Tempo estimado de Leitura: 5min
Quando pensamos em Portugal, logo vem à nossa mente: Lisboa ou Porto. As duas grandes cidades concentram boa parte da população e até mesmo de oportunidades. Mas algumas outras regiões são pouco conhecidas por boa parte dos brasileiros, mas também dentro de Portugal e que muitas pessoas não conhecem o potencial.
Será mesmo que apenas estas duas cidades representam as oportunidades que existem em Portugal ou deveríamos fazer um exercício maior de enxergar além destes dois polos?
A resposta é que sim, devemos ir além. Recentemente, estive percorrendo quase todas as regiões em duas imersões diferentes. Uma voltada ao agronegócio e outra mais voltada à tecnologia.
Partindo desta perspectiva, gostaria de apresentar a você a cidade de Oeiras. Esta cidade está localizada na região metropolitana de Lisboa, com pouco mais de 45 KM e perto dos 170 mil habitantes e concentra quase 20% do PIB de Portugal.
Neste artigo, tenho como pretensão ampliar sua visão sobre as cidades de Portugal bem além de Lisboa e Porto.
OEIRAS, A CIDADE QUE ACOLHE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
Para começar, o nome Oeiras foi modificado para homenagear o Conde de Oeiras que seria o futuro Marquês de Pombal, o todo poderoso ministro da corte portuguesa do Rei D. José.
Sobre isso, fica já a dica para visitar a vinícola do Marquês de Pombal em Oeiras que é uma empresa pública e produz o maravilhoso vinho licoroso de Carcavelos.
Oeiras é já hoje a cidade que acolhe muitas empresas de base tecnológica, sediadas um pouco por todo o concelho e, particularmente, nos parques empresariais Tagus Park, Quinta da Fonte, Lagoas Park, entre outros.
Podemos dizer que hoje, Oeiras é a sede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento das maiores empresas instaladas em Portugal. A infraestrutura pode ser definida como de excelência, onde se destacam os diversos parques empresariais, científicos e tecnológicos do concelho.
Grandes e importantes instituições governamentais também estão em Oeiras, o que facilita o acesso e a regulamentação de serviços e produtos. Como exemplo, podemos citar o ITQB, IBET, INIAV e o Instituto Gulbenkian de Ciência.
Se por um lado as empresas têm escolhido Oeiras, a formação da mão de obra também não poderia ficar para trás. A lista das instituições de ensino é enorme. Desta maneira, tanto a formação de pessoas como oportunidades de trabalho, caminham juntas em Oeiras.
Algumas instituições que estão presentes no concelho de Oeiras:
-Universidade Nova de Lisboa – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
-Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana
-Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico (Taguspark)
-Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
-Atlântica – Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
-Escola Superior de Saúde Atlântica
-Academia de Comunicações e Informação da NATO
Alguns dados quanto a excelência na educação em Oeiras também merecem destaque:
-O percentual médio da população com formação superior encontra-se muito acima da média nacional e da Área Metropolitana de Lisboa.
-Em 2017, 22% dos alunos matriculados nos estabelecimentos do Ensino Superior localizados no município de Oeiras frequentavam o Mestrado e 6,6% o Doutoramento.
-Em 2018, entre os alunos no Ensino Secundário das escolas de Oeiras que realizaram exames nacionais, 168 tiveram 19 ou mais valores, metade dos quais em Matemática e Ciências.
O gráfico abaixo, ilustra a formação de Oeiras com destaque em comparação com Lisboa ou mesmo em relação ao restante do país. Mão de obra qualificada sempre é um desafio. Em Oeiras, este tema é bastante relevante e estratégico.