento e abertura de novos comércios decorrentes das últimas levas de imigrantes brasileiros, a cidade tem se desenvolvido e atraído cada vez mais pessoas.

Contudo, é como o Maurício relatou, tendo em vista que é um país muito pequeno, o mercado de trabalho acaba sendo restrito. Há muitas oportunidades para trabalhar com TI em Portugal, mas em outras áreas, conseguir uma recolocação profissional pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível.

Entre empresas de tecnologia, têxteis e calçados, Braga tem uma boa oferta de trabalho para profissionais qualificados nestas áreas. É claro que em grandes centros como Lisboa e Porto a oferta é muito maior, mas a concorrência também é. Portanto, vale a pena pesquisar por empregos em Braga e verificar se a cidade tem demanda na sua área de atuação.

 

Razões para investir em Braga

Se está pensando em investir em Braga, separamos algumas razões que mostram o porquê essa pode ser uma boa decisão:

  • Futuro da inovação: 7ª cidade europeia do futuro: Forma de pensar única no que toca ao futuro! A mentalidade desta cidade está profundamente ligada à inovação, sustentabilidade e tecnologia. Investidores e empreendedores são atraídos com a ideia de constante renovação e desenvolvimento. 

Desde 2013, Braga implementou um plano de investimento que melhora a dinâmica da cidade. Agora, é um hub para muitas startups e empresas conhecidas em indústrias diferentes.

Entre os incríveis profissionais da Universidade do Minho (segunda melhor em Portugal) e os investidores certos, a inovação e o pensamento de vanguarda colocaram Braga na sua posição atual.

  • 3ª cidade europeia com melhor nível de qualidade de vida: Braga é considerada a terceira maior cidade de Portugal e a mais feliz. Mas porquê? Devido a um aumento de investimento, de empresas que mudam a sua sede para aqui, de criação de novas empresas e de emprego. 

A inovação foi também um grande estímulo para uma melhor qualidade de vida na cidade. E sustentabilidade, uma vez que Braga faz parte de uma rede de cidades com zero emissões de CO2.

Para um futuro melhor, a cidade investiu em opções de transporte sustentável e painéis solares espalhados por toda a cidade. Esta mentalidade ajudou a impulsionar um estilo de vida mais completo e saudável para todos os que residem em ou se mudam para Braga

Com relação ao entretenimento, a cidade não desilude: há uma enorme oferta de galerias, museus e teatros e uma variedade de eventos e exposições que decorrem a todo o momento.

  • O sonho imobiliário: O mercado imobiliário de Braga é enorme, com uma procura crescente e um aumento dos preços dos imóveis todos os anos. Um estilo de vida sustentável e uma relação preço-qualidade fazem maravilhas para o mercado imobiliário.

Braga foi 1º lugar em 2020 dos Best Places For Americans To Live, Invest, Work In Europe. (Melhores Lugares para Americanos Viverem, Investirem e Trabalharem na Europa).

Braga é o 3º lugar no ranking do mercado imobiliário portguês. Mais empresas e profissionais traduzem-se numa maior procura de alojamento, o que tem impacto no montante de impostos pagos.

Para encontrar o melhor negócio, imóvel e internacionalizar sua empresa, a Atlantic Hub oferece um serviço completo. Entre em contato através do site!

 

Sobre o autor,

Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.

Compartilhe:

Posts Relacionados


Atlantic Connection 2 – Formas de morar em Portugal

Um dos painéis mais esperados do Atlantic Connection 2022, que será apresentado por Flávio Martin, Fundador e CEO do Nacionalidade Read more

Atlantic Connection 1 – Negócios em Portugal

O segundo semestre do ano já começou e, com ele, vem chegando o tão aguardado Atlantic Connection, evento criado pela Read more

Tendências para sua nova rotina de trabalho

Tendências para sua nova rotina de trabalhoCom a pandemia, o mercado de trabalho sofreu grandes mudanças. Os escritórios, antes lotados Read more

O Universo das Cervejas em Portugal

O UNIVERSO DAS CERVEJAS EM PORTUGALO mercado de cervejas em Portugal é bastante interessante. À primeira vista, temos a impressão Read more